Logo O POVO+
Ceará completa dois anos sem gol de falta; Vina e Jorginho têm missão de quebrar o jejum
Esportes

Ceará completa dois anos sem gol de falta; Vina e Jorginho têm missão de quebrar o jejum

Última vez que o Vovô marcou um tento desse jeito foi em março de 2019, com o lateral-esquerdo Carleto. Em 2020, porém, Felipe Baxola quase fez contra o Oeste, na Copa do Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Desde a temporada passada, Vina é o principal batedor de faltas do Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Desde a temporada passada, Vina é o principal batedor de faltas do Ceará

Tente puxar pela memória a última vez em que o Ceará marcou um gol de falta. Se a lembrança demorar a vir ou nem acontecer, sem problemas: é que faz tempo mesmo. Afinal, faz exatamente dois anos hoje desde a última vez que uma cobrança alvinegra foi direto para as redes.

A última falta direta do Vovõ que terminou como gol (sem qualquer desvio) ocorreu em 23 de março de 2019, na partida entre Ceará e Santa Cruz-PE, pela Copa do Nordeste. Na ocasião, Tiago Carleto, aos 6 minutos do segundo tempo, acertou um chute de longa distância e fez o Castelão pulsar com a vibração da torcida.

De lá para cá, as cobranças diretas não têm sido uma boa arma para o Ceará. O mais próximo que o Vovô chegou de um tento assim, e que foi até mais difícil, diga-se, foi com o gol olímpico de Leandro Carvalho, em setembro de 2019. Em plena Arena Corinthians, contra o Timão, pelo Campeonato Brasileiro, o então atacante alvinegro cobrou escanteio de três dedos e enganou o goleiro Cássio. Além de belo, o gol saiu aos 47 minutos do segundo tempo e garantiu um empate fora de casa ao time cearense.

Na temporada passada, as bolas paradas ficaram mais concentradas no meia Vina. Algumas cobranças até terminaram com bola rede, mas não diretamente. Acabou não fazendo falta, pela quantidade de assistências e outros gols que ele marcou, mas o fato é que o camisa 29 foi a principal arma do Vovô também nesse quesito em 2020 e passou em branco.

Com a reformulação do elenco, o jogador contratado com mais desenvoltura nesse quesito foi o meia Jorginho. Na apresentação, ele mesmo comentou sobre a característica. “Como um articulador no meio de campo, venho trabalhando forte a parte de bater faltas nos clubes que passei e no Ceará não será diferente. Se houver oportunidade de bater faltas, vou treinar para aprimorar cada vez mais essa habilidade”, garantiu.

Em tese, ele veio para ser o substituto imediato de Vina, o que diminui as possibilidades de eles atuarem juntos e assim dobrar as chances de o Vovô em voltar a marcar de falta. Jorginho, no entanto, não pensa assim. “Temos condições de jogarmos juntos sim. Posso jogar pelo lado, mais atrás. O importante é conseguirmos nossos objetivos que é sempre vencer”, acredita.

No banco de reservas, o esquecido Felipe Baxola também gosta de cobrar faltas. Por pouco, inclusive, ele não marcou desse modo no ano passado. Pela Copa do Brasil, em jogo decisivo na segunda fase, ele foi o cobrador de uma falta aos 40 minutos do segundo tempo, quando o placar estava em 1 a 1 com o Oeste-SP. A bola foi no ângulo superior direito, mas o goleiro Felipe Lacerda espalmou. Por conta disso, a classificação foi definida nas penalidades.

Em cinco partidas realizadas pelo Ceará na temporada até aqui, é difícil identificar outro jogador que possa despontar nesse tipo de bola parada. Fernando Sobral e Marlon, por exemplo, que costumam cobrar escanteios, talvez possam desenvolver o hábito. Assim como outras peças que não demonstraram ter essa qualidade antes podem aparecer.

Foi assim com o goleiro Everson, em 2018. Até ele marcar contra o Corinthians, na Série A do Brasileiro, a habilidade do goleiro era pouco conhecida.

O que você achou desse conteúdo?