O Ceará iniciou a movimentação no mercado pensando na temporada 2021. O Alvinegro acertou a contratação por empréstimo do atacante colombiano Yony González. O jogador, que pertence ao Benfica, de Portugal, deve ficar no Vovô até o fim de 2021. A informação foi dada inicialmente pelo repórter Venê Casagrande, do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, e confirmada pelo O POVO.
Resta somente a entrega de documentação por parte do clube português para a oficialização da contratação do atleta. O empréstimo acontecerá sem custos e o Ceará pagará parte do salário do jogador. Ele deve ser confirmado como a segunda contratação do Vovô para 2021. A primeira foi a do meio-campista Marlon, ex-Fortaleza.
Yony tem 26 anos atualmente e estava no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, onde jogou nove partidas e não marcou gols. Ele também soma passagens por Envigado e Junior, ambos da Colômbia. No Brasil, González atuou pelo Corinthians-SP, em apenas quatro jogos, e pelo Fluminense-RJ, clube onde teve o melhor desempenho na carreira, com 17 tentos anotados em 62 partidas em 2019.
Apesar de ter contrato vinculado ao Benfica, o atacante colombiano não chegou a atuar pelo clube português, que o comprou do Flu e o emprestou em duas oportunidades até o momento. O jogador vive jejum de gols, pois não marca desde 26 de novembro de 2019, pelo Fluminense, em vitória por 1 a 0 contra o CSA-AL, pelo Brasileirão da temporada passada.
As duas contratações não devem ser as únicas do Alvinegro de Porangabuçu para o início da próxima temporada. O atacante Jael, ex-Grêmio, está livre no mercado após deixar o FC Tokyo, do Japão, e interessa ao Vovô. Além dele, o goleiro João Ricardo e o volante Willian Oliveira, ambos da Chapecoense-SC, são alvos do Ceará, de acordo com o jornalista Rodrigo Goulart, da rádio Chapecó. O meio-campista é (quase) homônimo de atleta do Alvinegro.
O contrato de João Ricardo se encerrou com a Chape no dia 30 de janeiro, enquanto o vínculo de Willian com a equipe catarinense terá fim em maio de 2021.
Por outro lado, alguns jogadores têm encerramento de contrato com o Vovô em fevereiro deste ano, após o término do Campeonato Brasileiro, e a renovação é incerta ainda. São eles: os goleiros Fernando Prass e Diogo Silva, os laterais-direitos Samuel Xavier e Eduardo, o zagueiro Eduardo Brock, o lateral-esquerdo Alyson, os volantes William Oliveira e Ricardinho, além dos meias-atacantes Lima, Léo Chú e Felipe Baxola.
Vale ressaltar que o Ceará jogará em 2021 o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e tem grandes de disputar uma competição continental, Copa Sul-Americana ou Libertadores.