Logo O POVO+
Amanda Nunes é bem mais que a maior lutadora de MMA do mundo
Esportes

Amanda Nunes é bem mais que a maior lutadora de MMA do mundo

A brasileira é detentora de dois cinturões do UFC, nas categorias peso-galo (até 61 kg) e peso-pena (até 66 kg) e acumula feitos que vai além da distinção de gênero no esporte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A Leoa Amanda Nunes
Foto: Divulgação / UFC A Leoa Amanda Nunes "ostenta" os dois cinturões dela no UFC

Na madrugada do último domingo, 7, Amanda Nunes mais uma vez mostrou o motivo de ser considerada a maior lutadora da história das artes marciais mistas (MMA) feminino. Em apenas dois minutos e três segundos, a brasileira encaixou um triângulo reverso na australiana Megan Anderson e obrigou a oponente a desistir do combate após a finalização. Assim, a baiana de Pojuca manteve seu cinturão de campeã da categoria peso-pena (até 66 kg) do UFC. Ela, que também é campeã entre as peso-galo (até 61 kg) do maior evento do esporte, acumula feitos na carreira que a colocam entre os maiores nomes da história, independentemente do gênero.

Ela é a única lutadora, dentre homens e mulheres, a defender, simultaneamente e com sucesso, dois cinturões do UFC. Ela possui retrospecto atual de 12 vitórias consecutivas no evento, uma a menos que o nigeriano Kamaru Usman, que, com 13, tem a maior sequência atual. A “Leoa” não sabe o que é uma derrota desde setembro de 2014, quando perdeu por nocaute técnico para a norte-americana Cat Zingano.

Vale ressaltar que o recorde de vitórias consecutivas do UFC pertence ao brasileiro Anderson Silva, com 16 triunfos em sequência, entre 2006 e 2013. Nunes é ainda a quinta com mais defesas de título bem sucedidas, com nove (três no peso-pena e seis no peso-galo). Jon Jones, com 14, é o recordista.

O cartel de Amanda, que atualmente está com 32 anos, no UFC é de 14 vitórias e apenas uma derrota. O aproveitamento dela é de 93,3%. Na carreira inteira, somando lutas em outros eventos, o histórico dela consiste em 21 triunfos e quatro reveses. Dessas vitórias, 13 foram por nocaute, 4 por finalização e 4 por decisão dos juízes.

O percentual de vitórias da brasileira se compara ao dos maiores campeões da história do UFC, apesar da carreira dela não dar qualquer indicativo de desgaste. Jon Jones (91,3% de vitórias), Georges St-Pierre (91,3%), Demetrious Johnson (83%) e Anderson Silva (70%) são poucos a terem uma trajetória comparável.

O primeiro cinturão da Leoa, o do peso-galo, veio em julho de 2016, quando ela finalizou com facilidade Miesha Tate, com um mata-leão, ainda no primeiro round, com três minutos e 16 segundos. Depois disso, ela chocou o mundo ao "atropelar" Ronda Rousey, até então o maior nome do MMA feminino, com nocaute em menos de um minuto. 

Já o cinturão das peso-pena veio pouco mais de dois anos depois, em dezembro de 2018, após outro nocaute avassalador, aos 51 segundos do primeiro round, sobre a também brasileira Cris Cyborg — que ostentava sequência de 20 lutas sem derrota e tinha fama de "invencível". A Leoa herdou a cotação.

Ao todo, sete atletas conseguiram ser campeões em mais de uma categoria do UFC (Henry Cejudo, Randy Couture, BJ Penn, Georges St-Pierre, Conor McGregor, Daniel Cormier e Amanda Nunes). O clube fica ainda mais seleto quando restrito àqueles que ostentaram dois cinturões de forma simultânea: Penn, McGregor, Cormier e Nunes. Só um lutador, em toda a história, foi bem sucedida ao defender os dois títulos paralelamente. Amanda Nunes.

Para um futuro próximo, é provável que a Leoa volte a defender o título do peso-galo. Julianna Peña, sexta colocada no ranking desta categoria, é a favorita a ser desafiante pelo cinturão. O presidente do UFC, Dana White, se mostrou empolgado com o desempenho de Amanda. “Ela é incrível. Ela fez parecer fácil uma luta contra uma adversária bem dura. Ela é uma das pessoas mais legais do mundo e vamos conversar sobre ela voltar logo e defender o título do peso galo. Julianna Peña mandou mensagens para todos nós esta noite. Nós poderíamos fazer isso”, disse o gestor após a luta.

Joe Rogan, apresentador responsável por entrevistar os atletas do UFC após os combates, foi enfático ao avaliar o domínio de Amanda no evento. "É a maior da história! O problema é que não tem mais ninguém para enfrentar você!", ressaltou.

"Não sei, Joe, se existe alguém que ganhe de mim. Mas não é minha culpa (risos). Sei que tem várias meninas aí que querem essa oportunidade, estou só esperando", respondeu a líder do ranking peso-por-peso feminino do UFC. “Fico mais forte e melhor sempre. Uma leoa é sempre perigosa, mas quando ela tem uma filha, fica ainda mais perigosa. Eu vou me aposentar invicta e com os dois cinturões na minha cintura", homenageou Amanda.

A campeã se referia a Reagan Ann Nunes, filha dela com a esposa, a também lutadora Nina Ansaroff. A leoazinha atualmente tem cinco meses de vida e apareceu ao lado de Amanda no octógono após o triunfo mais recente dela no MMA.

Números de Amanda Nunes

  • Vitórias consecutivas: 12 (2015-2021). Recordista atual: Kamaru Usman com 13 (2015-2021). Recordista histórico: Anderson Silva, com 16 (2006-2013)
  • Vitórias em disputa de título: 9 (3 em peso-pena e 6 em peso-galo). Recordista: jon jones, com 14
  • Cartel no UFC: 14V- 1D (93,3%). Na carreira: 21V-4D (84%) . São 13 vitórias por nocaute, 4 por finalização e 4 por decisão dos juízes (por pontos).
  • Comparação com campeões históricos do UFC: Jon Jones (21V-1D-1NC, 91,3%), Georges St-Pierre (21V-2D, 91,3%), Demetrious Johnson (15V-2D-1E, 83%) e Anderson Silva (17V-6D-1NC, 70%) - Legenda: V (vitória); D (derrota); E (empate); NC (no contest, luta encerrada sem vencedor)
  • Vitórias contra campeãs ou ex-campeãs do UFC: 8 (Germaine De Randamie 2x, Valentina Shevchenko 2x, Holly Holm, Cris Cyborg, Ronda Rousey e Miesha Tate). Recordista: Georges St-Pierre, 9
  • Campeã peso-galo desde 9 julho de 2016 (1.704 dias)
    Campeã do peso-pena desde 29 dezembro de 2018 (801 dias)
  • Lutadores campeões de duas categorias na história do UFC: Henry Cejudo (peso-mosca e peso-galo), Randy Couture (meio-pesados e pesados), BJ Penn (leves e meio-médios) e Georges St-Pierre (meio-médios e médios), Conor McGregor (penas e leves), Daniel Cormier (meio-pesados e pesados) e Amanda Nunes (peso-galo e peso-pena)
  • Lutadores campeões simultaneamente de duas categorias na história do UFC: BJ Penn, Conor McGregor, Daniel Cormier e Amanda Nunes.
  • Lutadores que defenderam dois cinturões simultâneos na história do UFC: Amanda Nunes
O que você achou desse conteúdo?