Logo O POVO+
Quintero deixa 2020 ruim para trás e recupera boa fase e titularidade no Fortaleza
Esportes

Quintero deixa 2020 ruim para trás e recupera boa fase e titularidade no Fortaleza

Após uma temporada comprometida por lesões e queda de produção, zagueiro colombiano tem mostrado solidez defensiva e reconquistado território no clube
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Quintero tem retomado a condição de referência defensiva do Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Quintero tem retomado a condição de referência defensiva do Fortaleza

Primeiro estrangeiro a “vingar” com a camisa do Fortaleza, ainda em 2019, o zagueiro colombiano Juan Quintero parece ter finalmente se livrado da fase de baixa que vivia no Tricolor. A temporada passada foi problemática para o defensor, mas, aos poucos, ele vem recuperando o status de referência que ganhou com a camisa tricolor.

No primeiro ano de clube, Quintero era a peça de confiança de Rogério Ceni na defesa do Leão. Titular absoluto, fez 56 partidas e foi chave das conquistas daquela temporada. No título da Copa do Nordeste, em João Pessoa (PB), inclusive, o então técnico do Fortaleza chegou a afirmar para o jogador, ainda em campo, enquanto o abraçava: “Você é diferenciado”.

A atuação segura fez com que a diretoria tricolor se apressasse em renovar o vínculo com o zagueiro, que fechou com o Leão até o fim de 2022, com multa alta. O segundo ano do colombiano no Pici, porém, seria cheio de complicações. Muitas lesões (algumas repetidas) e atuações abaixo do esperado diminuíram a presença dele em campo — tanto literal, quanto figurativamente. A quantidade de partidas jogadas caiu mais da metade, para 27 em todo o ano, e a segurança que aparentava esvaiu-se.

Além disso, a relação com o torcedor perdeu o encanto. Antes chamado de xerife, o jogador viu suas redes sociais serem inundadas de cobranças e alguns xingamentos, o que o levou a mudar o perfil, na época, deixando publicadas apenas fotos de cunho familiar — hoje voltou a postar fotos de trabalho.

A temporada virou a maré de Quintero também. Dos 11 jogos que o Tricolor já disputou em 2011, ele participou de oito, tendo sido substituído apenas uma vez, já na reta final do jogo. São 711 minutos em campo e a titularidade absoluta, ao lado de Wanderson.

O companheiro de clube tem até um pouco mais de minutagem, mas já sofreu questionamentos do torcedor em mais de um jogo, enquanto o colombiano segue passando segurança. Em um dos jogos mais difíceis do Fortaleza na temporada, contra o Bahia, um adversário de Série A, Enderson Moreira colocou em Quintero a faixa de capitão.

Das três vezes que não jogou, uma estava no departamento médico e em duas foi preservado por ter jogos mais importantes na sequência. Segundo o FootStats, Quintero é o segundo jogador do Fortaleza com passe mais qualificado na Copa do Nordeste (média de 34,8 certos). O defensor também tem sido leal em campo no torneio, tendo cometido apenas uma falta em cinco partidas.

A chegada de Marcelo Benevenuto e, posteriormente, de Titi — este último, porém, não deve atuar na Copa do Nordeste, já que as inscrições para a competição terminam na sexta-feira, 16, e ele só deve chegar no fim do mês —, a concorrência vai ficando maior e a dupla Quintero/Wanderson sabe que corre risco de perder a titularidade. O entrosamento com o restante do grupo e as atuações regulares, dão vantagem aos dois.

Nas últimas coletivas, Quintero tem reforçado que vem entendendo e se adaptando ao estilo de jogo de Enderson Moreira. O colombiano até defendeu o comandante tricolor quando a pressão sobre ele era grande, o demonstra uma crença no trabalho realizado. Sem falar que pode contar pontos.

O que você achou desse conteúdo?