Logo O POVO+
Ceará volta a vencer sem Vina após quase um ano
Esportes

Ceará volta a vencer sem Vina após quase um ano

O Vovô derrotou o Vitória-BA neste sábado, 7, por 3 a 1 sem a presença do meia-atacante, principal jogador do elenco. A última vez havia sido contra o Sport-PE no dia 15 de março de 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina é a principal referência do elenco do Ceará.  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Vina é a principal referência do elenco do Ceará.

Nesse sábado, o Ceará derrotou o Vitória-BA por 3 a 1 na Arena Castelão, pela segunda rodada da Copa do Nordeste 2021. Além da conquista dos três pontos, o resultado serviu para quebrar um longo tabu do Alvinegro de Porangabuçu. Foi a primeira vez em quase um ano que o Vovô venceu sem a presença de Vina em campo

O triunfo mais recente do Alvinegro sem o principal jogador do elenco no time foi no dia 15 de março de 2020, também na Arena Castelão, quando a equipe venceu o Sport-PE por 2 a 1 pela Copa do Nordeste. Esse jogo, já disputado sem público, foi o último do Ceará antes dos quatro meses de paralisação do futebol pela pandemia do novo coronavírus.

Desde aquele confronto, o Vovô havia disputado oito partidas sem Vina e não saiu vitorioso de qualquer uma delas. No recorte, foram seis derrotas e dois empates, aproveitamento de apenas 8% dos pontos. Um dos reveses foi o 3 a 0 contra o Palmeiras-SP, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o que comprometeu bastante as chances de avanço do Alvinegro no torneio nacional.

Antes da sequência negativa e da vitória contra o Sport, o Ceará, sem Vina, vencera ainda o Caucaia por 1 a 0, pela segunda fase do Campeonato Cearense. Nessa competição, ainda houve um empate sem gols com o Guarany de Sobral sem a presença do meia-atacante alvinegro.

A "Vinadependência" se explica pelos números excepcionais do atleta na temporada 2020. Em 59 jogos disputados, o meia-atacante marcou 23 gols e deu 19 assistências, o que soma 44 participações diretas em tentos do Ceará. Somente pelo Campeonato Brasileiro, foram 13 gols e nove assistências. O meia-atacante foi o sétimo maior artilheiro do Brasileirão na temporada e o líder de passes que resultaram em gols, ao lado de Keno, do Atlético-MG, e Arrascaeta, do campeão Flamengo-RJ. O desempenho acima da média fez com que fosse eleito para a seleção do Brasileirão da CBF, feito inédito para o futebol cearense.

Por uma nova temporada de sucesso, o Alvinegro precisa se acostumar a atuar sem a presença do seu melhor jogador, que renovou contrato até o fim de 2024. Ele, assim como a maioria dos titulares do Ceará em 2020, tem sido poupado nos compromissos iniciais da equipe na temporada. A ideia é ameniza a maratona de jogos no calendário, em vista do acúmulo de competições do Vovô em 2021 (Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro). Assim, o técnico Guto Ferreira deve rodar bastante o elenco e, eventualmente, poupar jogadores, inclusive Vina.

Nesse início de temporada, surgem alternativas ao Vinícius. Contratados para este ano, Marlon e Jorginho devem ganhar preferência na disputa pela "reserva imediata". O primeiro deles foi o titular contra o Vitória e deu assistência para o primeiro gol, marcado por Jacaré. Felipe Baxola, que voltou a entrar em campo após quase três meses contra o Leão Baiano, e Wescley correm por fora para ter a chance de atuar na posição de meio-campista armador, com chegada na área para finalizar.

Jogos do Ceará sem Vina na temporada 2020

  1. Ceará 1x0 Caucaia - Campeonato Cearense
  2. Ceará 0x0 Guarany de Sobral - Campeonato Cearense
  3. Ceará 2x1 Sport-PE - Copa do Nordeste
  4. Sport-PE 3x2 Ceará - Campeonato Brasileiro
  5. Ceará 1x1 Grêmio-RS - Campeonato Brasileiro
  6. Atlético-MG 2x0 Ceará - Campeonato Brasileiro
  7. Palmeiras-SP 2x1 Ceará - Campeonato Brasileiro
  8. Ceará 0x0 Sport-PE - Campeonato Brasileiro
  9. Palmeiras-SP 3x0 Ceará - Copa do Brasil
  10. Grêmio 4x2 Ceará - Campeonato Brasileiro
  11. Ceará 1x2 Atlético-GO - Campeonato Brasileiro
O que você achou desse conteúdo?