Logo O POVO+
Protagonista, Felipe Alves soma maior minutagem do Fortaleza na Série A
Esportes

Protagonista, Felipe Alves soma maior minutagem do Fortaleza na Série A

Titular absoluto do Leão, camisa 12 disputou 28 jogos do Brasileiro, saiu de campo sem ser vazado nove vezes e, com Enderson Moreira, retoma participação no jogo com os pés
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com Enderson, Felipe Alves deve voltar a jogar mais
Foto: Aurelio Alves Com Enderson, Felipe Alves deve voltar a jogar mais "com os pés"

A frieza com a bola nos pés, a participação na troca de passes e as defesas debaixo das traves dão o protagonismo do Fortaleza ao goleiro Felipe Alves na atual edição do Campeonato Brasileiro. Atleta tricolor com maior minutagem na competição, o arqueiro de 32 anos deve retomar a postura ativa em posse de bola sob comando do técnico Enderson Moreira.

Das 29 partidas do Leão na Série A, o camisa 12 atuou em 28 — foi poupado na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras-SP, dando vez a Max Walef. No total, esteve em campo durante 2.520 minutos, de acordo com o site Soccerway. O atacante Romarinho disputou o mesmo número de jogos, mas permaneceu no gramado durante 2.180 minutos — jogadores de linha são mais comumente substituídos que goleiros.

Felipe Alves se destaca ainda em outros números no Brasileirão: conforme o SofaScore, soma média de 3,1 defesas por jogo e já saiu de campo nove vezes sem ser vazado — mesmo número de Weverton, do Palmeiras, Fernando Miguel, do Vasco da Gama-RJ, e Santos, do Athletico-PR; atrás somente de Tiago Volpi, do líder São Paulo, e Marcelo Lomba, do vice-líder Internacional-RS.

Contratado a pedido de Rogério Ceni, o goleiro se notabilizou pela qualidade com a bola nos pés, mas também conseguiu se firmar na posição graças às defesas. Durante a passagem de Marcelo Chamusca, foi menos acionado em campo, mas a nova troca no comando devolveu a participação constante. No empate sem gols com o Grêmio-RS, foram 34 passes certos e 13 bolas longas com sucesso.

"Ele tem muita lucidez com os pés, tranquilidade. Eu falei com ele: 'Felipe, eu não quero que você fique criando linha de passe, mas é muito importante que você consiga achar os passes', e ele tem muita capacidade nisso. Uma bola por dentro... Dificilmente ele dá uma bola muito perigosa. Por mais que ele tenha esse tempo na bola, uma situação de risco, ele consegue controlar bem. Isso é muito importante. E a gente cria algumas situações também de atrair mais o adversário para o nosso campo e, às vezes, conseguir em uma bola longa uma situação de superioridade pelo lado. ", frisou Enderson Moreira após o confronto.

Apesar da proximidade da zona de rebaixamento, o arqueiro lidera a terceira melhor defesa da competição nacional — 26 gols sofridos, ao lado do Inter. Para tentar sair da 16ª posição, o Tricolor enfrenta justamente o Colorado amanhã, a partir das 20h30min, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 30ª rodada.

"A gente se adapta a todos os tipos de sistema. A gente procura respeitar ao máximo as opiniões dos treinadores que passaram por aqui e têm seu jeito de jogar, sua metodologia de trabalho. O goleiro, hoje, dentro desse futebol moderno, está apto a fazer qualquer tipo de função, seja mais agressiva ou mais segura. O que a gente procura fazer é atender o mais rápido possível a ideia do treinador e a maneira como ele gosta de jogar. Eu gosto muito mais de participar do jogo, de ser essa referência para ter um homem a mais para se sobressair diante do adversário e acabar criando chances de gol. A gente está aqui para ajudar e se adaptar a todos os tipos de treinador e situação. É possível fazer de todas as maneiras, desde que você treine e tenha tempo para trabalhar", destacou Felipe Alves.

Top-10 de minutagem do Fortaleza

Felipe Alves - 2.520 minutos (28 jogos)
Romarinho - 2.180 minutos (28 jogos)
Juninho - 2.145 minutos (25 jogos)
Felipe - 2.119 minutos (26 jogos)
Paulão - 1.999 minutos (23 jogos)
David - 1.979 minutos (26 jogos)
Osvaldo - 1.591 minutos (27 jogos)
Wellington Paulista - 1.390 minutos (26 jogos)
Gabriel Dias - 1.350 minutos (23 jogos)
Yuri César - 1.018 minutos (25 jogos)

O que você achou desse conteúdo?