Coração valente, porte físico privilegiado e pé calibrado. O atacante Saulo Mineiro é o principal destaque do Ceará neste início de temporada. Para se tornar jogador profissional, o jogador de 23 anos precisou superar problema cardíaco e vive o melhor momento da curta carreira no Alvinegro. Ele é o artilheiro da Copa do Nordeste com três gols em três jogos e pode disputar o primeiro Clássico-Rei como titular.
Apesar das dificuldades, o jovem teve rápida ascensão em quatro anos como atleta profissional. Depois de rodar por clubes mineiros e defender o Volta Redonda-RJ, Saulo saltou da Série C do Campeonato Brasileiro para ser destaque do Ceará, que joga a primeira divisão do futebol nacional. Na temporada 2020, o atacante fez 18 partidas e marcou quatro gols no time principal, tornando-se xodó da torcida. Ele ainda atuou pelo sub-23, no qual fez cinco gols em três partidas e conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
Nos quatro primeiros jogos das temporada 2021, Guto Ferreira apostou no rodízio do elenco e escalou times alternativos, enquanto não podia utilizar as principais peças do elenco e as novas contratações para o ataque, como Steven Mendoza e Yony González. Entre os que ganharam oportunidades entre os titulares, Saulo é quem agarrou a chance com mais afinco.
O Coração Valente, apelido carinhoso dado pela torcida alvinegra, foi titular nos três duelos do Vovô no Nordestão e o grande destaque da equipe nas apresentações. Com explosão física e velocidade, Saulo foi o jogador mais participativo e agudo do setor ofensivo. O atacante atuou tanto aberto, como ponta, quanto centralizado, de centroavante. Em ambas as posições, o camisa 73 agradou.
Além disso, mostrou faro de gol. O mineiro foi responsável pelo gol de empate diante do ABC-RN. Diante do Vitória-BA, ele decidiu a partida com dois gols, garantindo o triunfo do Alvinegro no Castelão. Ele só passou em branco na partida passada, no 0 a 0 com o Altos-PI. As atuações fincam o espaço dele na equipe e o colocam na briga pela titularidade.
No Clássico-Rei, a tendência é de que Guto mantenha Saulo entre os titulares. O atleta deve começar jogando como extremo. Será o terceiro duelo do atacante contra o Fortaleza. Nos dois embates anteriores, válidos pelo Estadual e Campeonato Brasileiro, o jogador entrou no segundo tempo e somou 41 minutos.