Com quase 80% de aproveitamento na temporada, o Fortaleza chega com moral para as quartas de final da Copa do Nordeste, onde encara o CSA-AL - a partida deve ser no próximo fim de semana e ainda não está marcada pela CBF. O Tricolor do Pici avançou como líder do grupo B, com 17 pontos, e teve a melhor campanha geral da fase de grupos da competição. O clube sonha com a segunda "Orelhuda" após ter sido campeão em 2019.
Enderson avalia CSA, rival do Fortaleza nas quartas da Copa do Nordeste: "Adversário difícil"
A campanha do escrete tricolor na Lampions League tem cinco vitórias, dois empates e uma derrota. A temporada de 2021 da equipe tem sido ótima até o momento em termos de resultados. Além de ter se classificado com tranquilidade no torneio regional, o time comandado por Enderson Moreira cumpriu as metas na Copa do Brasil, superou dois rivais e está garantido na terceira fase, acumulando R$ 3,76 milhões em premiações.
Entre os números de destaque na campanha no Nordestão, a equipe do Pici foi quem mais conquistou vitórias na fase de grupos, com cinco no total, seguida por Ceará e Bahia, cada um com quatro. Com quatro gols sofridos em oito confrontos, a defesa do Leão foi a segunda menos vazada, ficando atrás apenas do principal rival no Estado, que levou três.
O clube espera repetir o feito de 2019, quando foi campeão pela primeira vez da Copa do Nordeste. Em 2021, o caminho até a taça está traçado. Caso vença o Azulão do Mutange, o Fortaleza vai medir forças com o vencedor do duelo entre Bahia e CRB. Com a melhor campanha, o Tricolor terá a condição de atuar como mandante nos jogos únicos das quartas de final e da semifinal. A única possibilidade de encontrar o maior rival, o Ceará, é na decisão, o que seria algo inédito na história da competição.
A trajetória do Leão na atual temporada é curiosa. Apesar dos resultados e o o cenário de tranquilidade previsto pelos números, o time viveu momentos de turbulência e de pressão. A insatisfação dos torcedores nos primeiros jogos era quanto ao desempenho do tricolor e o alvo principal das críticas foi o técnico Enderson Moreira, que até o número de telefone vazado teve, recebendo ataques de ódio e pressão desmedida.
A virada de chave do Leão veio no clássico nordestino contra o Bahia, rival histórico no âmbito regional e direto na Série A. Os cearenses estavam engasgados com o Esquadrão após goleada dolorosa na reta final do Brasileirão 2020. O Tricolor do Pici devolveu a derrota na penúltima rodada, quando superou os baianos por 2 a 1 no Castelão com desempenho positivo, sendo superior nos 90 minutos.
Na sequência, o Fortaleza ainda carimbou a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Com as últimas apresentações, o Enderson Moreira ganhou voto de confiança da torcida, apesar do técnico ainda dividir as opiniões dos torcedores.
O time moldado pelo treinador em 2021 é focado na forte marcação e no contra-ataque. O Tricolor não faz questão de ter a maior posse de bola, mas quando tem a pelota em domínio se mostra bastante objetivo. É difícil infiltrar no sistema defensivo e marcar contra os cearenses. De 11 partidas, a equipe não sofreu gols em sete.
Os principais destaques defensivos são o goleiro Felipe Alves e os volantes Éderson e Matheus Jussa. No ataque, David é melhor jogador do time. Ele o atleta do elenco com mais participações diretas em gols, seis no total - três gols e três assistências. (Lucas Mota)