Logo O POVO+
Antigo freguês, Fortaleza tem histórico recente favorável contra CSA
Esportes

Antigo freguês, Fortaleza tem histórico recente favorável contra CSA

Tricolor e Azulão disputam vaga nas semifinais do Nordestão no sábado. Cearenses buscam quarta vitória consecutiva e querem aproveitar momento de oscilação dos alagoanos Enderson Moreira prega cautela
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza venceu o último encontro entre os times por 1 a 0, com gol de Tinga (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Fortaleza venceu o último encontro entre os times por 1 a 0, com gol de Tinga

O peso que as camisas de Fortaleza e CSA-AL têm no Nordeste por si só já justificaria o encontro entre ambos, em campo, ser chamado de clássico. O histórico recente deste duelo, entretanto, aumenta o peso da rivalidade.

De 2017 para cá, tricolores e azulinos se enfrentaram dez vezes. O número alto de partidas entre os dois clubes se justifica pela trajetória deles, que foram semelhantes nas últimas temporadas. CSA e Fortaleza subiram juntos para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2017, tendo disputado a final da terceira divisão nacional — quando os alagoanos levaram a melhor. No ano seguinte, repetiram a dobradinha do acesso à elite do futebol brasileiro, desta vez com o Tricolor levantando taça. Em 2019, se encontraram na Série A e na Copa do Nordeste.

Com a queda do CSA-AL para a Série B, na temporada 2020 os dois só se enfrentaram uma vez, pelo Nordestão, em março. Mais de um ano depois, o Leão volta a encarar o time marujo, desta vez pelas quartas de final do Nordestão. Ou seja, em jogo eliminatório.

O Tricolor vive melhor momento e joga em casa, por isso é favorito. O CSA vive momento de instabilidade, tendo vencido apenas um jogo dos últimos seis que disputou. A oscilação negativa por pouco não custou a classificação do Azulão à segunda fase da Copa do Nordeste.

Sem vantagem para nenhum dos lados, ambos precisam da vitória para avançar. Se o Leão assim o fizer, será o quarto triunfo consecutivo sobre o time alagoano. Nas últimas três partidas entre ambos, o CSA sequer marcou um gol.

Antes disso, porém, o time marujo era pedra no sapato tricolor. O Fortaleza ficou mais de dois anos sem vencer o CSA, no recorte a partir de 2017. Foram quatro jogos naquela temporada, sendo dois pela fase de grupos e dois na final. Os alagoanos ganharam um em cada fase e os outros dois terminaram empatados.

Depois disso, houve ainda três empates para que o Leão, enfim, conseguisse vencer e abrir domínio no duelo. No histórico geral, o Azulão ainda leva a melhor. Segundo dados do site de estatísticas OGol, são 25 jogos na história, com 6 vitórias do Fortaleza, 8 do CSA e 11 empates. Em casa, porém, o Tricolor leva vantagem (apertada, com 4 triunfos e 3 revezes, além de 7 igualdades). O Leão também tem vantagem no Nordestão, tendo vencido dois confrontos e perdido um, em cinco partidas.

Histórico de confronto e momento ruim — o time alagoano acaba de ser eliminado da Copa do Brasil, para o Remo-PA, nos pênaltis —, no entanto, não convencem o técnico do Fortaleza, Enderson Moreira. Logo na coletiva após a definição das quartas de final do Nordestão, ele avisou.

"A gente pegou um adversário extremamente difícil, é importante falar isso para todo mundo. É um jogo muito complicado, a equipe do CSA é muito bem montada, com muito argumento, bons jogadores, então vai ser, sem dúvida, uma decisão de bom futebol, de duas equipes que gostam de jogar, bem organizadas e a gente espera que possa ser mais competente e conquistar essa classificação por tudo aquilo que temos produzido na competição", disse.

Fortaleza e CSA jogam no Castelão, amanhã, a partir das 16 horas. Um empate leva a decisão para as penalidades. Em jogo, R$ 350 mil, além de uma vaga na semifinal da Copa do Nordeste.

Histórico de Fortaleza x CSA

Geral: 25 jogos

  • 6 vitórias para o Fortaleza
  • 8 vitórias para o CSA
  • 11 empates

Recente (2017-2021): 10 jogos

  • 3 vitórias para o Fortaleza
  • 2 vitórias para o CSA
  • 5 empates
  • Fortaleza 1x0 CSA-AL - 07/3/2020 (Copa do Nordeste)
  • Fortaleza 3x0 CSA-AL - 17/11/2019 (Série A)
  • CSA-AL 0x2 Fortaleza - 12/8/2019 (Série A)
  • Fortaleza 0x0 CSA-AL - 28/1/2019 (Copa do Nordeste)
  • Fortaleza 1x1 CSA-AL - 06/11/2018 (Série B)
  • CSA-AL 0x0 Fortaleza - 20/7/2018 (Série B)
  • CSA-AL 0x0 Fortaleza - 21/10/2017 (Série C)
  • Fortaleza 1x2 CSA-AL - 10/4/2017 (Série C)
  • Fortaleza 1x1 CSA-AL - 27/8/2017 (Série C)
  • CSA-AL 1x0 Fortaleza - 26/6/2017 (Série C)
O que você achou desse conteúdo?