A largada positiva na Copa Sul-Americana, com triunfo por 3 a 1 sobre o Jorge Wilstermann, da Bolívia, nessa quarta-feira, 21, garantiu moral necessário para o Ceará para mais um confronto importante, diante do Vitória-BA. Invicto há oito jogos, o time de Porangabuçu engatou cinco vitórias consecutivas e almeja ampliar a marca na semifinal da Copa do Nordeste, no próximo sábado, 24.
O último revés alvinegro faz exatos 44 dias: 2 a 1 para o Ferroviário, em 10 de março, na primeira rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. Na sequência, emendou empates com Altos-PI (0 a 0), Fortaleza (0 a 0) e Botafogo-PB (1 a 1), todos pelo Nordestão. Àquela altura, as igualdades significavam jejum de resultados positivos e causavam incômodo a um mês da estreia no torneio continental.
A virada de chave, então, ocorreu a partir do último dia de março, quando o Vovô bateu o CSA-AL por 2 a 0, na Arena Castelão, com boa atuação. A ascensão foi ratificada com o atropelo no Sport-PE, por 4 a 0, em plena Ilha do Retiro. Salgueiro-PE e Sampaio Corrêa-MA foram as vítimas seguintes, com o placar repetido de 3 a 0. O último derrotado foi o time boliviano, pelo Grupo C da Sula.
LEIA MAIS
Nos quatro triunfos anteriores ao duelo internacional, o time de Guto Ferreira estava com a defesa intransponível com a dupla de zaga formada por Messias e Luiz Otávio — Gabriel Dias também se firmou na lateral, inclusive com gols. Mendoza se adaptou à nova casa rapidamente e soma três gols, Felipe Vizeu reencontrou o caminho das redes e se tornou titular e Vina, principal destaque em 2020, conseguiu pôr fim ao jejum na última partida.
"Tudo isso traz confiança. Agora é administrar também, porque nós temos uma semifinal difícil, contra uma equipe que está crescendo. Para nós, é decisão, uma semifinal que nos levaria à final. E depois não para, praticamente nem descansa e já tem viagem pra Argentina. Então, mais do que nunca, nós temos que controlar os jogadores, descansar e buscar situações de escalar o melhor 11, o 11 que possa manter intensidade e a qualidade que a equipe vem apresentando", avaliou o técnico Guto Ferreira.
O próximo adversário será o Rubro-Negro de Salvador, sábado, 24, no Castelão, pela semifinal da Lampions League. Na maratona de jogos importantes, o Ceará já terá pela frente na próxima terça-feira, 27, o Arsenal de Sarandí, na Argentina, mas volta as atenções para o confronto regional para tentar carimbar presença na decisão.
"A vitória nos dá muita confiança, sim, mas é outra competição, outra escola, muda o campeonato. Se a gente perder para o Vitória, está fora, não vai pra final. Então, muda tudo. Nosso foco agora é jogo do Vitória, temos que ganhar para classificar para a final. Terça-feira é outro jogo, segunda rodada da Sul-Americana. Mas o foco é sábado agora", frisou o volante Pedro Naressi, autor de um gol contra o Jorge Wilstermann-BOL.
"Não é tão simples assim (mudar o foco), mas é fundamental. A gente tem um grupo experiente, então pode sair na frente por conta disso. A rapaziada já é acostumada a jogos decisivos. E é assim, a gente jogou ontem (quarta-feira), ganhou, mas não leva nada. O jogo do Vitória começa 0 a 0, e a gente tem que ganhar para classificar para a final", ressaltou o camisa 31.