Logo O POVO+
Com miragem da Libertadores desfeita, Ceará precisa carimbar vaga na Copa Sul-Americana
Esportes

Com miragem da Libertadores desfeita, Ceará precisa carimbar vaga na Copa Sul-Americana

Vovô tem menos de 1% de chance de não estar no segundo principal torneio continental da América do Sul, mas ainda não tem lugar assegurado matematicamente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lima é dúvida do Ceará para partida contra o Coritiba (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Lima é dúvida do Ceará para partida contra o Coritiba

O Ceará viveu, esperançosamente, o sonho de conquistar uma vaga inédita na Copa Libertadores da América na reta final do Campeonato Brasileiro 2020. Entretanto, o time chegará amanhã ao Couto Pereira para enfrentar o Coritiba-PR, seu penúltimo adversário na competição, com os pés no chão.

Com a vitória do Santos sobre o Corinthians por 1 a 0 no meio de semana, em jogo atrasado da Série A, o time da Vila Belmiro alcançou a oitava posição, que o Vovô mirava, mas já com 53 pontos, patamar que o time de Guto Ferreira não pode mais alcançar.

Isso significa que o Alvinegro está 100% focado em garantir seu retorno à Copa Sul-Americana. Esta vez, porém, seria com estreia internacional assegurada e em um formato mais vantajoso do torneio continental. Para que tudo seja confirmado, o time sequer precisa pontuar diante do Coxa e do Botafogo-RJ, adversário na rodada final. Basta que Fortaleza ou Sport-PE tropecem.

Para não depender de ninguém, no entanto, o Ceará, que tem 46 pontos, precisa chegar aos 48. Como têm dois jogos pela frente, o Vovô só precisa de dois empates ou apenas uma vitória. Daí a chances de classificação para a Sul-Americana serem hoje de 99,87%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A única vez que o Ceará jogou a Sul-Americana foi em 2011. Na ocasião, o Alvinegro enfrentou o São Paulo em jogo eliminatório e foi desclassificado — venceu a primeira em casa por 2 a 1 e perdeu a segunda fora, por 3 a 0. Em 2015, o Vovô teve nova chance, por ter faturado a Copa do Nordeste, mas desistiu em prol de seguir em frente na Copa do Brasil.

Para 2021, porém, será diferente. Ao confirmar a vaga nos dois próximos jogos, como se espera, o Ceará vai garantir seis partidas, confrontos fora do Brasil e quase R$ 5 milhões em cotas de participação. Em termos de arrecadação mínima, inclusive, chega a ser melhor que a própria Libertadores, que pagaria apenas R$ 2,7 milhões de participação, caso o time caísse já no primeiro mata-mata.

Mesmo diante de tudo isso, a diretoria alvinegra se sentiu à vontade para dar férias a peças titulares como Fabinho, Fernando Sobral e Luiz Otávio. Também decidiu desligar por antecipação Samuel Xavier, Eduardo Brock e Diogo Silva. Eles já não embarcaram com a delegação para Curitiba.

Na tarde de hoje, Guto Ferreira comandará o último treino antes de enfrentar o Coritiba. O trabalho será realizado no centro de treinamento do Athletico-PR, a partir das 16 horas. Além dos desfalques já citados anteriormente, o comandante alvinegro tem dúvidas quanto a Lima e Cléber.

No caso do centroavante, o problema é uma inflamação no tendão da coxa esquerda, enquanto o ponta sente dores musculares na posterior da coxa direita. O clube não confirmou se eles viajaram.

O que você achou desse conteúdo?