Logo O POVO+
Fortaleza vence Santos e restabelece confiança em momento crucial no Brasileirão
Esportes

Fortaleza vence Santos e restabelece confiança em momento crucial no Brasileirão

Triunfo do Tricolor por 2 a 0, no Castelão, evitou que o time entrasse na zona de rebaixamento na reta final do Campeonato Brasileiro e tira fardo das costas dos atletas para os próximos jogos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira tem mudado as funções táticas de Wellington Paulista na temporada 2021 (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar Enderson Moreira tem mudado as funções táticas de Wellington Paulista na temporada 2021

O fim do jejum de vitórias do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro veio no limite do tempo certo. Ao bater o Santos por 2 a 0, ontem, no Castelão, o Tricolor evitou de voltar à zona do rebaixamento na reta final da competição, o que comprometeria ainda mais a confiança do grupo.

Com o triunfo, o Tricolor alcançou os 35 pontos, pulou para a 14ª colocação e agora vai sem o peso da sequência negativa de jogos nas costas enfrentar o Atlético-GO, um dos chamados concorrentes diretos — muito embora o Dragão não esteja tão perto do Z-4, com 39 pontos.

A vitória veio numa semana em que a torcida resolveu demonstrar apoio ao Fortaleza. Na semana, torcidas organizadas levaram faixas e enfeitaram o Pici, em forma de voto de confiança. No entorno do estádio, horas antes da partida, mais manifestações de confiança no grupo. O Leão também trabalhou esse espírito de união nas redes sociais do clube nos últimos dias.

É impreciso afirmar, no entanto, que esse foi o combustível para que o Leão voltasse a vencer na Série A. Não foi uma grande exibição do Fortaleza e nem precisava ser. Como havia dito o técnico Enderson Moreira na coletiva anterior, o resultado é bem mais importante nesse momento e enfim o desfecho positivo veio.

O Fortaleza fez um primeiro tempo de baixa produção, sem conseguir converter a posse de bola em chances de gol e finalizando apenas uma bola de maneira correta, já aos 47 minutos, com David. O goleiro João Paulo espalmou. Aliás, ele e Felipe Alves garantiram o justo placar zerado para o intervalo, já que nenhum das equipes criou oportunidades claras de marcar.

A melhor delas foi o pênalti marcado sobre Lucas Braga, aos 42. Ele conseguiu passar por dois marcadores do Leão, invadiu a área e, quando tentou cruzar, já caindo, a bola bateu no braço erguido para cima de Jackson. O árbitro de vídeo (VAR) denunciou e Ricardo Marques Ribeiro, depois de conferir no monitor, assinalou a penalidade. Jean Mota bateu de perna esquerda e Felipe Alves caiu no canto esquerdo inferior para fazer a defesa.

Estava claro que a formação do Fortaleza, com Mariano Vázquez como meia de criação, não estava funcionando, mas Enderson Moreira ganhou condição de esperar pelo que aconteceu logo no início da segunda etapa. Osvaldo foi lançado em profundidade e derrubado na grande área por Madson. Pênalti marcado e cobrado e convertido por Juninho.

A postura do Tricolor mudou a partir daí. Ao invés de dar as cartas, já com um gol no placar, o Leão passou a jogar no contra-ataque, explorando a velocidade dos seus jogadores. Enquanto Arthur Gomes obrigava Felipe Alves a espalmar uma bola, em chute de fora da área, Romarinho carregava a bola até a grande área e rolava mais atrás para Vázquez, que puxou para a perna esquerda e mandou longe do gol.

Antes dos 20 minutos da segunda etapa, porém, o comandante do Fortaleza decidiu tirar o meia argentino e Osvaldo para lançar Yuri César e Wellington Paulista. A substituição se converteu no segundo gol do Leão. Numa jogada de visão e habilidade, o primeiro, na entrada da área, viu a movimentação do centroavante pelo meio e lançou a bola por entre a linha de defesa do Santos. De frente para o goleiro João Paulo, o veterano deu um toque por cima e partiu para o abraço.

O segundo tento deu a segurança que o Fortaleza precisava para administrar o placar. O Leão se arriscou pouco e contou com um Santos pouco inspirado, possivelmente por ter jogado com time alternativo, priorizando o descanso para a final da Libertadores, no fim do mês, diante do rival Palmeiras. Mesmo apresentando estilo de jogo semelhante ao dos titulares, o Peixe não oferece muitos riscos à Felipe Alves.

Fortaleza 2x0 Santos

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Jackson e Carlinhos; Juninho (Derley), Felipe (Ronald) e Mariano Vázquez (Wellington Paulista); Osvaldo (Yuri César), Romarinho (Tinga) e David. Téc: Enderson Moreira

Santos
4-3-3: João Paulo; Madson, Laércio, Luiz Felipe e Felipe Jonatan; Guilherme Nunes (Wagner Palha), Sandry e Jean Mota (Lucas Lourenço); Lucas Braga (Ângelo), Arthur Gomes (Tailson) e Marcos Leonardo (Bruno Marques). Téc: Cuca

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 21/1/2021
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro-MG
Assistentes: Felipe Alan Oliveira-MG e Sidmar dos Santos Meurer-PR
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima-RS
Cartões amarelos: Felipe, Carlinhos e Romarinho (FOR)
Renda e Público: não houve, devido a pandemia do novo coronavírus
Gols: 2min/2T - Juninho cobra pênalti e converte; 20min/2T - Yuri deixa Wellington Paulista cara a cara com o goleiro e o atacante dá toque por cima

O que você achou desse conteúdo?