Logo O POVO+
Guto Ferreira pode se tornar 1º treinador a comandar o Ceará durante toda uma Série A
Esportes

Guto Ferreira pode se tornar 1º treinador a comandar o Ceará durante toda uma Série A

Técnico do Vovô faz a melhor campanha da história do time na elite e, a menos que aconteça uma tragédia nos oito jogos restantes, deve completar um Brasileirão inteiro pelo Alvinegro, o que nunca aconteceu
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Guto Ferreira já é o técnico com mais jogos à frente do Ceará na Série A (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Guto Ferreira já é o técnico com mais jogos à frente do Ceará na Série A

Ainda que falte regularidade, a atual campanha do Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro é a melhor que o clube fez na competição em cinco participações até aqui. Comparando esta com as edições anteriores em que o Vovô esteve presente, o trabalho da temporada 2020 se sobressai.

Por mais que em 2010, a esta altura do campeonato, o Alvinegro tivesse os mesmos 39 pontos, estava uma colocação abaixo. E a perspectiva era diferente. O time tentava conter a queda de produção, depois de ter alcançado a vice-liderança antes da parada da Série A para a Copa do Mundo. Desta vez, o Ceará chega à reta final do Campeonato Brasileiro mirando vaga na Copa Sul-Americana, com direito a sonho com a pré-Libertadores.

Há uma diferença importante desta para as outras vezes que o Ceará disputou a principal divisão de clubes do Brasil. E ela está não em campo, mas na borda do gramado. Guto Ferreira deve se tornar o primeiro treinador a comandar o Vovô durante toda uma Série A. O trabalho a longo prazo tende também a se consolidar como o melhor do Alvinegro na elite nacional.

A menos que o time desande nos próximos oito jogos, Guto Ferreira tem tudo para cumprir um ano de trabalho em Porangabuçu. Ele foi anunciado durante a paralisação do futebol devido a pandemia do novo coronavírus, em meados de março, porque Enderson Moreira decidiu largar o Ceará para ir treinar o Cruzeiro-MG — curiosamente, hoje ele comanda o Fortaleza. O Campeonato Brasileiro ainda não tinha começado.

Sob o comando do “Gordiola”, o Vovô esteve na zona de rebaixamento apenas por três rodadas, entre as rodadas 3 e 5, e não voltou mais. A última vez que o time se aproximou da degola foi há nove rodadas, dando trégua ao coração dos torcedores alvinegros pelo menos desta vez. Apesar da permanência não estar matematicamente confirmada, a probabilidade de queda é menor que 1%, segundo estatísticos.

Guto Ferreira também já é o treinador que mais comandou o Ceará na elite. São 30 jogos, um a mais que Lisca, que em 2018, numa arrancada improvável, salvou o time da queda em 29 partidas. O aproveitamento do hoje técnico do América-MG é maior (47,6%), mas o comandante alvinegro ainda têm partidas pela frente para reverter a situação (43,3%). Os dois empatam em número de vitórias (10).

A troca de técnicos foi bastante comum no Ceará nas demais vezes em que o time esteve na elite. Em 2010 o time foi comandado por PC Gusmão, Estevam Soares, Mário Sério e terminou com Dimas Filgueiras, que ficou quase o segundo turno todo (18 partidas) — sem contar uma partida com o interino Sérgio Araújo. Já em 2011, Mancini iniciou o trabalho, mas caiu após 22 rodadas. Estevam retornou e ficou dois jogos a mais que na passagem anterior (de 6 para 8) e os sete duelos finais caíram novamente no colo do “soldado alvinegro”.

No retorno à Série A, em 2018, Marcelo Chamusca vinha respaldado pelo acesso da Série B, mas resistiu a apenas seis rodadas. O substituto foi Jorginho, que pediu demissão com três jogos. Foi aí que Lisca chegou para salvar a temporada.

Já no ano passado, Enderson Moreira saiu depois de 22 jogos, após um hiato de vitórias. Adílson Batista chegou com a promessa de chacoalhar a equipe, mas foi melhor no discurso que na prática. E Argel Fucks nem precisou vencer um dos três jogos que teve pra garantir a permanência, dada a incompetência dos adversários.

Com Guto Ferreira, o Ceará pode quebrar um paradigma próprio, com potencial de mudar uma cultura  na avaliação de futuros trabalhos de outras comissões técnicas que passarem pelo clube. O contrato dele vai até o fim da Série A 2020.

Ceará na Série A - Troca de técnicos

2010 - PC Gusmão, Estevam Soares, Mário Sérgio, Sérgio Araújo (interino) e Dimas Filgueiras
2011 - Vagner Mancini, Estevam Soares, Dimas Filgueiras
2018 - Marcelo Chamusca, Jorginho, Lisca
2019 - Enderson Moreira, Adílson Batista, Argel Fucks
2020 - Guto Ferreira

Números dos técnicos do Ceará na Série A

Mais jogos: Guto Ferreira (30)
Melhor aproveitamento: Lisca (47,6%)
Maior número de vitórias: Guto e Lisca (10)
Menos jogos: Jorginho e Argel (3)*
Pior aproveitamento: Jorginho (0%)
Menor número de vitórias: Chamusca, Jorginho, Argel (0)*

*Sérgio Araújo foi interino por um jogo em 2010

O que você achou desse conteúdo?