A segunda-feira no Pici é de folga para o elenco do Fortaleza. Após vencer o CSA-AL por 2 a 1 e se classificar para a semifinal da Copa do Nordeste, o Leão retorna aos treinos nesta terça-feira, 20 para se preparar para o jogo contra o Bahia, que deve ocorrer no próximo sábado, 24. Os comandados do técnico Enderson Moreira terão a semana totalmente dedicada à preparação para a partida, algo que já era positivo pelo descanso, mas que se torna ainda mais favorável pelo fato de o adversário estar em situação oposta, com viagem internacional e jogo no meio de semana.
Atualmente disputando Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, o Bahia estreia na quarta-feira, 21, pela Copa Sul-Americana e irá enfrentar uma longa viagem até o Uruguai, onde enfrenta o Montevideo City Torque. Depois disso, o time volta ao Brasil para encarar o Fortaleza na semifinal do Nordestão, completando quatro torneios paralelos neste início de temporada.
Como ambas as competições são importantes para o time baiano, o técnico Dado Cavalcanti já avisou que não irá poupar ninguém na disputa da competição internacional. Assim, o desgaste do Esquadrão Tricolor se acumula.
A agenda lotada do Bahia não vem de hoje. Neste mês de abril, o Esquadrão já disputou seis jogos. Destes, os dois válidos pelo Campeonato Baiano foram disputados com a equipe sub-23. No restante das partidas, Dado utilizou os jogadores do elenco principal. A situação do Fortaleza é mais confortável. No mesmo período, o Tricolor do Pici disputou quatro jogos, dois pela Copa do Brasil e dois pela Copa do Nordeste, sempre com time principal — com eventuais baixas para preservar o elenco.
Além de ter a semana cheia, o Fortaleza terá um retorno para o duelo. Após cumprir suspensão, o técnico Enderson Moreira poderá estar à beira de campo na disputa dos tricolores. Recentemente, ele completou 100 dias no comando técnico do Leão.
Em relação o elenco, a única dúvida do treinador para o embate é o zagueiro Jackson, que ficou fora da última partida por estar tratando de um estiramento do ligamento colateral lateral do joelho esquerdo.
A partida de sábado será a terceira entre as equipes somente em 2021. A primeira vez que se encontraram no ano foi ainda pela temporada 2020 e o resultado foi traumático para o Fortaleza, que vivia um momento difícil no Brasileirão. Perto da zona de rebaixamento, o Tricolor do Pici foi goleado por 4 a 0 pelo clube baiano, o que fez com o que time ficasse dependendo de outros resultados para escapar da degola.
O segundo encontro já foi mais positivo para o Leão. Apesar de ter proposto um jogo mais defensivo, apostando em contra-ataques, o Leão venceu o Esquadrão por 2 a 1, com gols de Matheus Jussa e David e garantiu a vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste com uma rodada de antecedência. Curiosamente, ambos os jogos foram no Castelão, tal qual o próximo e decisivo embate.
Jogos do Fortaleza neste mês de abril