Repleta de emoção e com 12 gols em quatro jogos, a última rodada da primeira fase do Campeonato Cearense foi disputada neste domingo, 7, e terminou com o "título" do Ferroviário, que conquistou vaga na Copa do Brasil de 2022. Além disso, Barbalha e Guarany de Sobral acabaram rebaixados para a Série B do Estadual.
No estádio Franzé Moraes, em Itaitinga, o Tubarão da Barra podia garantir a primeira posição até com um empate, mas saiu atrás no placar, em cobrança de pênalti convertida por Ciel, artilheiro do certame. Ainda na primeira etapa, o time coral reagiu e virou com dois gols de Adilson Bahia. O triunfo por 2 a 1 assegura a ponta da primeira fase e a cota de quase R$ 600 mil pela presença na Copa do Brasil do próximo ano.
Sob o comando de Francisco Diá, o Ferrão já havia conseguido se garantir no torneio nacional deste ano por ter conquistado o bicampeonato da Taça Fares Lopes sobre o Icasa. Com R$ 560 mil embolsados, a equipe da Barra do Ceará enfrenta o Porto Velho-RO no próximo dia 17, fora de casa, em jogo único em que joga pelo empate para avançar.
O outro duelo que mirava a liderança — e a classificação para o mata-mata nacional — ocorreu no Domingão, em Horizonte, entre Atlético-CE e Pacajus. O Índio Paiacu saiu na frente, mas a Águia da Precabura reagiu e arrancou empate em 1 a 1. Com o tropeço do Caucaia, o resultado não alterou a colocação final das equipes na classificação final da fase.
A outra ponta da tabela também teve disputa acirrada, com emoção até o final e desfecho surpreendente. No estádio Mirandão, o Icasa recebeu o Guarany de Sobral, que iniciou a rodada fora da zona de rebaixamento e lutava contra o descenso. O Verdão do Cariri abriu 2 a 0, mas cedeu o empate em 2 a 2. Ainda assim, o time rubro-negro não escapou da queda e disputará a Segunda Divisão na próxima temporada.
A outra vaga no Z-2 sobrou para o Cariri e foi definida em clássico regional. No duelo direto realizado no Inaldão, o Crato, que era o lanterna, saiu perdendo para o Barbalha, mas conseguiu virar para 3 a 1 e se livrou do rebaixamento graças ao saldo de gols. A Raposa dos Verdes Canaviais, que conviveu com crise financeira e sofreu goleadas no decorrer da competição, retorna à Série B do Estadual em 2022.
Com as entradas de Ceará e Fortaleza e os seis clubes classificados — Ferroviário, Pacajus, Caucaia, Atlético-CE, Icasa e Crato —, a segunda fase do Campeonato Cearense será iniciada na próxima quarta-feira, 10. Diante do novo decreto de lockdown em Fortaleza, com validade até o próximo dia 18, as partidas da primeira rodada deverão ser disputadas na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior do Estado.
Campeonato Cearense
JOGOS DE ONTEM
"Campeão" da fase: Ferroviário
Avançam à segunda fase: Ferroviário, Pacajus, Atlético-CE, Caucaia, Icasa e Crato
Pré-classificados para a segunda fase: Fortaleza e Ceará
Rebaixados à Série B: Barbalha e Guarany de Sobral