Logo O POVO+
Subida do Ceará na reta final da Série A é reflexo da melhora ofensiva
Esportes

Subida do Ceará na reta final da Série A é reflexo da melhora ofensiva

Vovõ é o quanto melhor ataque da Série A, com gols que não se restringem apenas aos atacantes. Em 32 rodadas completas, 19 atletas já marcaram para o Vovô
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lima foi o vice-artilheiro do Ceará em 2020 (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Lima foi o vice-artilheiro do Ceará em 2020

A ascensão contínua do Ceará na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro nesta reta final de competição se deve muito à melhora do setor ofensivo. No recorte das últimas dez partidas do certame, por exemplo, o Vovô só passou em branco uma vez, diante do Internacional-RS, atual líder.

Depois da partida contra o Colorado, porém, foram nove gols em quatro duelos, o que dá uma média superior a dois tentos por jogo. Com 47 gols marcados no total, o Alvinegro só perde nesse quesito para os quatro primeiros do Brasileirão (Internacional, São Paulo, Flamengo e Atlético-MG).

O quinto melhor ataque da Série A tem como artilheiro o meia Vina, com 12 gols marcados — e 22 ao todo em toda a temporada. Grande nome do Vovô na atualidade, o camisa 29 já deixou sua marca de quase todo jeito — só não fez ainda de cabeça. Foram oito gols de dentro da grande área — três de pênalti —, três na pequena área e um de fora delas.

A vice-artilharia é dividida entre Cléber e Lima, ambos com seis gols. Os dois atacantes possuem características distintas, sendo o primeiro bom no jogo área (marcou duas vezes de cabeça) e no chute forte. Já o ponta aposta em jogadas em velocidade e gosta muito de concluir da grande área (de lá marcou cinco dos seis tentos).

Os gols do Ceará, no entanto, não são concentrados apenas nos atacantes. Em 32 rodadas completas, 19 atletas já marcaram pelo menos um golzinho para o Vovô.

Fora de casa, a pontaria alvinegra é ainda mais afinada. Dos 47 tentos marcados, 28 foram feitos em domínios adversários. Lá fora, o time de Guto Ferreira também costuma marcar mais cedo. Em média, o Ceará leva 36 minutos para chacoalhar a rede adversária na condição de visitante, enquanto no Castelão costuma "demorar" cerca de 44 minutos, segundo dados do portal SoccerWay, especializado em estatísticas.

Os números mostram também que o Vovô tende a acertar a meta mais vezes no segundo tempo. Mais de 60% dos gols saíram dos 45 minutos para frente, sendo a maior frequência no intervalo entre o fim da primeira etapa e os 15 minutos iniciais do tempo complementar (27,7%).

Falta ao Ceará apenas um gol de falta nesta Série A do Brasileiro. Apesar de ter em Vina um especialista na bola parada, nenhuma cobrança entrou direto. Quanto a penalidades, foram cinco convertidas. Em relação a jogo aéreo, cinco bolas cabeceadas foram parar na rede adversária. Já nas conclusões de fora da área, o ataque alvinegro acertou cinco.

Gols do Ceará na Série A

Grande área - 30
Pequena área - 10
Fora da área - 5
Gols de cabeça - 5
Gols de pênalti - 5
Gols contra (a favor do Alvinegro) - 2

Artilheiro - Vina (12)
Vice-artilheiros - Cléber (6) e Lima (6)

O que você achou desse conteúdo?