O CSA avançou para o mata-mata com quarta melhor campanha do grupo B. O time comandado pelo técnico Mozart Santos garantiu a classificação após somar 11 pontos em oito jogos, com duas vitórias, cinco empates e uma derrota.
A única derrota do Azulão no Nordestão ocorreu para o Ceará, quando perdeu por 2 a 0 no Castelão. A equipe tem mostrado na temporada futebol organizado e ofensivo. Na fase de grupos, o time encerrou a participação com o terceiro ataque mais goleador, com dez gols, dividindo o posto com o Vitória e o CRB.
No Estadual, o CSA é o vice-líder com 11 pontos, atrás apenas do principal rival, o CRB. Na Copa do Brasil, a equipe está na segunda fase e encara o Remo amanhã, em Maceió-AL. Diferente dos alagoanos, o Tricolor do Pici terá a semana livre para treino e descanso adequados para o duelo pelas quartas de final, que deve acontecer no sábado ou domingo.
O principal jogador do time na temporada é o centroavante Dellatorre. O centroavante tem nove gols em 11 jogos. Na Copa do Nordeste, ele possui cinco e é o vice-artilheiro, na cola de Gilberto, com seis. Outro atleta importante no time de Alagoas é o meia-atacante Rodrigo Pimpão. Remanescente de 2020, o atleta de 32 anos tem 62 partidas e 12 gols pelo Azulão.
O técnico Mozart Santos tem a confiança da torcida e da diretoria. Ele assumiu o clube em setembro de 2020, quando a equipe se encontrava na zona de rebaixamento. O treinador não só tirou o time do Z4, como brigou pelo acesso. O Azulão terminou a Série B em quinto colocado com 58 pontos, a três pontos do quarto, o Cuiabá. Em seis meses de trabalho no clube, o técnico tem 43 jogos, somando 20 vitórias, 16 empates e sete derrotas - o aproveitamento é de 58%.
No histórico de confrontos, o Fortaleza tem seis vitórias contra oito do CSA, além de 11 empates. O Tricolor está invicto há sete jogos em duelos contra o rival alagoano. Em confrontos no Nordestão, o Leão soma duas vitórias, cinco empates e uma derrota contra o adversário.
Os alagoanos sonham com a possibilidade de alcançar a final da Copa do Nordeste pela primeira vez. As melhores campanhas do clube ocorreram em 1999 e 2010, quando chegaram até as semifinais e foram eliminados para o Bahia e Vitória. Em 2020, o Azulão não conseguiu se classificar para o mata-mata.