Logo O POVO+
Com gols nos acréscimos, Ceará empata com São Paulo e fica mais distante da pré-Libertadores
Esportes

Com gols nos acréscimos, Ceará empata com São Paulo e fica mais distante da pré-Libertadores

Vovô chegou a 46 pontos e subiu uma posição, mas perdeu a chance de encostar no Corinthians, que fecha o possível G-8 de vagas para o torneio continental
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O goleiro Richard, do Ceará, foi destaque da partida
 (Foto: FLAVIO CORVELLO/AE)
Foto: FLAVIO CORVELLO/AE O goleiro Richard, do Ceará, foi destaque da partida

Com dois gols nos acréscimos do segundo tempo, o Ceará ficou no empate diante do São Paulo, em 1 a 1, ontem à noite, no Morumbi, na capital paulista, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, as duas equipes acabaram se distanciando de seus objetivos na reta final da competição.

Depois de um primeiro tempo de domínio do São Paulo, com atuação decisiva do goleiro Richard, e grande parte do segundo sem grandes chances, o jogo resolveu esquentar nos acréscimos da etapa final. O Alvinegro, que teve postura bastante defensiva durante todo o jogo, aproveitou erro bizarro do arqueiro Tiago Volpi para abrir o placar com Léo Chú, aos 47 minutos.

O panorama de vitória certa àquela altura mudou rapidamente. Quatro minutos após balançar as redes, o Ceará sofreu o empate com gol de Luciano, dando números finais ao confronto.

Com o ponto conquistado, o Vovô até subiu uma posição na tabela, superando o Atlético-GO. O time do Porangabuçu chegou aos 46 pontos e assumiu a 12ª colocação. Por outro lado, desperdiçou a chance de encostar no Corinthians-SP, último do provável G-8, com vaga para a pré-Libertadores.

O Timão empatou com o Athletico-PR e, com um jogo a menos, foi a 49 pontos, a três rodadas do fim da Série A 2020. Assim, para manter o sonho vivo de pré-Libertadores, os cearenses praticamente precisam vencer todos os jogos restantes. 

Já o São Paulo alcançou os 59 pontos, se mantendo na quarta colocação. Entretanto, o time segue sem vencer em 2021 e praticamente deu adeus à disputa pelo título, que deve ficar entre o Internacional-RS (66 pontos) e Flamengo-RJ (65).

No primeiro tempo, o São Paulo dominou o Ceará e bombardeou a meta adversária. Não fosse o goleiro Richard, os visitantes poderiam ter ido para o intervalo com larga desvantagem no placar.

Antes dos dez minutos, os paulistas criaram quatro chances de perigo. Igor Gomes, Daniel Alves, Luciano e Pablo tentaram, mas pararam nas defesas de Richard. O Ceará tinha dificuldade até para contra-atacar e dava espaço no sistema defensivo.

O Tricolor tinha volume e pressionava o rival. O time até chegou a balançar as redes com Tchê Tchê, mas o árbitro Sávio Pereira, com auxílio do VAR, marcou impedimento do meio-campista. O Vovô só deu um chute na direção do gol em todo o primeiro tempo, em finalização de Cléber para a defesa tranquila de Volpi.

Na segunda etapa, as posturas dos dois times se mantiveram. O São Paulo atacava, o Ceará se defendia. O que mudou foi a organização da equipe sob o comando de Guto Ferreira.

"Gordiola" ajustou a marcação colocando Charles no lugar de Rick e Saulo Mineiro na vaga de Cléber. Os espaços encontrados facilmente pelos mandante no primeiro tempo, assim, desapareceram. Desta forma, a partida também perdeu em intensidade. As chances passaram a ser raras. E quando o São Paulo chegava com mais perigo, Richard impedia as redes de balançarem.

A emoção ficou reservada para o "apagar das luzes" com os gols de Léo Chú e Luciano. O Ceará volta a campo contra o Fluminense, no Castelão, na segunda-feira, 15. O São Paulo encara o Grêmio-RS, em Porto Alegre, no dia anterior.

São Paulo 1x1 Ceará

São Paulo
4-4-2: Tiago Volpi; Juanfran (Galeano), Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes (Toró); Pablo (Carneiro) e Luciano. Téc: Marcos Zizolli

Ceará
4-2-3-1: Richard; Samuel Xavier (Eduardo), Tiago Pagnussat, Klaus e Bruno Pacheco; Fabinho e Fernando Sobral; Rick (Charles), Lima (Léo Chú) e Vina; Cléber (Saulo Mineiro). Téc: Guto Ferreira

Data: 10/2/2021
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio-DF
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade-DF e José Reinaldo Nascimento Junior-DF
VAR: Caio Max Augusto Vieira-RN
Cartões amarelos: Igor Gomes, Pablo, Juanfran (SAO); Samuel Xavier, Charles, Tiago Pagnussat, Fernando Sobral e Guto Ferreira (CEA)
Cartão vermelho: Alexandre Faganello (CEA)

O que você achou desse conteúdo?