Logo O POVO+
Sem alarde, Campeonato Cearense recomeça neste fim de semana
Esportes

Sem alarde, Campeonato Cearense recomeça neste fim de semana

Após mais de 40 dias de paralisação, Estadual volta a ser disputado com equipes remendadas, mandos fora da região do clube e um Ceará totalmente alternativo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Arena Castelão é palco dos jogos de Ceará e Fortaleza (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Arena Castelão é palco dos jogos de Ceará e Fortaleza

O dia de hoje deveria marcar a véspera da semifinal do Campeonato Cearense, que será disputada em partida única. Entretanto, a paralisação do certame desde 11 de março, quando o Governo do Estado decretou lockdown em todo o Estado e proibiu jogos de nível local, acabou atrapalhando o calendário que a Federação Cearense de Futebol tinha traçado.

No último fim de semana, o Estadual foi finalmente liberado e a Federação Cearense de Futebol (FCF) marcou a retomada da competição para este fim de semana, usando os dias anteriores para fazer testagens para a Covid-19 e cumprir o protocolo sanitário necessário. O “manjadinho”, como é chamado pelo torcedor cearense, reinicia na segunda rodada da segunda fase.

A partida que marca a volta do Cearense 2021 é Fortaleza e Caucaia, a partir das 19 horas, no Castelão. Eliminado na Copa do Nordeste, o Leão se voltou completamente para o Estadual até a estreia no Campeonato Brasileiro. Até lá, conseguirá cumprir toda a segunda fase, disputando seis partidas. O Tricolor vai com força máxima e será comandado no primeiro duelo pelo interino Léo Porto.

Já o Caucaia volta ao certame apenas para cumprir tabela. A própria diretoria admite isso. Com a paralisação, o time dispensou quase todo o elenco e até a comissão técnica. Os dirigentes da Raposa Metropolitana entenderam que, a essa altura da temporada, o melhor é investir na disputa da Série D, que começa em maio.

Por isso, a Raposa que vai a campo hoje à noite foi formada à pressas, inclusive contando com jogadores amadores. Durante o mês, novos atletas vão chegar, mas para disputar a quarta divisão nacional. Assim como o técnico Ederson Araújo, que já dá expediente no Raimundão, mas só estreará no Campeonato Brasileiro.

No domingo, três jogos complementam a rodada. Dezessete dias depois da eliminação dolorida na Copa do Brasil, o Ferroviário enfrenta o Crato fora de casa. O duelo deveria acontecer no Mirandão, no município-sede do time mandante, mas está marcado para o Domingão, em Horizonte. A explicação é que o Azulão também desfez o elenco e, para continuar terminar a competição, fez parceria com o Tiradentes, que tem elenco montado para jogar a segunda divisão do Estadual.

Com isso, quem vai usar o Mirandão, no Crato, é o Icasa. O Verdão do Cariri foi outro que perdeu o elenco quase todo. Os que ficaram vão se juntar aos garotos da base para seguir na competição. O adversário será o Atlético-CE, que conseguiu manter a maior parte de seu elenco. Ambos buscam os primeiros pontos nesta etapa da competição e ainda têm interesse no que ela pode oferecer, como vaga na Série D e, quem sabe, na Copa do Brasil do ano que vem.

Por fim, o time alternativo do Ceará encara o Pacajus no Castelão. O Vovô teve de optar por escalar uma equipe bem diferente da principal, com atletas do sub-23 e outros com menos minutagem do profissional porque disputa a final da Copa do Nordeste e a fase de grupos da Copa Sul-Americana. Além do desgaste físico, não haveria data livre para o Vovô manter a equipe titular em três competições.

O Pacajus manteve uma espinha dorsal da equipe que tinha. Mesmo com a paralisação, seguiu treinando por duas semanas, até que decidiu parar. Retomou os trabalhos na última terça-feira, 30 e acredita que ainda pode ir além na competição, até mesmo pelas dificuldades de todas as equipes do mesmo porte. A FCF havia prometido 15 dias para os clubes se reorganizarem quando o Campeonato Cearense fosse liberado, mas, diante da falta de datas, se viu obrigada a recuar.

Os quatro jogos da rodada terão transmissão com imagens. Os jogos de Fortaleza e Ceará vão ser exibidos na plataforma de streaming NordesteFC, enquanto as outras partidas passam nas contas de Facebook e YouTube da Federação (FCF TV).

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?