Logo O POVO+
Buscando recuperação, Fortaleza BC terá sequência de jogos no interior de São Paulo
Esportes

Buscando recuperação, Fortaleza BC terá sequência de jogos no interior de São Paulo

O Carcalaion enfrentará o Mogi, no dia 26, e o Pinheiros, dois dias depois, ambos na cidade de Mogi das Cruzes. O Tricolor é o atual sétimo colocado do maior torneio de basquete do Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza Basquete Cearense ocupa sétima posição do NBB (Foto: Luísa Xavier/ Fortaleza EC)
Foto: Luísa Xavier/ Fortaleza EC Fortaleza Basquete Cearense ocupa sétima posição do NBB

O início de ano não foi nada favorável para o Fortaleza Basquete Cearense. Em oito jogos disputados, foram apenas duas vitórias — uma delas no início de janeiro e a outra só no começo de fevereiro. Um dos revezes, diante do Bauru, representou a eliminação nas quartas de final da Copa Super 8, competição que a equipe cearense jogou pela primeira vez na história.

O elenco pouco numeroso acabou prejudicado por uma série de lesões. O experiente ala-pivô Felipe Ribeiro ficou ausente de vários jogos por causa de contusão no joelho e ainda acabou infectado pela Covid-19. Além dele, os armadores Brite e Cauê Verzola e o ala Guilherme Schneider também tiveram de lidar com lesões. O pivô Lucas Bebê foi outro a ficar de fora de rodadas na temporada por motivos físicos. O caso dele, porém, acabou sendo definitivo, já que o ex-jogador da NBA deixou a franquia e anunciou a aposentadoria do basquete.

Apesar disso, a sequência negativa não tirou o Fortaleza BC da zona de classificação para os playoffs, nem mesmo dos oito melhores do NBB. Contudo, a distância para o G-4, que garante vaga direta nas quartas de final do torneio, aumentou um pouco — o Carcalaion tem três vitórias a menos que o Paulistano, quarto colocado. Paralelamente, a diferença para oponentes que estão atrás na tabela diminuiu, com aproximação de Unifacisa, Corinthians e Franca, que estão “meio jogo” atrás do Tricolor (também têm 10 vitórias, mas em uma partida a mais).

Um dos fatores que determinam essa queda de desempenho é o ataque do time cearense. Em 2021, o Fortaleza BC só ultrapassou a marca dos 75 pontos (média da equipe no NBB) em uma partida, na vitória contra o Cerrado, quando os jogadores anotaram 86 pontos. A média de pontos do time é a quinta pior da competição. Além disso, o aproveitamento nas bolas de três pontos é muito abaixo do aceitável, 22,58%, a segunda pior marca da liga.

O desempenho do armador Desmond Holloway, principal pontuador do Carcalaion, também caiu nos últimos jogos. Ele, que possui média de 21,2 pontos por jogo, segunda melhor marca do NBB, só ultrapassou essa marca uma vez neste ano, contra o líder Flamengo, quando anotou 22 pontos. Na última partida, em derrota contra a Unifacisa, ele só fez 7 pontos após mais de 25 minutos em quadra.

Para se recuperar, o Fortaleza Basquete Cearense terá uma sequência de dois jogos no próximo final de semana no estádio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Na sexta-feira, 26, às 20 horas, o Carcalaion enfrentará o time da casa, sexto colocado (11V e 9D). Já no domingo, 28, às 19 horas, o time cearense terá pela frente o Pinheiros, atual 13º (6V e 15D).

Jogos restantes Fortaleza Basquete Cearense no NBB 2020-2021

26/2, 20 horas - Mogi
28/2, 19 horas - Pinheiros
3/3, 19 horas - Caxias do Sul
6/3, 16 horas - Corinthians
13/3, 16 horas - São Paulo
15/3, 11 horas - Paulistano
17/3, 11 horas - Bauru
29/3, 11 horas - Campo Mourão
31/3, 20 horas - Minas
2/4, 17 horas - Franca

O que você achou desse conteúdo?