Logo O POVO+
Na briga pela permanência, Fortaleza também precisa se sobressair nos critérios de desempate
Esportes

Na briga pela permanência, Fortaleza também precisa se sobressair nos critérios de desempate

Dos três times contra quem luta para fugir do rebaixamento, Fortaleza só está a frente de um no principal critério de desempate. Vitória contra o Vasco da Gama amanhã muda a situação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira, técnico do Fortaleza  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Enderson Moreira, técnico do Fortaleza

O acirramento da luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2020 tem causado constantes mudanças na formação da zona do rebaixamento, especialmente no que se refere à 17ª colocação, que abre o chamado Z-4. Nas últimas quatro rodadas do campeonato, Sport-PE, Fortaleza, Bahia e Vasco da Gama-RJ se revezaram nessa posição e, a cada jogo, tentam passar a “batata quente” um para o outro. A alternância se dá pela pontuação muito próxima entre os times.

Isso significa que, além da matemática dos pontos, os concorrentes diretos precisam se preocupar com os critérios de desempate. A vitória sobre o Coritiba-PR, por exemplo, deu ao Fortaleza não só os três pontos que o tiraram da zona do rebaixamento, mas também uma condição de igualdade com um dos três principais concorrentes. A briga está mais concentrada em uma "vaga", porque o Botafogo-RJ já está rebaixado, e Coxa e Goiás têm queda encaminhada. 

O triunfo sobre o time paranaense foi a nona vitória do Leão na Série A, igualando a quantidade de vitórias do Vasco. Em um cenário de pontuação equivalente entre eles ao fim do campeonato, com os dois lutando para não ser o último a cair, a disputa partiria para o segundo critério de desempate, que é o saldo de gols. Nesse caso, o Tricolor levaria a melhor, por ter sido mais equilibrado entre ataque e defesa (-4 contra -15).

O mesmo não aconteceria contra Bahia e Sport. O Fortaleza tem uma vitória a menos que os baianos (10) e duas aquém dos pernambucanos (11), o que o deixa em situação delicada se tropeçar na próxima rodada e seus concorrentes diretos vencerem (com exceção do Esquadrão, que já jogou e empatou com o Goiás).

Acontece que o próximo jogo do Fortaleza é contra o Vasco, ou seja, um confronto direto. Se o Leão fizer o dever de casa novamente, além de se afastar ainda mais da zona de rebaixamento e afundar um adversário nela, alcança o Bahia em número de vitórias e, assim, só não terá vantagem nos critérios de desempate contra o Sport. O saldo de gols do Tricolor é bem melhor do que o dos três rivais, o que indica que, se tiver a mesma quantidade de triunfos que os demais, o time cearense se salva.

De toda forma, a situação do Tricolor hoje é bem mais confortável se comparada a de duas rodadas atrás, quando o time entrou no Z-4 com apenas oito vitórias. Por sorte, de lá para cá, somente o Sport triunfou e apenas uma vez (contra o lanterna Botafogo). Por isso mesmo que o Leão da Ilha é hoje o clube mais distante da degola em posição (14º), ainda que tenha a tabela considerada mais difícil.

Pela ordem, os critérios de desempate na Série A do Brasileiro são maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior números de gols marcados, confronto direto, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e, por último, sorteio.

O Fortaleza volta a campo na quarta-feira, 10, para enfrentar o Vasco no Castelão, em jogo marcado para iniciar às 19h15min. Para a partida, válida pela 35ª rodada do certame, o técnico Enderson Moreira estará de volta à borda do gramado.

Critérios de desempate

Número de vitórias: Sport (11), Bahia (10), Fortaleza (9) e Vasco (9)
Saldo de gols: Fortaleza (-4), Vasco (-15), Sport (-17) e Bahia (-17)
Gols marcados: Bahia (41), Vasco (34), Fortaleza (31) e Sport (27)

Tabela restante

Sport

10/2 - Internacional x Sport
15/2 - Sport x RB Bragantino
21/2 - Sport x Atlético-MG
25/2 - Athletico-PR x Sport

Fortaleza

10/2 - Fortaleza x Vasco
14/2 - Palmeiras x Fortaleza
20/2 - Fortaleza x Bahia
25/2 - Fluminense x Fortaleza

Bahia

13/2 - Atlético-MG x Bahia
20/2 - Fortaleza x Bahia
25/2 - Bahia x Santos

Vasco da Gama

10/2 - Fortaleza x Vasco
14/2 - Vasco x Internacional
21/2 - Corinthians x Vasco
25/2 - Vasco x Goiás

 

O que você achou desse conteúdo?