Logo O POVO+
Fortaleza Basquete Cearense abre segundo turno do NBB contra Flamengo
Esportes

Fortaleza Basquete Cearense abre segundo turno do NBB contra Flamengo

| NBB 2020-2021 | Fortaleza Basquete Cearense abre segundo turno da competição contra Flamengo, que vem de título da Copa Super 8
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Desmond Holloway, ala do Fortaleza Basquete Cearense (Foto: Luísa Xavier/FortalezaBC)
Foto: Luísa Xavier/FortalezaBC Desmond Holloway, ala do Fortaleza Basquete Cearense

Após jogar pela primeira vez a Copa Super 8 do NBB e ser eliminado nas quartas de final pelo Bauru-SP, o Fortaleza Basquete Cearense volta à disputa da principal competição nacional, que inicia o segundo turno. O Carcalaion terá o Flamengo-RJ pela frente, vice-líder da competição (13 vitórias e duas derrotas) e atual campeão da Copa Super 8. O embate acontecerá nesta terça-feira, 26, às 20 horas, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

O Tricolor possui três dúvidas para o confronto. O ala-pivô Felipe Ribeiro e o ala Brite, que tratam lesões no joelho, estiveram ausentes no último compromisso do clube, realizado no dia 16 de janeiro. Além deles, o ala Schneider, que também não atuou na última partida por causa de lesão muscular, tem presença questionável diante dos cariocas.

O Carcará/Leão, que está na sexta posição do NBB (nove vitórias e seis derrotas), luta para terminar a temporada regular do certame entre os mais bem colocados para enfrentar oponentes menos qualificados no mata-mata. Os times que avançarem entre a 5ª e a 12ª posição avançam se enfrentam nas oitavas de final. Também há a possibilidade de luta por uma das quatro primeiras colocações, que garantem vaga direta nas quartas. O Bauru, atualmente em quarto, possui histórico de 11 triunfos e quatro reveses.

Para surpreender os cariocas, que jogam em casa, o Fortaleza BC conta com a eficácia do ala Desmond Holloway, líder da equipe em pontos, com média de 23.3 por jogo, segunda melhor marca do NBB 2020/2021. No garrafão, o pivô Mathias vem sendo destaque nos rebotes, com média de 7,5 por partida, líder do Tricolor e sexto melhor da liga.

Do lado do Flamengo, que teve menor tempo de descanso por ter avançado (e vencido) até a final da Copa Super 8, jogada no último sábado, 23, o pivô Olivinha vem liderando algumas estatísticas do time. Ele soma médias de 14,4 pontos e de 7,8 rebotes (3ª melhor marca do NBB). Na armação, o argentino Franco Balbi destoa dos demais, com média de 5,6 assistências por embate (6º melhor da liga).

No primeiro turno, triunfo do rubro-negro carioca por 82 a 69 sobre os cearenses. Historicamente, foram 17 confrontos entre as franquias desde 2012. O Flamengo venceu 15 vezes e o Carcalaion somente duas. Desde 2016 os cearenses não conseguem vencer os cariocas, que acumulam oito vitórias consecutivas desde então. O Rubro-Negro é o maior campeão do NBB, com seis títulos em 11 edições completadas.

O que você achou desse conteúdo?