Logo O POVO+
Fortaleza reencontra CSA em busca de vaga na semifinal da Copa do Nordeste
Esportes

Fortaleza reencontra CSA em busca de vaga na semifinal da Copa do Nordeste

Adversários na final da Série C de 2017, Tricolor e Azulão fazem novo duelo decisivo hoje, na Arena Castelão, e tentam avançar no Nordestão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Camisa 9 tricolor, Wellington Paulista deve formar trio de ataque com David e Robson (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Camisa 9 tricolor, Wellington Paulista deve formar trio de ataque com David e Robson

Campeão em 2019, o Fortaleza tenta se credenciar à disputa do bicampeonato da Copa do Nordeste. Para isso, terá de superar um velho conhecido em confrontos decisivos a partir das 16 horas de hoje, na Arena Castelão, pelas quartas de final do torneio: o CSA-AL.

Em 2017, o Leão chegou à final da Série C do Campeonato Brasileiro diante do time alagoano. O Azulão levou a melhor no Gigante da Boa Vista e administrou a vantagem dentro de casa para assegurar o título. A partir dali, a propósito, a equipe do Pici iniciou sequência invicta e soma sete jogos sem perder para o adversário regional.

Os clubes seguiram trajetórias semelhantes até 2019. No ano anterior, disputaram a Segunda Divisão e tiveram novo êxito em conjunto — desta vez com cearenses como campeões e alagoanos como vices —, conseguindo acesso para a elite nacional, onde se enfrentaram na temporada seguinte. O CSA-AL acabou rebaixado, enquanto o Tricolor se manteve no Brasileirão. O último reencontro foi no ano passado, pelo Nordestão, e um gol de Tinga selou o triunfo dos donos da casa.

LEIA MAIS

Na atual edição do certame regional, os dois times ficaram no Grupo B e, pelo regulamento, não se enfrentaram. O Fortaleza terminou a primeira fase na liderança, com 17 pontos, enquanto o Azulão garantiu a quarta posição, com 11. Cada equipe sofreu apenas uma derrota, mas os alagoanos tiveram um número maior de empates. Hoje, além da classificação, o duelo vale premiação de R$ 350 mil.

"É uma grande equipe. Não concordo que esteja em um mau momento, é uma equipe de muita qualidade, com um treinador muito bom, que sabe muito bem trabalhar a posse de bola. Joguei contra eles algumas vezes, então sei da qualidade que tem o treinador (Mozart Santos) e da capacidade do time adversário. A gente tem que estar concentrado para o grande jogo que vai acontecer e buscar a vitória a todo momento", alertou o experiente atacante Wellington Paulista.


Para o compromisso decisivo, o técnico Enderson Moreira será desfalque à beira do campo em razão do terceiro cartão amarelo, mas poderá usar força máxima na escalação. A tendência é que o comandante repita a base da formação que venceu Bahia, pela Copa do Nordeste, e Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil, ambos dentro de casa. O fator mando de campo, aliás, pode ser novamente um trunfo.

"Ajuda muito, pelo gramado, que a gente já está acostumado, pelo estádio, por não ter viagem, que é desgastante. É importante estar dentro de casa, tudo bem próximo da gente e favorável", apontou o camisa 9 do Leão.

O CSA-AL, por sua vez, volta a campo após ser eliminado do mata-mata nacional pelo Remo-PA, nos pênaltis, na última terça-feira, 13. O técnico Mozart também deverá manter a escalação para tentar o triunfo fora de casa. A esperança de gols fica sob a responsabilidade do atacante Dellatorre, vice-artilheiro do Nordestão, com cinco gols.

O início das quartas de final da competição regional também marcará o começo da utilização do árbitro de vídeo nos confrontos. O responsável pelo VAR na cabine do Castelão será o potiguar Caio Max Augusto Vieira.

Made with Flourish

Fortaleza x CSA-AL

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Daniel Guedes, Quintero, Wanderson e Carlinhos; Matheus Jussa, Éderson e Matheus Vargas; Robson, Wellington Paulista e David. Técnico: Luís Fernando Flores

CSA-AL
4-3-3: Darley; Norberto, Matheus Felipe, Lucão e Vitor Costa; Geovane, Silas e Gabriel; Rodrigo Pimpão, Marco Túlio e Dellatorre. Técnico: Mozart

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 17/4/2021
Horário: 16 horas (horário de Fortaleza)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho/PB
Assistentes: Kildenn Tadeu Morais de Lucena/PB e Schumacher Marques Gomes/PB
VAR: Caio Max Augusto Vieira/RN
Transmissão: SBT, Fox Sports, Nordeste FC, Rádio O POVO CBN e Tempo Real O POVO Online

 

O que você achou desse conteúdo?