Logo O POVO+
Fortaleza precisa reverter campanha de Z-4 no segundo turno para permanecer na Série A
Esportes

Fortaleza precisa reverter campanha de Z-4 no segundo turno para permanecer na Série A

Tricolor é apenas o 17º colocado levando em consideração apenas os jogos do returno, ficado à frente somente de Botafogo e Coritiba. Leão conseguiu apenas uma vitória em onze jogos de volta e quinze partidas corridas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira foi confirmado com o novo coronavírus nesta segunda-feira, 25 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Enderson Moreira foi confirmado com o novo coronavírus nesta segunda-feira, 25

A oito rodadas do fim da Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza luta para não entrar na zona de rebaixamento. Atualmente na 16ª colocação do certame, a primeira fora do Z-4, o Leão está a apenas três pontos do Bahia, que hoje ocupa a primeira vaga de descenso. O Tricolor Baiano, entretanto, tem um jogo a menos que o cearense.

O Fortaleza não sabe o que é estar entre os quatro últimos colocados do Campeonato Brasileiro desde a quarta rodada desta edição da Série A, quando venceu o Goiás fora de casa. De lá para cá, oscilou na classificação, chegando a sonhar com pré-Libertadores, mas vive queda livre no segundo turno da elite do furebol nacional e nunca esteve tão próximo de retornar ao Z-4.

Dos 11 jogos que o Fortaleza disputou no returno, venceu apenas um — contra o Botafogo-RJ, na 22ª rodada. Não por acaso, o triunfo isolado veio diante do lanterna da Série A, que tem ainda a pior campanha dos jogos de volta. O Tricolor, porém, não fica muito atrás e, considerando apenas o returno, faria companhia na zona de rebaixamento ao time da estrela solitária.

Foram apenas sete pontos conquistados em 33 disputados, o terceiro pior aproveitamento, à frente apenas de Botafogo e Coritiba-PR. O Bahia abre o Z-4 do returno, com a mesma pontuação do Leão, porém um jogo a menos — por isso, tem melhor aproveitamento.

Nesse recorte, o Tricolor marcou apenas 9 gols, enquanto sofreu 16, quase o dobro. O veterano Wellington Paulista é responsável por um terço dos tentos. Inclusive, foi dele o tento que encerrou jejum de quatro jogos em que o Leão passou em branco, fator que contribui para o hiato de vitórias que já dura oito jogos, o maior da temporada 2020 para o clube.

Durante o returno, o Fortaleza já teve três treinadores. Rogério Ceni comandou o time na derrota para o Athletico-PR, por 2 a 1, fora de casa, na 20ª rodada, e deixou o comando técnico, rumo ao Flamengo-RJ. Marcelo Chamusca assumiu e comandou a equipe por nove jogos, sendo um deles ainda pela ida (contra o Vasco) — em jogo atrasado. Foi com ele que o Fortaleza conseguiu a única vitória do returno.

Enderson Moreira comandou os últimos dois jogos mais recentes do Leão e o time conseguiu ser competitivo diante dos gaúchos Grêmio-RS e Internacional-RS; por ora, entrentanto, os resultados gritam mais alto. O novo comandante ainda é medido pela régua de Rogério Ceni, que fez a décima campanha do primeiro turno com o Tricolor, com seis vitórias, sete empates e seis derrotas.

Nos oito jogos que tem pela frente, o Leão ainda vai enfrentar Santos-SP, Atlético-GO, Atlético-MG, Coritiba, Vasco-RJ, Palmeiras-SP, Bahia e Fluminense-RJ. Destes, o Coxa Branca e o Tricolor Baiano tem campanha de zona do rebaixamento no segundo turno e os dois vêm ao Castelão para o confronto direto.

De acordo com o estatístico e comentarista da rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca, a peso de hoje, a pontuação para evitar queda para a Série B gira em torno dos 41 pontos — quatro a menos que a média histórica de 45. Com 32, o Fortaleza precisaria, a grosso modo, de três vitórias entre as oito partidas que ainda vai disputar.

Campanha do Fortaleza no returno

20ª rodada - Athletico-PR 2x1 Fortaleza
21ª rodada - Fortaleza 2x 3 São Paulo
22ª rodada - Botafogo 1x2 Fortaleza
23ª rodada - Fortaleza 1x1 Goiás
24ª rodada - Fortaleza 0x0 Corinthians
25ª rodada - RB Bragantino 2x1 Fortaleza
26ª rodada - Fortaleza 0x2 Ceará
27ª rodada - Fortaleza 0x0 Flamengo
28ª rodada - Sport 1x0 Fortaleza
29ª rodada - Fortaleza 0x0 Grêmio
30ª rodada - Internacional 4x2 Fortaleza

O que você achou desse conteúdo?