O Ceará está oficialmente de volta à Copa Sul-Americana. A vaga para o torneio continental foi carimbada ontem, com a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira.
O triunfo fez o Vovô chegar aos 49 pontos, melhor pontuação do clube na Série A de pontos corridos. Além da campanha histórica, o Alvinegro terminará o Campeonato Brasileiro como melhor time do Nordeste.
A vitória sobre o já rebaixado Coxa Branca só começou a acontecer no segundo tempo, após Guto Ferreira corrigir alguns defeitos do Ceará em campo, principalmente a troca de passes perto da grande área.
Nos primeiros 45 minutos, o Alvinegro teve dificuldade na criação. A melhor chance veio aos 23 minutos, quando Felipe Vizeu deu passe na entrada da área para Lima, que finalizou rasteiro, mas o goleiro Arthur defendeu. Fora isso, o Vovô apostava em cruzamentos e não conseguiu chances de finalizar na grande área adversária.
Mesmo sem aparente motivação, o Coritiba teve mais volume de jogo na primeira etapa. A equipe paranaense chegou a marcar um gol logo no primeiro minutos, com Mattheus Oliveira, mas o atleta estava em posição irregular. Foram sete finalizações do Coxa só na primeira etapa e 16 cortes do Ceará.
O Coritiba chegou a marcar mais um gol, aos 37. Neilton acertou um bola colocada, de fora da área, mas o árbitro de vídeo detectou que no início da jogada a bola tinha saído pela linha de fundo, portanto o lance foi invalidado.
Depois do intervalo, o Vovô voltou sem alterações, mas com uma postura diferente, mais agressiva. A troca de passes ganhou mais velocidade e as tabelas começaram a aparecer. Aos 6 minutos, Léo Chú avançou pela esquerda e cruzou para Vizeu, na grande área. Com um toque ele ajeitou e cortou um zagueiro, depois chutou firme. Nos dois lances seguintes, ele teve a chance de ampliar, em chute de fora da área e cabeçada, mas a bola passou para fora.
À frente do placar, o Ceará passou a controlar mais a partida. O Coxa passou a investir em chutes de longa e média distância, enquanto o Vovô passou a penetrar mais na grande área adversária.
Aos 20 minutos, Guto Ferreira lançou William Oliveira e Saulo mineiro a campo. O segundo deixaria sua marca. Em mais uma troca de passes rápidos, já aos 28, Pedro Naressi recebeu bola na meia lua e tocou com o calcanhar para Saulo, de cara para o gol, finalizar.
Com o placar construído, o restante do jogo foi praticamente protocolar. O Ceará aguarda agora até quinta-feira, quando recebe o Botafogo no Castelão para a última partida da Série A 2020. Como fatores motivantes estão aumentar o próprio recorde na elite e ficar na melhor posição possível na classificação, pois isso interfere na parte de cotas baseada em meritocracia (campanha).
LEIA MAIS SOBRE O CEARÁ
https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/cearenses/2021/02/20/ceara-e-fortaleza-goleiam-em-estreia-do-segundo-turno-do-cearense-feminino-2020.html