Logo O POVO+
Fortaleza explora bola parada, vence CSA e avança à semifinal da Copa do Nordeste
Esportes

Fortaleza explora bola parada, vence CSA e avança à semifinal da Copa do Nordeste

Leão tem dificuldade diante do Azulão, mas ganha por 2 a 1 com gols de David e Bruno Melo e enfrentará o Bahia na próxima fase do torneio regional. Foi a primeira vitória do Tricolor sobre o Azulão em fase eliminatória
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA,CE, BRASIL, 17.04.2021: Jogo pela copa do Nordeste Fortaleza vs CSA. Arena Castelão.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO). (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA FORTALEZA,CE, BRASIL, 17.04.2021: Jogo pela copa do Nordeste Fortaleza vs CSA. Arena Castelão. (Fotos: Fabio Lima/O POVO).

Contra o CSA-AL, ontem na quarta de final da Copa do Nordeste, o Fortaleza fez a especialidade da temporada. Duelo equilibrado, atuação aquém do esperado, mas com a eficiência necessária para vencer. O Tricolor explorou a força da bola parada, venceu o Azulão por 2 a 1 na Arena Castelão e vai encarar o Bahia, que goleou o CRB-AL por 4 a 0, na semifinal do torneio, em novo jogo como mandante.

Em busca da vaga entre as quatro melhores equipes do Nordestão, o Leão foi a campo com três novidades na escalação: o zagueiro Marcelo Benevenuto, o lateral-esquerdo Bruno Melo e o meia-atacante Yago Pikachu apareceram nas vagas de Quintero, Carlinhos e Wellington Paulista. O Azulão, por sua vez, adotou formação mais ofensiva e conseguiu ser páreo duro no Gigante da Boa Vista.

Os donos da casa tinham dificuldade para construir lances ofensivos, enquanto os alagoanos fechavam bem os espaços na defesa e aproveitavam as brechas na marcação adversária para criar perigo. Logo aos dois minutos, o time visitante roubou bola no campo de ataque, Dellatorre arriscou finalização de fora da área, e Felipe Alves espalmou.

Quatro minutos depois, Victor Costa acionou Marco Túlio em rápido contra-ataque, o atacante fez jogada individual até chegar à área e bater por cima da meta. "Encaixotado" no sistema defensivo adversário, o Tricolor utilizou a alternativa da bola parada para balançar as redes: aos 16, Daniel Guedes cobrou escanteio, Wanderson cabeceou firme para defesa de Darley. David, completamente livre, aproveitou o rebote para marcar. O assistente apontou impedimento, mas o VAR, que estreia no mata-mata do Nordestão, — revisou o lance e validou o tento.

O ímpeto da equipe do Pici arrefeceu após o gol e deu espaço para o CSA buscar a reação. Aos 25, Dellatorre recebeu lançamento na área, dominou e foi derrubado por Wanderson. O árbitro assinalou pênalti, mas o assistente marcou impedimento prévio, ratificado pelo VAR. O Tricolor respondeu aos 34, quando Éderson arriscou cruzamento, a bola foi direto para o gol e acertou o travessão. No rebote, Robson bateu cruzado à direita da meta.

REPERCUSSÃO DE FORTALEZA X CSA

Nos minutos finais da primeira etapa, o Azulão do Mutange fez valer a pressão e igualou o placar. Primeiro, criou perigo aos 38, quando Victor Costa cruzou, Silvinho mergulhou na entrada da área e cabeceou com perigo à esquerda de Felipe Alves. Dois minutos depois, após novo cruzamento para a área, Yago Pikachu ajeitou de cabeça e tentou cortar, mas Victor Costa se antecipou e sofreu pênalti. O artilheiro Dellatorre bateu forte e selou o 1 a 1 no primeiro tempo.

Para o segundo tempo, Luís Fernando Flores — que substituiu o suspenso Enderson Moreira — mexeu no Fortaleza: colocou Tinga para dar mais força ao lado direito e deu vez a Wellington Paulista. O camisa 9 apareceu logo aos cinco minutos, quando partiu pela ponta e cruzou para Robson, que testou por cima do gol.

No minuto seguinte, David fez jogada individual pela esquerda, tabelou com Matheus Vargas e encheu o pé esquerdo dentro da área, mas a bola saiu. Aos oito, Rodrigo Pimpão cruzou da direita e Dellatorre cabeceou fraco na área tricolor. O Leão teve boa oportunidade para ampliar aos 13, quando Darley espalmou cruzamento rasteiro de Robson, mas Wellington Paulista, sozinho, mandou para fora.

Aos 21, porém, Bruno Melo não perdoou. Robson cobrou falta cruzada e o lateral-artilheiro desviou para as redes, decretando o triunfo e a classificação para a próxima fase. O time do Pici enfrentará o Bahia, que goleou o CRB-AL por 4 a 0, novamente no Castelão, em jogo único.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Fortaleza 2x1 CSA-AL

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Daniel Guedes (Tinga), Marcelo Benevenuto, Wanderson e Bruno Melo; Matheus Jussa, Éderson e Matheus Vargas (Romarinho); Yago Pikachu (Wellington Paulista), David (Osvaldo) e Robson (Felipe). Técnico: Luís Fernando Flores

CSA-AL
4-3-3: Darley; Norberto, Matheus Felipe, Lucão e Vitor Costa; Geovane (Aylon), Gabriel (Silas) e Silvinho (Bruno Mota); Rodrigo Pimpão (Ítalo), Dellatorre e Marco Túlio (Iury). Técnico: Mozart

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 17/4/2021
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho/PB
Assistentes: Kildenn Tadeu Morais De Lucena/PB e Schumacher Marques Gomes/PB
Gols: David, aos 16 min/1T, e Bruno Melo, aos 21 min/2T (FOR); Dellatorere, aos 42 min/1T (CSA)
Cartões amarelos: Wellington Paulista e Bruno Melo (FOR); Lucão e Norberto (CSA)
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

O que você achou desse conteúdo?