Logo O POVO+
Embalado por triunfo na Sula, Ceará quer ampliar sequência invicta em semifinais do Nordestão
Esportes

Embalado por triunfo na Sula, Ceará quer ampliar sequência invicta em semifinais do Nordestão

Sem perder há oito jogos, Alvinegro emenda cinco vitórias, vê atletas em ascensão e volta as atenções para o Vitória-BA, rival de sábado, 24
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pedro Naressi (ao centro) destacou o desafio de
Foto: FABIO LIMA Pedro Naressi (ao centro) destacou o desafio de "virar a chave" entre competições distintas

A largada positiva na Copa Sul-Americana, com triunfo por 3 a 1 sobre o Jorge Wilstermann, da Bolívia, nessa quarta-feira, 21, garantiu moral necessário para o Ceará para mais um confronto importante, diante do Vitória-BA. Invicto há oito jogos, o time de Porangabuçu engatou cinco vitórias consecutivas e almeja ampliar a marca na semifinal da Copa do Nordeste, no próximo sábado, 24.

O último revés alvinegro faz exatos 44 dias: 2 a 1 para o Ferroviário, em 10 de março, na primeira rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. Na sequência, emendou empates com Altos-PI (0 a 0), Fortaleza (0 a 0) e Botafogo-PB (1 a 1), todos pelo Nordestão. Àquela altura, as igualdades significavam jejum de resultados positivos e causavam incômodo a um mês da estreia no torneio continental.

A virada de chave, então, ocorreu a partir do último dia de março, quando o Vovô bateu o CSA-AL por 2 a 0, na Arena Castelão, com boa atuação. A ascensão foi ratificada com o atropelo no Sport-PE, por 4 a 0, em plena Ilha do Retiro. Salgueiro-PE e Sampaio Corrêa-MA foram as vítimas seguintes, com o placar repetido de 3 a 0. O último derrotado foi o time boliviano, pelo Grupo C da Sula.

LEIA MAIS

Nos quatro triunfos anteriores ao duelo internacional, o time de Guto Ferreira estava com a defesa intransponível com a dupla de zaga formada por Messias e Luiz Otávio — Gabriel Dias também se firmou na lateral, inclusive com gols. Mendoza se adaptou à nova casa rapidamente e soma três gols, Felipe Vizeu reencontrou o caminho das redes e se tornou titular e Vina, principal destaque em 2020, conseguiu pôr fim ao jejum na última partida.

"Tudo isso traz confiança. Agora é administrar também, porque nós temos uma semifinal difícil, contra uma equipe que está crescendo. Para nós, é decisão, uma semifinal que nos levaria à final. E depois não para, praticamente nem descansa e já tem viagem pra Argentina. Então, mais do que nunca, nós temos que controlar os jogadores, descansar e buscar situações de escalar o melhor 11, o 11 que possa manter intensidade e a qualidade que a equipe vem apresentando", avaliou o técnico Guto Ferreira.

O próximo adversário será o Rubro-Negro de Salvador, sábado, 24, no Castelão, pela semifinal da Lampions League. Na maratona de jogos importantes, o Ceará já terá pela frente na próxima terça-feira, 27, o Arsenal de Sarandí, na Argentina, mas volta as atenções para o confronto regional para tentar carimbar presença na decisão.

"A vitória nos dá muita confiança, sim, mas é outra competição, outra escola, muda o campeonato. Se a gente perder para o Vitória, está fora, não vai pra final. Então, muda tudo. Nosso foco agora é jogo do Vitória, temos que ganhar para classificar para a final. Terça-feira é outro jogo, segunda rodada da Sul-Americana. Mas o foco é sábado agora", frisou o volante Pedro Naressi, autor de um gol contra o Jorge Wilstermann-BOL.

"Não é tão simples assim (mudar o foco), mas é fundamental. A gente tem um grupo experiente, então pode sair na frente por conta disso. A rapaziada já é acostumada a jogos decisivos. E é assim, a gente jogou ontem (quarta-feira), ganhou, mas não leva nada. O jogo do Vitória começa 0 a 0, e a gente tem que ganhar para classificar para a final", ressaltou o camisa 31.

O que você achou desse conteúdo?