Logo O POVO+
Fora de casa, Ceará perde para o Corinthians em duelo direto pela pré-Libertadores
Esportes

Fora de casa, Ceará perde para o Corinthians em duelo direto pela pré-Libertadores

Vovô perde a sequência invicto como visitante e vê o adversário abrir três pontos de vantagem no provável G-8 da Série A do Campeonato Brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fábio Santos (com a bola) comemora o primeiro gol do Corinthians (Foto: MARCELLO ZAMBRANA / AE)
Foto: MARCELLO ZAMBRANA / AE Fábio Santos (com a bola) comemora o primeiro gol do Corinthians

Tabu quebrado e queda de invencibilidade. O Ceará foi derrotado pelo Corinthians-SP pela primeira vez na Neo Química Arena, em São Paulo, na noite de ontem, em duelo direto por vaga para a pré-Libertadores. O Vovô saiu na frente, mas sofreu a virada em sete minutos e desperdiçou a chance de retornar ao G-8 do Campeonato Brasileiro.

+ Atacante Jael, ex-Grêmio, entra no radar do Ceará no mercado da bola

O triunfo dos paulistas freou a sequência de seis jogos invictos do Alvinegro de Porangabuçu como visitante. Fabinho abriu o placar para o Ceará, enquanto Fábio Santos (de pênalti) e Léo Natel marcaram para o Timão.

Com a derrota, os cearenses caíram três posições e viram o adversário direto assumir a oitava colocação do Brasileirão, abrindo três pontos de vantagem na briga pela classificação para o torneio continental. São seis vagas para a competição, mas, a depender da classificação final do Palmeiras-SP e do campeão da Copa do Brasil, o número de classificados para o certame internacional pode chegar a oito. 

+ Ceará tem interesse no empréstimo do atacante Yony González, ex-Fluminense e Corinthians

No primeiro tempo, Corinthians e Ceará travaram duelo bastante movimentado. Com chances alternadas para os dois lados, o Alvinegro de Porangabuçu abriu o placar na bola aérea. Vina cobrou escanteio e Fabinho subiu para desviar da cabeça para o fundo das redes.

O gol poderia ter dado tranquilidade para os cearenses executarem seu plano de jogo no contra-ataque, um dos pontos fortes do time, diante da necessidade de reação do Corinthians. Entretanto, não houve tempo suficiente para o Vovô explorar a vantagem.

Cinco minutos depois de sofrer o gol, os paulistas chegaram ao empate. Klaus derrubou Gabriel dentro da área após trapalhada com Richard. O árbitro Heber Roberto Lopes apitou o pênalti com o auxílio do VAR. Fábio Santos cobrou e deixou tudo igual.

Com jogadores velozes no ataque, os corintianos exploravam os lados do campo e encontravam espaços na defesa do Ceará. Em um desses lances, Gustavo Mosquito apostou na jogada individual, levou a melhor em cima de Alyson e serviu Léo Natel, que entrou como titular na vaga de Jô e marcou o da virada.

Os gols no intervalo de sete minutos abalaram a confiança do escrete alvinegro. Após a virada, o time passou a ter dificuldade de infiltrar na defesa do adversário e a errar no campo ofensivo.

O Ceará voltou para o segundo tempo com Kelvyn no lugar de Alyson, que não foi bem nos 45 minutos iniciais. Com menos de dez minutos, Guto fez mais duas alterações. Eduardo Brock substituiu Luiz Otávio, que saiu lesionado, e Saulo Mineiro entrou na vaga de Léo Chú.

Em desvantagem, o Vovô passou a dominar a posse de bola, enquanto o Timão recuou para apostar no contra-ataque. Os cearenses rondavam a área, mas no terço final erravam muitos passes.

Guto deixou a equipe ainda mais ofensiva com Wescley e Felipe Vizeu, tirando o volante Fernando Sobral e o centroavante Cléber. Os comandados de "Gordiola" seguiram dominando o jogo, mas erros sucessivos impediam o time de criar chances claras para empatar.

Nos 45 minutos finais, o escrete do Porangabuçu teve quase 70% de posse de bola e fez apenas duas finalizações, ambas para fora. Mérito também da organização defensiva corintiana. O goleiro Cássio praticamente não trabalhou no segundo tempo.

O Ceará só volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o São Paulo na capital paulista. Já o Corinthians encara o Athletico-PR novamente em casa.

Corinthians 2x1 Ceará

Corinthians
4-2-3-1: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Cantillo e Gabriel; Mosquito, Araos (Mateus Vital) e Otero; Léo Natel (Jô). Téc: Vagner Mancini

Ceará
4-2-3-1: Richard; Samuel Xavier, Luiz Otávio (Eduardo Brock), Klaus e Alyson (Kelvyn); Fernando Sobral e Fabinho; Lima, Vina e Léo Chú (Saulo Mineiro); Cléber (Wescley). Téc: Guto Ferreira

Data: 3/2/2020
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes-SC
Assistentes: Alex dos Santos-SC e Thiaggo Americano Labes-SC
GOLS: 15MIN/1T - Fabinho; 20MIN/1T - Fábio Santos; 27MIN/1T - Léo Natel
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

 

O que você achou desse conteúdo?