Logo O POVO+
Guto Ferreira desfalcará o Ceará pela quarta vez na Série A; veja todos os cartões
Esportes

Guto Ferreira desfalcará o Ceará pela quarta vez na Série A; veja todos os cartões

Suspenso, "Gordiola" tem seis cartões amarelos e dois vermelhos em 35 rodadas do Brasileirão. Auxiliar-técnico André Luís será o substituto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Guto Ferreira está suspenso pela quarta vez na Série A
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Guto Ferreira está suspenso pela quarta vez na Série A

O técnico Guto Ferreira não estará à beira do gramado comandando o Ceará contra o Fluminense-RJ, no Castelão, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele cumprirá suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Será a quarta vez na competição nacional que o treinador desfalcará a equipe de Porangabuçu.

A intensidade nas cobranças à arbitragem já resultou em seis cartões amarelos e dois vermelhos para o "Gordiola" em 35 rodadas no Brasileirão, com média de uma advertência a cada quase 4,3 partidas (veja lista completa no quadro).

Diante do São Paulo, na rodada passado, Guto Ferreira levou cartão amarelo do árbitro Sávio Pereira por reclamação, acumulando três entre a 19ª e a 35ª rodada. Nas três vezes que o técnico cumpriu suspensão anteriormente, — uma por causa dos cartões amarelos e duas por vermelhos —, ele foi substituído pelo auxiliar-técnico Alexandre Faganello.

Contra o Tricolor Paulista, entretanto, o próprio substituto imediato foi expulso após atrasar cobrança de lateral do adversário. Desta forma, o também auxiliar-técnico da comissão de Guto, André Luís, comandará o Alvinegro diante do Fluminense, conforme o O POVO apurou. Para auxiliá-lo, Daniel Azambuja, profissional fixo do clube, estará no banco.

.

"A gente participa demais do jogo, fica indignado com os tipos de interpretação dos lances. Nessa indignação, às vezes, acaba falando alto, mas não é xingando, não ofendi ninguém. Só disse que era falta. Isso incomoda o árbitro. Tem que se controlar mais? Tem que se controlar mais, mas, às vezes, a partida não permite", se justificou Guto após o empate em 1 a 1 no Morumbi.

O novo comandante do Vovô na próxima rodada é ex-jogador, fez carreira no Internacional-RS como zagueiro, sendo o segundo da posição com mais gols pelo clube, foi campeão brasileiro em 1979 pelo Colorado e conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles, em 1984. Após pendurar as chuteiras, ele trabalhou como técnico na base da equipe gaúcha e ajudou a revelar jogadores como Rafael Sobis, Nilmar e Luiz Adriano. Em 2011, passou a compor a comissão de Guto Ferreira.

Em 2020, André Luís viralizou nas redes sociais por conta de uma brincadeira antes do Clássico-Rei, na semifinal da Copa do Nordeste. As câmeras da transmissão oficial filmavam o exato momento da chegada da delegação do Ceará. Quando o auxiliar-técnico desceu do ônibus e se deparou com o aparelho para aferição de temperatura apontado para si, o profissional gesticulou como se estivesse se rendendo, com os braços para cima.

O ex-zagueiro terá a missão de levar o Alvinegro à primeira vitória na Série A sem Gordiola no banco. O aproveitamento da equipe nos três jogos em que Guto cumpriu suspensão na competição, sob o comando de Alexandre Faganello, foi de 11,1%. Foram duas derrotas e um empate, sendo duas partidas fora e uma em casa.

"Eles (jogadores) estão acostumados com o Luís e o Azambuja, que trabalham diariamente com eles. Os dois têm condições de estarem na beirada do campo para buscar o melhor resultado para o Ceará", analisou Guto sobre a dupla.

Cartões e suspensões de Guto Ferreira na Série A 2020

3ª rodada | Atlético-MG 2 x 0 Ceará - 16/8/2020 (Cartão amarelo para Guto Ferreira)
8ª rodada | Ceará 0 x 1 Santos - 5/9/2020 (Cartão vermelho para Guto Ferreira)
9ª rodada | Internacional 2 x 0 Ceará - 10/9/2020 (Alexandre Faganello comandou a equipe)
11ª rodada | Bragantino 4 x 2 Ceará - 19/9/2020 (Cartão amarelo para Guto Ferreira)
15ª rodada | Ceará 2 x 1 Corinthians - 11/10/2020 (Cartão amarelo para Guto Ferreira)
17ª rodada | Fluminense 2 x 2 Ceará - 17/10/2020 (Alexandre Faganello comandou a equipe)
19ª rodada | Botafogo 2 x 2 Ceará - 31/10/2020 (Cartão amarelo para Guto Ferreira
25ª rodada | Ceará 1 x 2 Atlético-GO - 12/12/2020 (Cartão amarelo para Guto Ferreira)
29ª rodada | Flamengo 0 x 2 Ceará - 10/1/2021 (Cartão vermelho para Guto Ferreira)
30ª rodada | Ceará 1 x 2 Bragantino - 17/1/2021 (Alexandre Faganello comandou a equipe)
35ª rodada | São Paulo 1 x 1 Ceará - 10/2/2021 (Cartão amarelo para Guto Ferreira)

O que você achou desse conteúdo?