Logo O POVO+
Ceará: as contas para conseguir vaga na Libertadores
Esportes

Ceará: as contas para conseguir vaga na Libertadores

Pela média histórica, Ceará precisa fazer 10 a 12 pontos nos quatro jogos restantes para integrar G-8 da Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Lima  é um dos destaques ofensivos do Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves  Lima é um dos destaques ofensivos do Ceará

A missão é difícil, mas não impossível. O Ceará segue na briga pela tão sonhada vaga para a pré-Libertadores. Para assegurar a classificação, a margem de erro é mínima. Após duas derrotas consecutivas, o clube cearense ficou distante três pontos do G-8, faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. A matemática exige de dez a 12 pontos, neste caso significa vencer todos os jogos restantes.

Para o torcedor entender os cálculos pela pré-Libertadores é preciso resgatar a média (era dos pontos corridos - 2006 a 2019) de pontuações entre o sexto e oitavo colocados, do cenário mais curto ao mais complicado até a classificação para o torneio continental.

A chance mais viável para o Ceará é terminar a Série A em oitavo. A média histórica para alcançar o G-8 é de 55 pontos. O Alvinegro, que ocupa a 13º posição com 45 pontos, precisaria de três vitórias e um empate na sequência final no Brasileirão, quando encara São Paulo (F), Fluminense (C), Coritiba (F) e Botafogo (C).

Já as médias históricas para o sétimo e oitavo colocados são de 57 e 58 pontos e representam o caminho mais longo para a equipe do Porangabuçu. Vina, Lima e companhia teriam que vencer os quatro adversários restantes.

Os cearenses precisam retomar a confiança e concentração máxima para as quatro "finais", como o próprio elenco tem definido. As duas derrotas seguidas custaram caro para as pretensões do clube. Os resultados aconteceram justamente diante de adversários diretos, o Corinthians e o Athletico-PR, que ultrapassaram o escrete alvinegro embolada tabela.

Nos últimos dois jogos, o time comandado por Guto Ferreira não conseguiu manter o mesmo padrão que vinha apresentando. Um dos principais problemas ocorreu no sistema defensivo pela ausência do lateral-esquerdo Bruno Pacheco. O substituto Alyson deixou a desejar e foi bastante contestado pela torcida.

Conforme o Departamento Médico do clube, o camisa 6 apresentou tendinite no tendão do reto femoral. O lateral seguirá como dúvida até o próximo confronto diante do São Paulo.

Quem também não está confirmado para o duelo é o zagueiro Tiago Pagnussat, desfalque contra o Corinthians por dores no púbis. Outra dúvida é o zagueiro Luiz Otávio, que deixou o jogo diante do Timão sentindo dores musculares.

Apesar do momento de oscilação com duas derrotas seguidas, três dos quatro adversários do Vovô estão em baixa. O São Paulo, adversário na quarta-feira, não venceu nenhum dos seis jogos realizados em 2021, se distanciou do título e demitiu o técnico Fernando Diniz.

O Botafogo é o lanterna da Série A, perdeu na última rodada para o Sport por 1 a 0 e foi rebaixado para a Série B. Os cariocas estão faz oito jogos sem vencer, com sete derrotas e um empate.

O Coritiba pode ser rebaixado na próxima rodada. A equipe paranaense é a penúltima colocada. O Fluminense é o único rival do Ceará na reta final que vive momento positivo. O Tricolor está invicto há cinco jogos e ocupa a quinta colocação da Série A. (Lucas Mota)

 

O que você achou desse conteúdo?