Logo O POVO+
Ceará e Sampaio Corrêa se encontram pela 1ª vez em mata-mata do Nordestão
Esportes

Ceará e Sampaio Corrêa se encontram pela 1ª vez em mata-mata do Nordestão

Alvinegro tem vantagem no histórico de duelos contra a Bolívia Querida na Copa do Nordeste. Vovô possui três vitórias, uma derrota e um empate
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Antes de chegar ao Ceará, Fernando Sobral se destacou no Sampaio Corrêa (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)
Foto: Felipe Santos/Ceará SC Antes de chegar ao Ceará, Fernando Sobral se destacou no Sampaio Corrêa

Ceará e Sampaio Corrêa-MA vão se encontrar pela sexta vez na história da Copa do Nordeste amanhã, às 16 horas, no Castelão (o de Fortaleza), em confronto válido pelas quartas de final. É o primeiro duelo entre as duas equipes em fase de mata-mata da competição. Dono da maior sequência invicta da história do Nordestão, com 20 jogos sem perder, o Alvinegro de Porangabuçu leva vantagem no retrospecto de embates contra a Bolívia Querida no torneio.

Classificado como líder do Grupo A, o Vovô será o mandante da partida por ter a melhor campanha. Os maranhenses se classificaram como quarto colocados. Quartas de final e semifinal da Copa do Nordeste serão disputadas em jogo único, com mando do time de melhor campanha. Caso avance, o Alvinegro atuará em casa novamente.

Os times voltam a se encontrar na competição após dois anos. O Ceará chega ao confronto com lembranças positivas, com duas vitórias seguidas, em 2018 e 2019. No histórico de duelos pela Copa do Nordeste, o clube do Porangabuçu tem três triunfos, contra um do rival, além de um empate.

A única vitória do Sampaio Corrêa sobre os cearenses ocorreu na partida de ida pela fase de grupos do Nordestão 2018. Na ocasião, a equipe maranhense jogou como mandante e bateu o rival por 1 a 0. Naquela temporada, a Bolívia Querida levantou a "Orelhuda" pela primeira — e até agora única — vez.

O último encontro ocorreu em janeiro de 2019, na primeira rodada da competição. O Ceará goleou o Sampaio por 5 a 0. No histórico geral de confrontos, o Vovô também leva vantagem. De 24 jogos contra os maranhenses, os cearenses venceram 10, perderam 6 e empataram 8.

O duelo pelas quartas de final marca também o reencontro de jogadores do elenco alvinegro contra a ex-equipe. Fernando Sobral, William Oliveira e Marlon já vestiram a camisa do Sampaio Corrêa e nunca enfrentaram o ex-clube como atletas do Ceará. O trio, porém, deve começar a partida no banco de reservas.

Os meio-campistas Marlon e Fernando Sobral foram, inclusive, decisivos na única derrota do Ceará para o Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste. O meia deu assistência para o volante marcar o gol da vitória maranhense por 1 a 0.

O zagueiro Luiz Otávio é outro ex-Sampaio que é destaque do Ceará. Na quinta temporada seguida pelo Vovô, o capitão do time do Porangabuçu já enfrentou a Bolívia Querida três vezes enquanto atleta alvinegro.

Além da vantagem no histórico, o Ceará carrega o favoritismo pelo momento atual da equipe, que completa em 2021 a quarta temporada seguida na Série A, pela qualidade do elenco e pelo desempenho em relação ao adversário. Entretanto, para o principal jogador do Alvinegro, Vina, o time tem de confirmar dentro de campo a projeção positiva.

"Hoje é difícil falar em favoritismo. Sabemos que o campeonato está muito igual. O favoritismo temos que colocar dentro de campo e fazer por merecer. É isso que vamos fazer para domingo sairmos classificados para a semifinal. É um jogo que todo jogador gosta de jogar. Temos que nos preparar mentalmente também, para as situações do jogo", comentou Vinam em coletiva de imprensa.

O técnico Guto Ferreira terá todo o elenco à disposição, com exceção do atacante Jacaré, que se recupera de cirurgia no joelho. O comandante alvinegro deve manter a base do time que vem jogando com a possibilidade de duas mudanças no ataque, com as entradas de Lima e Vizeu nos lugares de Saulo e Cléber. 

Já o treinador do Sampaio, Rafael Guanaes, não poderá contar com o zagueiro Paulo Sérgio, que está lesionado e cumpre suspensão. Por outro lado, ele ganha os retornos do defensor Joécio, do lateral Marlon, do volante Ferreira, do meia Eloir e dos atacantes Dudu e Pimentinha, poupados no clássico contra o Moto Club pelo Maranhense, na última quarta-feira.

Made with Flourish

Ceará x Sampaio Corrêa

Histórico geral

  • 24 jogos 
  • 10 vitórias do Ceará
  • 6 vitórias do Sampaio Corrêa
  • 8 empates

Histórico na Copa do Nordeste

  • 3 vitórias do Ceará
  • 1 vitória do Sampaio Corrêa
  • 1 empate
O que você achou desse conteúdo?