Logo O POVO+
Rodada final do Brasileirão 2020 tem luta por título e vagas em competições continentais
Esportes

Rodada final do Brasileirão 2020 tem luta por título e vagas em competições continentais

Os dez jogos da 38ª rodada serão disputados simultaneamente hoje, às 21h30min. Líder, o Flamengo precisa de vitória simples sobre o São Paulo para garantir o bicampeonato, enquanto o Inter tem de vencer o Corinthians e "secar" o Rubro-Negro para levantar a taça
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rogério Ceni pode levar o Flamengo ao bicampeonato nacional consecutivo
 (Foto: Alexandre Vidal / CR Flamengo)
Foto: Alexandre Vidal / CR Flamengo Rogério Ceni pode levar o Flamengo ao bicampeonato nacional consecutivo

Hoje, às 21h30min, o ano passado chega ao fim. Em pleno 2021, o Campeonato Brasileiro Série A tem a disputa da rodada final com dez jogos simultâneos. Se para alguns times a competição já terminou, para outros o dia é decisivo, valendo título, vaga nas competições continentais e até o último rebaixado — pelo menos em teoria, pois na prática os quatro relegados estão virtualmente definidos. Por isso, das dez partidas que serão disputadas, seis podem mudar o destino das equipes na próxima temporada.

A principal briga é a pelo título brasileiro de 2020. O campeão do Brasileirão será conhecido apenas na última rodada. Isso porque Flamengo-RJ e Internacional-RS chegam com chances, o que dá ao torneio ainda mais emoção. Para levantar a taça novamente, o Rubro-Negro Carioca, que tem 71 pontos, só depende de si. Basta uma vitória contra o São Paulo no Morumbi.

Já o Colorado, que poderia ter sido campeão na 37ª rodada caso tivesse vencido o Fla no Maracanã, entra com a necessidade de vitória sobre o Corinthians-SP e tem ainda de contar com um tropeço dos cariocas no Morumbi, podendo ser empate ou derrota. A boa notícia para os gaúchos é que o jogo também é importante para o Tricolor Paulista.

O São Paulo poderia ter assegurado sua vaga na fase de grupos da Copa Libertadores contra o já lanterna Botafogo-RJ. Entretanto, o time teve mais uma noite péssima, saiu derrotado do Rio de Janeiro e precisará de vitória contra o Flamengo para não correr riscos de jogar a Pré-Libertadores.

Quem pode ultrapassar o Tricolor Paulista é o Fluminense-RJ. O time das Laranjeiras tem dois pontos a menos e encara o Fortaleza em casa, no Maracanã. Caso triunfe e o Flamengo vença ou empate no Morumbi, estará classificado para a fase de grupos.

O time que ficar no quinto lugar, por sua vez, precisará torcer para o Palmeiras-SP ser campeão da Copa do Brasil para garantir a vaga direta. Caso contrário, quem terá este luxo será o Grêmio-RS. O Tricolor Gaúcho pode ainda conquistar a quinta colocação caso vença o Red Bull Bragantino-SP, fora de casa, e o Flu perca seu jogo diante do Leão.

Neste Campeonato Brasileiro, fugir do rebaixamento praticamente coloca o time na Copa Sul-Americana. E será assim com um dos três nordestinos: Sport, Bahia ou Fortaleza. Os pernambucanos têm a vaga atualmente, pois estão na 14ª posição, dentro da zona de classificação, e só dependem de uma vitória contra o Athletico-PR para assegurar a vaga.

O Bahia terá de torcer para tropeço do Sport e fazer a lição de casa. O Tricolor enfrenta o Santos-SP em casa, e como o time paulista não briga por mais nada na competição, pode ser uma boa chance de salvar um ano terrível.

Já o Fortaleza, precisa contar com um tropeço dos dois times e vencer o Fluminense, único adversário dos três concorrentes que ainda briga por algo na competição. E apesar das chances remotas, o Leão ainda tem chances de rebaixamento.

O Vasco da Gama-RJ já está praticamente rebaixado. A diretoria do clube inclusive já conta com isso. Para permanecer na primeira divisão, o clube carioca precisa que o Fortaleza perca para o Fluminense, necessita vencer o Goiás e ainda tirar uma diferença de 12 gols de saldo. As chances são praticamente nulas, mas ainda existem matematicamente. (Com Gazeta Esportiva)

Resumo da última rodada do Campeonato Brasileiro 2020

Jogos que valem título

São Paulo x Flamengo
Internacional x Corinthians

Jogos que podem mudas as vagas

Fluminense x Fortaleza
Vasco x Goiás
Bahia x Santos
Athletico-PR x Sport
Red Bull Bragantino x Grêmio

Jogos que só valem por colocação

Atlético-MG x Palmeiras
Ceará x Botafogo
Atlético-GO x Coritiba

O que você achou desse conteúdo?