Logo O POVO+
Ceará perde para Fluminense em casa e praticamente dá adeus ao sonho de Libertadores
Esportes

Ceará perde para Fluminense em casa e praticamente dá adeus ao sonho de Libertadores

Alvinegro desperdiçou as melhores chances que criou e encontrou um adversário eficiente nas finalizações. Apesar de ainda ter chances matemáticas, só um "milagre" levaria o Vovô à principal competição continental
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará criou chances, mas Fluminense mostrou mais eficiência no Castelão (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Ceará criou chances, mas Fluminense mostrou mais eficiência no Castelão

O sonho alvinegro de conquistar uma vaga na Copa Libertadores deve ficar para a próxima edição do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para Fluminense por 3 a 1, ontem, no Castelão, o Ceará praticamente abandonou essa disputa.

Por mais que o Vovô ainda tenha chances matemáticas de terminar no G-8 da competição, somente uma combinação de resultados muito bem encaixada levaria o Vovô ao principal torneio de clubes da América do Sul. 

Os dois adversário que o Ceará tem pela frente, os rebaixados Coritiba-PR e Botafogo-RJ, dão até uma esperança, mas os concorrentes do Vovô têm três ou quatro pontos a mais, alguns deles com três partidas a disputar. Nunca um time brasileiro terminou entre os oito primeiros com 52 pontos, marca máxima que o Alvinegro pode atingir.

O cenário poderia ser outro se o Vovô tivesse feito o dever de casa ontem. O Alvinegro até liderou as principais estatísticas, mas desperdiçou as chances mais claras que criou e encontrou um adversário eficiente nas finalizações.

A equipe carioca chutou quatro bolas na meta do Ceará e três entraram. Houve pelo menos mais dois bons arremates, que foram desviados no caminho. Curiosamente, os gols do Flu saíram nos momentos em que o Vovô mais apresentava volume de jogo.

No primeiro tempo, por exemplo, o Fluminense praticamente não produziu ofensivamente. Enquanto o goleiro Marcos Felipe trabalhou para espalmar chutes de Bruno Pacheco, na área, e de Charles, de longe. O arqueiro tricolor também suou frio com finalização de Fernando Sobral que beijou a trave direita e com desvio de Vina, aproveitando cruzamento preciso de Saulo Mineiro.

O papo no vestiário do Ceará tinha tudo para ser positivo no intervalo, não fosse o passe em profundidade de Nenê, aos 44 minutos, que deixou a defesa postada em linha do Ceará para trás e fez a bola cair nos pés de John Kennedy. O jovem atacante de 18 anos se redimiu de furada feia que fizeram no começo do jogo ao chutar na saída de Richard e marcar.

Para o segundo tempo, Daniel Azambuja — substituto do suspenso Guto Ferreira — lançou Wescley e Vizeu. O primeiro entrou com muita vontade e, nas duas primeiras jogadas que participou, conseguiu invadir a área, mas não concluiu a jogada.

Na primeira vez que o Fluminense foi ao ataque no segundo tempo, porém, mais um gol. Noutro passe de Nenê, dessa vez por cima, Egídio pegou a bola na linha de fundo, pela esquerda, já na grande área e cruzou para o meio. Martinelli arrematou para o gol.

Sem nada a perder, o Vovô se lançou mais para o ataque e apostou na juventude e velocidade de Jacaré e Rick. Nenhum dos dois teve chance clara de marcar, mas o primeiro participou do lance que terminou com penalidade sobre Vina.

Aos 30, em troca de passes na grande área do Flu, Callegari derrubou o meia alvinegro e o árbitro marcou pênalti. O próprio Vina cobrou e diminuiu, tornando-se, ao mesmo tempo, o autor do gol 200 do Alvinegro na Série A e o maior artilheiro do clube em um Brasileirão. O tento bem que poderia ter sido o de empate, já que minutos antes, o camisa 29 do Ceará deixou Wescley de frente pro gol para cabecear, em cruzamento, mas a bola subiu demais na finalização.

O Ceará teria boa chance de marcar no último lance do jogo, quando Fabinho arriscou chute de muito longe e obrigou Marcos Felipe a fazer boa defesa. Mesmo se a bola tivesse entrado, porém, já não seria suficiente. Isso porque aos 42, após cobrança de falta, Samuel tinha acertado cabeçada e fechado a conta em 3 a 1 para o Fluminense.

Ceará 1x3 Fluminense

Ceará
4-2-3-1: Richard, Eduardo, T. Pagnussat (Klaus), Luiz Otávio; Bruno Pacheco; Fabinho, Charles (Wescley); Sobral, Vina, Léo Chú (Victor Jacaré); Saulo Mineiro (Felipe Vizeu). Téc: Daniel Azambuja

Fluminense
4-3-3: Marcos Felipe, Calegari, Frazan, Luccas Claro, Egídio; Martinelli (André), Yago, Nenê (Hudson); Luiz Henrique (Fernando Pacheco), Lucca (Michel Araújo), John Kennedy (Samuel).Téc: Marcão

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 15/2/2021
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva-GO e Bruno Raphael Pires-GO
VAR: Elmo Alves Resende Cunha-GO
Cartões amarelos: Léo Chú (CEA); Lucca (FLU)
Renda e público: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

Gols: 44min/1T - John Kennedy recebe passe de Nenê e finaliza na saída do goleiro; 13min/2T - Egídio cruza para o meio da área e Martinelli finaliza; 32min/2T - Vina cobra pênalti e converte; 42min/2T - Falta cobrada e Samuel desvia de cabeça

O que você achou desse conteúdo?