Vina é o meia mais decisivo da Série A do Campeonato Brasileiro. Aos 29 anos, ele vive a melhor fase da carreira vestindo a camisa do Ceará. E claro que as grandes atuações, como na vitória do Vovô sobre o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã, quando o jogador marcou um dos gols, não passariam despercebidas no mercado da bola.
+ Meio-campista mais eficiente da Série A, Vina é também top-5 no geral na soma gols e assistências
Na reta final do Brasileirão, a tendência é de que o assédio de clubes interessados em contar com Vina na sequência da temporada só aumente. O Ceará terá a difícil missão de lutar contra a forte concorrência para manter o melhor o favorito a melhor meia do futebol nacional — como evidenciado por números. O dono da camisa 29 do clube de Porangabuçu tem contrato até o fim de 2021, mas o vínculo não é garantia da permanência.
A torcida alvinegra já começou a campanha para convencer o jogador a seguir na equipe criando as hashtags #FicaVina e #RenovaVina, nas redes sociais. Os perfis do jogador e da esposa no ambiente virtual foram invadidos por torcedores.
O atleta explicou ontem, em entrevista coletiva guiada, que tem conversado com a diretoria alvinegra, mas quer esperar até fevereiro para focar na reta final do Brasileirão antes de resolver a situação. O meia agradeceu o carinho da torcida e falou sobre o futuro.
"Sou um jogador que já tenho 29 anos. Tenho que tomar cuidado com minhas escolhas. Sempre deixei claro que sou feliz (no Ceará). Quero estar 100% focado. Tenho o desejo de jogar fora do país. Se for pra ficar aqui, feliz do jeito que estou, vou escolher isso. Agora é pensar no Ceará e fazer história", afirmou.
O próprio presidente do Vovô, Robinson de Castro, é realista sobre a dificuldade da missão de segurar Vina por mais uma temporada em meio ao tamanho do destaque que o meia conquistou.
“Eu quero muito que ele fique, mas é uma negociação muito difícil. A repercussão nacional dele deixa a negociação mais difícil. Mas por mim, ele fica”, afirmou Robinson em entrevista ao O POVO. Apesar das projeções no mercado, propostas oficiais ainda não chegaram à diretoria alvinegra.
A única certeza, por enquanto, é de que o jogador seguirá ajudando o Ceará até o fim da Série A. As estatísticas sobre o desempenho de Vina no Brasileirão explicam o protagonismo na equipe comandada por Guto Ferreira. Conforme os dados do SofaScore, Vina lidera quatro parâmetros entre os meias na competição: participações diretas em gol (15), minutos para participar de gol (120), assistências (6) e chutes certos (31).
No geral da temporada, Vina é o artilheiro do Ceará, com 19 gols, e líder de assistências, com 16. São 35 participações diretas nos tentos do Alvinegro, representando 38% do total de gols do time cearense.
O decisivo meia volta a campo com o Ceará no próximo domingo, no embate contra o RB Bragantino, no Castelão. Vina ultrapassará a marca de 50 jogos pelo Vovô diante dos paulistas. Caso triunfe em casa, o Alvinegro pode chegar a 42 pontos e igualar o Santos-SP, semifinalista da Libertadores e atual oitavo colocado da Série A.