Logo O POVO+
Em jogo franco, Ceará encerra jejum caseiro, vence Palmeiras e segue vivo por G-8
Esportes

Em jogo franco, Ceará encerra jejum caseiro, vence Palmeiras e segue vivo por G-8

Com Lima e Vina decisivos outra vez, Vovô bate "mistão" do Alviverde na Arena Castelão, chega aos 45 pontos e encosta na briga pela pré-Libertadores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina comemora gol do Ceará, ao lado de Samuel Xavier (Foto: XANDY RODRIGUES/AE)
Foto: XANDY RODRIGUES/AE Vina comemora gol do Ceará, ao lado de Samuel Xavier

A presença entre as dez melhores equipe do Campeonato Brasileiro mantém vivo o sonho de vaga na pré-Libertadores. Ontem, o Ceará bateu o Palmeiras-SP por 2 a 1, na Arena Castelão, pela 32ª rodada da competição, pôs fim ao jejum caseiro e se manteve firme na briga por uma posição no G-8, que pode render classificação ao principal torneio continental em 2021.

O quarto duelo na temporada entre alvinegros e alviverdes foi franco, com ímpeto ofensivo e boas oportunidades das duas equipes. Mais eficientes, os donos da casa balançaram as redes com Lima e Vina no primeiro tempo. Gabriel Veron descontou para o time paulista também na etapa inicial.

Com força máxima em campo, o Vovô encarou um Palmeiras quase todo reserva visando as decisões das Copas do Brasil, contra o Grêmio-RS, e Libertadores, diante do Santos-SP. Após três empates e três derrotas em Fortaleza como mandante no Brasileirão, a equipe de Porangabuçu construiu o triunfo todo no primeiro tempo.

Aos nove minutos, Lima aproveitou lambança de Gustavo Scarpa no domínio de bola na entrada da área visitante, avançou com a pelota e bateu de pé esquerdo na saída de Jaílson para abrir o placar. O Palmeiras explorava jogadas pelos lados do campo, sobretudo pela esquerda com Gustavo Scarpa e Gabriel Veron, nas costas de Samuel Xavier.

Foi o jovem camisa 27, inclusive, quem a teve oportunidade de igualar a contagem em rebote dentro da área, mas mandou por cima da meta. O Ceará respondeu com cabeçada de Tiago Pagnussat e chute de Cléber. Aos 25, Bruno Pacheco fez bom lançamento da defesa, o domínio de Lima virou um passe, e Léo Chú foi derrubado por Patrick de Paula ao entrar na área com a bola. Pênalti cobrado e convertido por Vina, artilheiro alvinegro na temporada.

Ainda no primeiro tempo, o Palmeiras diminuiu a desvantagem após Gabriel Veron receber passe em profundidade de Lucas Lima, invadir a área e bater colocado na saída de Richard.

Na etapa final do confronto, o Verdão se lançou ao ataque em busca do empate, enquanto o Vovô se segurava na defesa e tentava explorar contra-ataques. Gustavo Scarpa obrigou Richard a fazer boa defesa em chute cruzado, e Tiago Pagnussat se esticou na área para travar finalização de Gabriel Silva. O Alvinegro esbarrava no excesso de passes errados.

Com a retaguarda segura, a equipe de Guto Ferreira conseguiu administrar e assegurar o resultado positivo, que leva aos 45 pontos — média histórica para garantir permanência na elite do futebol brasileiro. A pontuação aproxima ainda o time da classificação para a Copa Sul-Americana e o mantém na disputa pelo G-8, que pode render para a fase prévia da Libertadores — a depender da posição final no Brasileirão dos campeões das atuais edições da Copa do Brasil e da própria Libertadores.

Em busca da terceira vitória consecutiva, o Ceará volta a campo diante do Athletico-PR, no próximo domingo, 31, às 19 horas, novamente no Castelão, pela 33ª rodada. O Furacão soma 42 pontos, também tenta figurar no top-10 do Campeonato Brasileiro e vem de boa vitória sobre o Flamengo-RJ, também neste domingo.

Ceará 2x1 Palmeiras-SP

Ceará
4-2-3-1: Richard; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (William Oliveira), Fernando Sobral, Lima, Vina (Felipe Vizeu) e Léo Chú (Charles); Cléber (Saulo Mineiro). Técnico: Guto Ferreira

Palmeiras-SP
4-3-3: Jaílson; Mayke, Alan Empereur, Gustavo Gómez e Gustavo Scarpa (Pedro Acácio); Emerson Santos, Patrick de Paula (Felipe Melo) e Lucas Lima; Gabriel Veron (Lucas Esteves), Breno Lopes e Gabriel Silva (Fabrício). Técnico: Abel Ferreira

Gols: Lima, aos 9min, e Vina, aos 28min/1T (CEA); Gabriel Veron, aos 33min/1T (PAL)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 24/01/2021
Árbitro: Braulio da Silva Machado/SC
Assistentes: Helton Nunes/SC e Johnny Barros de Oliveira/SC
Cartões amarelos: Eduardo, Léo Chú e Charles (CEA); Patrick de Paula, Alan Empereur, Emerson Santos, Felipe Melo e Lucas Esteves (PAL)
Cartão vermelho: Eduardo (CEA)
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

 

O que você achou desse conteúdo?