Logo O POVO+
Sorteio define oponentes dos clubes cearenses na 1ª fase da Copa do Brasil
Esportes

Sorteio define oponentes dos clubes cearenses na 1ª fase da Copa do Brasil

Fortaleza, Ferroviário e Guarany de Sobral entram nesta etapa da competição nacional, enquanto o Ceará vai diretamente para a terceira fase, por ser campeão da Copa do Nordeste 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Copa do Brasil 2021 (Foto: Copa do Brasil 2021)
Foto: Copa do Brasil 2021 Copa do Brasil 2021

Ontem, os 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2021 foram definidos por meio de sorteio. Três equipes cearenses conheceram seus adversários nesta etapa da competição. O Fortaleza visita o Caxias, do Rio Grande do Sul, enquanto o Ferroviário vai a Rondônia enfrentar o Porto Velho-RO. Por fim, o Guarany de Sobral receberá o CSA-AL, de Alagoas.

As vagas para a segunda fase serão decididas em jogo único, com vantagem do empate para os visitantes. Portanto, o Tricolor do Pici e o Tubarão da Barra jogam pela igualdade, enquanto o Cacique do Vale precisa triunfar. O mando de campo foi decidido de acordo com o Ranking Nacional de Clubes, da CBF, priorizando as potenciais equipes "mais fracas".

Além de Ferroviário, Fortaleza e Guarany, o Ceará também representará do Estado na competição. A diferença é que o Alvinegro estreará somente na terceira fase, pois é o atual campeão da Copa do Nordeste, o que garante este privilégio.

Os confrontos de primeira possuem como data-base os dias 10 e 17 de março. Quem jogar em uma dessas quartas-feiras, terá folga na outra. As equipes que avançarem à segunda fase também já têm caminho traçado pelo sorteio.

O Leão está na chave 9. Caso passe pelo Caxias, enfrentará Penarol-AM ou Ypiranga-RS. Enquanto isso, o Tubarão da Barra foi sorteado na 1 e cruza depois com o vencedor de Treze-PB x América-MG. Por fim, o Cacique do Vale, da chave 2, poderá enfrentar Esportivo-RS ou Remo-PA se eliminar o CSA.

Os mandos da segunda fase foram definidos por sorteio. Caso avancem, Fortaleza e Guarany jogarão em casa. Já o Ferroviário permanecerá como visitante.

A segunda fase também será disputada em jogo único. Contudo, diferentemente da etapa inicial da Copa do Brasil, o empate no tempo normal leva a decisão às penalidades. As datas-base desta etapa do certame são os dias 7 e 14 de abril.

A segunda fase será composta por 20 confrontos e, consequentemente, terá 20 classificados. A estes times se juntam outras 12 agremiações para participar de novo sorteio, para definir as partidas da terceira fase. Palmeiras-SP, Flamengo-RJ, Internacional-RS, Atlético-MG, São Paulo-SP, Fluminense-RJ, Grêmio-RS e Santos-SP têm vaga direta por causa da Copa Libertadores; Ceará, por ser o campeão da Copa do Nordeste; Brasiliense-DF, pelo título da Copa Verde; Chapecoense-SC, venceu a Série B 2020; Athletico-PR foi o melhor da Série A do Campeonato Brasileiro depois dos clubes com vaga na principal competição continental.

O chaveamento também definiu as primeiras fases de equipes tradicionais do futebol brasileiro. O Corinthians-SP terá o Salgueiro-PE pela frente, o Vasco da Gama-RJ enfrentará a Caldense-MG, enquanto o Cruzeiro-MG jogará contra o São Raimundo-RR e o Botafogo-RJ pega o Moto Club-MA, todos fora de casa.

Confira como ficou o chaveamento da primeira fase da Copa do Brasil 2021

Chave 1

Treze-PB x América-MG*
Porto Velho-RO x Ferroviário

Sergipe-SE x Cuiabá-MT
4 de Julho-PI x Confiança-SE*

Chave 2

Moto Club-MA x Botafogo-RJ
Rio Branco VN-ES x ABC-RN*

Guarany de Sobral x CSA-AL*
Esportivo-RS x Remo-PA

Chave 3

Campinense-PB x Bahia-BA*
Jaraguá-GO x Manaus-AM

Gama-DF x Ponte Preta-SP
Marília-SP x Criciúma-SC*

Chave 4

Boavista-RJ x Goiás-GO
Picos-PI x Atlético-AC*

Palmas-TO x Avaí-SC*
Cascavel-PR x Figueirense-SC

Chave 5

Juazeirense-BA x Sport Recife-PE*
Castanhal-PA x Volta Redonda-RJ

Murici-AL x Juventude-RS
Atlético-BA x Vila Nova-GO*

Chave 6

Galvez-AC x Atlético-GO
Santa Cruz-RS x Joinville-SC*

Águia Negra-MS x Vitória-BA*
Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa-MA

Chave 7

Salgueiro-PE x Corinthians-SP*
Retrô FC-PE x Brusque-SC

Goianésia-GO x CRB-AL
Madureira-RJ x Paysandu-PA*

Chave 8

Caldense-MG x Vasco da Gama-RJ
Nova Mutum-MT x Tombense-MG*

Cianorte-PR x Paraná-PR*
Ypiranga-AP x Santa Cruz-PE

Chave 9

Caxias-RS x Fortaleza*
Penarol-AM x Ypiranga-RS

Mirassol-SP x Red Bull Bragantino-SP
Uberlândia-MG x Luverdense-MT*

Chave 10

São Raimundo-RR x Cruzeiro-MG
Real Brasília-DF x América-RN*

União Rondonópolis-MT x Coritiba-PR*
Juventude-MA x Operário-PR

*vencedor disputa o jogo da segunda fase em casa.

  • São 40 confrontos na primeira fase, em jogo único, com mando do time em pior posição no ranking da CBF.
  • Os 40 times que avançam se enfrentam na segunda fase, também em partida única, com mando já definido por sorteio.
  • Os 20 times que avançarem à terceira se juntam aos 12 times já pré-classificados (Flamengo-RJ, Internacional-RS, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense-RJ, Grêmio-RS, Palmeiras-SP, Santos-SP, Athletico-PR, Ceará, Brasiliense-DF e Chapecoense-SC) e novo sorteio será realizado.
O que você achou desse conteúdo?