Logo O POVO+
Por sonho da Libertadores, Ceará tenta seguir como visitante incômodo na Série A
Esportes

Por sonho da Libertadores, Ceará tenta seguir como visitante incômodo na Série A

Com a quinta melhor campanha fora de casa do Brasileirão, Alvinegro terá de bater o São Paulo no Morumbi, amanhã, para se reaproximar do provável G-8
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Samuel Xavier destacou que o elenco do Ceará está focado no sonho da pré-Libertadores (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Samuel Xavier destacou que o elenco do Ceará está focado no sonho da pré-Libertadores

A cinco posições do provável G-8 do Campeonato Brasileiro, o Ceará tenta manter vivo o sonho da vaga na fase eliminatória da Copa Libertadores 2021. Com mais quatro rodadas pela frente, o Alvinegro terá de manter o retrospecto de "visitante indesejado" na competição nacional para subir na tabela e seguir na briga.

A equipe de Porangabuçu terá dois compromissos longe da Arena Castelão até o final do mês. O primeiro será diante do São Paulo, amanhã, a partir das 21 horas, no Morumbi, pela 35ª rodada da Série A. No dia 20, pela penúltima rodada, será a vez de duelar com o Coritiba-PR no Couto Pereira.

"É um jogo importante para ambas as equipes. O São Paulo vem de um período sem jogo e com a troca do Fernando Diniz. Sempre quando tem uma troca de comando, vem outro treinador com um novo pensamento, então jogadores que se sentiam um pouco desanimados têm a possibilidade de ter nova chance e entram em campo querendo dar algo mais. Sabemos que vai ser uma partida muito difícil. O São Paulo vem brigando pelo título, estava na liderança, mas acabou perdendo. Então, eles vão entrar para vencer. Cabe a nós montarmos uma boa estratégia para conseguir uma boa vitória fora de casa", destacou o lateral-direito Samuel Xavier.

O Vovô ostenta boa campanha distante da Capital, sendo a quinta melhor fora de casa — atrás de Flamengo-RJ, Internacional-RS, São Paulo e Palmeiras-SP. O time comandado por Guto Ferreira obteve seis vitórias, quatro empates e sete derrotas em 17 jogos, com aproveitamento de 43,1%.

Antes do revés por 2 a 1 para o Corinthians-SP, na última quarta-feira, 3, o Ceará acumulava sequência de cinco vitórias (sobre Vasco da Gama-RJ, Bahia, Fortaleza, Flamengo-RJ e Goiás) e um empate (1 a 1 com o Santos) como visitante.

O desempenho como "forasteiro" impulsionou a campanha alvinegra no Brasileirão, levando à primeira página da classificação — ou seja, entre os dez primeiros colocados — e com proximidade da confirmação de um G-8 rendendo vaga à pré-Libertadores. Em disputa acirrada, o Vovô está a três pontos do Timão, que ocupa a oitava posição e faz confronto direto com o Athletico-PR nesta rodada.

"A gente está dentro de uma área de classificação para a Sul-Americana. Falar que a gente não estava pensando na Libertadores seria mentira minha. A gente já garantiu essa permanência e agora tem que buscar algo melhor, uma classificação para uma competição internacional seria para fechar com chave de ouro nosso ano. A gente também não pode jogar uma carga por causa disso, mas, se é possível, a gente vai buscar. Espero que no final do campeonato a gente consiga um objetivo muito grande para o clube", projetou Samuel.

O time de Porangabuçu ainda terá mais duas partidas em casa, ambas contra cariocas, para encerrar o Brasileiro: encara o Fluminense-RJ no próximo dia 15 e recebe o rebaixado Botafogo-RJ no dia 25, pela última rodada.

Ceará como visitante na Série A

17 jogos
6 vitórias
4 empates
7 derrotas
29 gols marcados
25 gols sofridos

Jogos

Sport-PE 3x2 Ceará
Atlético-MG 2x0 Ceará
Atlético-GO 0x2 Ceará
Internacional-RS 2x0 Ceará
Bragantino-SP 4x2 Ceará
Palmeiras-SP 2x1 Ceará
Athletico-PR 0x0 Ceará
Fluminense-RJ 2x2 Ceará
Botafogo-RJ 2x2 Ceará
Grêmio-RS 4x2 Ceará
Vasco da Gama-RJ 1x4 Ceará
Bahia 0x2 Ceará
Fortaleza 0x2 Ceará
Santos-SP 1x1 Ceará
Flamengo-RJ 0x2 Ceará
Goiás 0x4 Ceará
Corinthians-SP 2x1 Ceará

O que você achou desse conteúdo?