A terceira derrota seguida em casa, diante do RB Bragantino, faz parte do passado. O Ceará concentra todas as atenções na recuperação na Série A. A chance para dar a volta por cima acontece hoje à noite, no estádio da Serrinha, em Goiânia, contra o desesperado Goiás, que está afundado na zona de rebaixamento.
O cenário é positivo para o time comandado por Guto Ferreira se recuperar na competição. Triunfo garante subida na tabela, mantém viva a briga pela Sul-Americana e aceso o sonho pela pré-Libertadores. Em 11º no Brasileirão, o Vovô é o favorito do duelo e pode elevar o patamar como visitante na competição.
O adversário do Alvinegro acumula três derrotas consecutivo e tem, até o início da rodada, cerca de 87% de chances de rebaixamento, segundo estimativa do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, referência em estatísticas do tipo.
Além da fragilidade do rival, conta em favor dos cearenses o fato de atuar fora de casa. Na reta final de 2020, a equipe de Porangabuçu subiu de produção como visitante e está invicto há cinco jogos jogando longe de seus domínios. O escrete alvinegro somou 13 pontos neste recorte, com quatro vitórias e um empate, e se consolidou na briga pela Sul-Americana.
Na última partida fora, Vina e companhia bateram o Flamengo-RJ por 2 a 0 em pleno Maracanã. O Rubro-Negro, inclusive, foi quem derrotou o Esmeraldino por 3 a 0 na rodada passada. Caso supere os goianos, o Vovô alcançará seis vitórias como visitante e ultrapassa a marca de triunfos como mandante.
Nova vitória fora de casa pode colocar o Ceará na nona colocação do Brasileirão, ao fim da 31ª rodada. O técnico Guto Ferreira terá praticamente todo o elenco à disposição para enfrentar o Goiás. Desfalques nos últimos três jogos por lesão, Felipe Vizeu viajou com a delegação e é opção.
Apesar da situação delicada do adversário, o meio-campista Fernando Sobral pregou cautela e projetou duelo difícil no estádio da Serrinha.
"Todos os jogos do Campeonato Brasileiro têm sido difíceis e eu creio que na quinta-feira não será diferente. Acredito que o Goiás virá em busca da vitória a todo momento, para poder sair da situação em que eles se encontram hoje. Vamos entrar sabendo que não vai ser um jogo fácil, muito pelo contrário, vai ser um jogo muito disputado e estudado em que quem aproveitar melhor as chances, vai sair com a vitória”, afirmou o camisa 88.
Para Sobral, o embate contra os goianos exigirá bastante concentração nos 90 minutos. "Vamos ter de estar com o nível de foco elevadíssimo, para que a gente não vacile mais. Temos de entrar concentrados, jogar com inteligência e aproveitar as chances que a gente tiver, para a gente matar logo o jogo", reforçou.
O Esmeraldino tem duas baixas importantes. Os técnicos do Goiás, Augusto César e Glauber Ramos, não poderão contar com o volante Breno e o artilheiro do time Rafael Moura, ambos titulares. As vagas abertas devem ser preenchidas por Daniel de Pauli e Vinícius.
Em 18º com 26 pontos, os goianos ainda sonham com a permanência na Série A. Atualmente, a diferença para o primeiro time fora da zona, que no início da rodada era o Fortaleza, é de seis pontos.
Goiás
3-5-2: Tadeu; David Duarte, Fábio Sanches e Heron; Shaylon, Ariel Cabral, Daniel de Pauli (Miguel Figueira ou Lordelo), Douglas Baggio e Jefferson; Vinícius e Fernandão. Téc: Augusto César e Glauber Ramos
Ceará
4-2-3-1: Richard; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat e Bruno Pacheco; Fabinho e Fernando Sobral; Lima, Vina e Léo Chú; Cléber. Téc: Guto Ferreira
Data: 21/1/2021
Horário: 19 horas
Local: estádio da Serrinha-GO
Árbitro: Heber Roberto Lopes-SC
Assistentes: Kleber Lucio Gil-SC (Fifa) e Henrique Neu Ribeiro-SC
Transmissão: Premiere e Rádio O POVO CBN