Logo O POVO+
Fortaleza procura técnico nível Rogério Ceni
Esportes

Fortaleza procura técnico nível Rogério Ceni

Leão procura novo técnico após demitir Enderson Moreira e ser eliminado da Copa do Nordeste
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ABEL Braga, Dorival Júnior, Fernando Diniz, Jair Ventura são alguns nomes livres no mercado para o Fortaleza 
 (Foto: Ricardo Duarte / Internacional)
Foto: Ricardo Duarte / Internacional ABEL Braga, Dorival Júnior, Fernando Diniz, Jair Ventura são alguns nomes livres no mercado para o Fortaleza

A eliminação do Fortaleza em casa para o Bahia na fase semifinal da Copa do Nordeste, sem acertar nenhum chute no gol em 90 minutos, foi o fim da linha para Enderson Moreira.

Na noite de ontem, o clube confirmou a saída dele do comando técnico. Dessa vez, nem os bons números foram suficientes para a diretoria bancá-lo.

Enderson deixa o Tricolor com um aproveitamento de 76,9% na temporada 2021 e de 57,9% no geral, contabilizando a reta final da Série A. Em pouco mais de cem dias de trabalho, foram 23 partidas, com 12 vitórias, quatro empates e sete derrotas. Sob sua responsabilidade, a equipe balançou as redes adversárias 25 vezes e sofreu 23 gols.

Pesou para a saída do treinador o desempenho do time em campo, principalmente na parte ofensiva. De maneira coletiva, o departamento de futebol do clube avaliou que houve pouca ou nenhuma evolução nesse quesito no período em que Enderson treinou o time. Especialmente na temprorada 2021 com os reforços que chegaram ao elenco.

O contexto de desgaste do agora ex-treinador junto à torcida também foi levado em conta. Desde o fim da Série A que os tricolores pediam a saída de Enderson.

Agora, o Fortaleza vai buscar um treinador que tenha experiência na Série A e que goste de trabalhar com um elenco técnico. A diretoria entende que o clube possui. Também que consiga fazer o time crescer ofensivamente. Há consciência de que os nomes disponíveis que se encaixem nesse perfil são poucos atualmente, por isso a ideia é analisar o mercado com bastante calma.

A troca de comando acontece em um momento oportuno. O novo treinador chegará com uma antecedência de um mês à estreia do time na Série A e terá um tempo razoável para fazer ajustes.

É verdade que nesse período o Tricolor fará algumas partidas pelo Campeonato Cearense que, foi liberado pelo Governo do Estado e deve voltar já no próximo fim de semana. No entanto, o certame não exige nível técnico tão alto e as partidas poderão ser usadas também para testes com o grupo.

Dentre os treinadores que participaram da Série A de 2020 e estão sem clube, é possível citar Fernando Diniz, Dorival Júnior, Jair Ventura, Eduardo Barroca, Thiago Larghi, Abel Braga e Renato Gaúcho. Os dois últimos têm um patamar financeiro mais elevado.

A diretoria não comenta nenhum nome e trabalha em silencio na busca pelo substituto de Enderson. O anúncio deve ser feito até o fim da semana.

 

LEIA MAIS SOBRE O FORTALEZA

Enderson explica escalação do Fortaleza com três volantes e lamenta eliminação nos pênaltis

Desempenho ofensivo pesou para demissão de Enderson e Fortaleza tem perfil de novo técnico definido

Eliminado do Nordestão, Fortaleza terá apenas o Estadual antes da Série A

 

O que você achou desse conteúdo?