Após bater o Vitória-BA e garantir vaga na final da Copa do Nordeste, o Ceará encara hoje mais uma "decisão", em Avellaneda, diante do Arsenal de Sarandí, às 21h30min. Apesar de a partida ser válida apenas pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, é importante o Vovô voltar da Argentina com pelo menos um ponto na bagagem para manter na briga pela liderança do Grupo C. Conforme regulamento, somente o time de melhor campanha avança para a fase eliminatória da competição.
O duelo contra o Arsenal na noite de hoje, no estádio Júlio Grondona, marca o primeiro jogo oficial do Ceará fora do Brasil. Líder do Grupo C, o Alvinegro vive fase excelente na temporada, está invicto há nove partidas e tem sequência atual de seis vitórias consecutivas. Sem jogadores suspensos ou lesionados, com exceção do atacante Jacaré, o técnico Guto Ferreira poderá escalar força máxima para o confronto.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/pwpDhCcVOXM" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Principal jogador do Vovô, Vina chega embalado pelas atuações decisivas nos dois jogos mais recentes, quando marcou dois gols e deu uma assistência, diante do boliviano Jorge Wilstermann, na estreia na Sula, e do baiano Vitória, na semifinal do Nordestão. O desempenho positivo do Ceará no setor ofensivo passa pelos pés do camisa 29.
A parceria com o colombiano Steven Mendoza no time titular elevou o nível de atuação do Alvinegro. Os dois são os atletas que mais participaram de gols do Ceará. Vina tem dois gols e três assistências na temporada 2021, enquanto o camisa 10 balançou as redes três vezes e distribuiu três passes para tentos.
A escalação para enfrentar os argentinos não deve haver surpresa. A única dúvida é se Guto Ferreira manterá Pedro Naressi no meio de campo. O jogador foi titular nas últimas três partidas após o então dono da posição, Oliveira, ficar de fora por conta de desconforto muscular e Fernando Sobral, que poderia recuperar posto, também desfalcar a equipe por conta da Covid-19.
A tendência é de manutenção de Naressi, que tem dado contato do recado e fez o primeiro gol do Vovô na estreia na Sula, entre os titulares. Oliveira e Fernando Sobral viajaram com a delegação alvinegra a Buenos Aires e estão à disposição de Guto.
O adversário do Ceará na Sula eleva o nível de competitividade na temporada de 2021. Após péssimo início de ano, quando ficou oito jogos sem vencer, o time de Avellaneda parece ter se reencontrado. O escrete de Buenos Aires engatou três vitórias seguidas na Copa da Liga da Argentina.
O Arsenal entra motivado em busca da recuperação na Sul-Americana após perder na estreia para o Bolívar por 2 a 1, em confronto realizado em Laz Paz, a 3.600 metros de altitude acima do nível do mar.
Visando a partida contra o Ceará, o técnico do Arsenal, Sergio Rondina, poupou jogadores titulares no último jogo do time na Copa da Liga da Argentina, no domingo, quando venceu o Defensa y Justicia. Entre os poupados, o artilheiro da equipe, Jhonantan Candia, com seis gols.
Arsenal de Sarandí
4-4-1-1: Medina; Benavídez, Gariglio (Carabajal), Suso e Suárez; Picco, Méndez, Farioli (Soraire) e Castro; Ruiz (Albertengo); Candia. Téc: Sergio Rondina
Ceará
4-2-3-1: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles e Naressi (Oliveira ou Fernando Sobral); Lima, Vina e Mendoza; Vizeu. Téc: Guto Ferreira
Data: 26/4/2021
Horário: 21h30min
Local: estádio Júlio Grondona-ARG
Árbitro: José Méndez-PAR (Fifa)
Assistentes: Eduardo Cardozo-PAR e Juan Benitez-PAR
Transmissão: Conmebol TV