Logo O POVO+
Com reservas, Ceará enfrenta hoje o Bolívar pela Sul-Americana
Esportes

Com reservas, Ceará enfrenta hoje o Bolívar pela Sul-Americana

Vovô encara os bolivianos no estádio Hernando Siles, com altitude de 3.640 metros acima do nível do mar. Guto Ferreira poupará titulares
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Goleiro João Ricardo fez ótima temporada em 2020 e teve chance de ser titular do Alvinegro contra o Bolívar, na Sul-Americana
 (Foto: Fausto Filho / Ceará SC)
Foto: Fausto Filho / Ceará SC Goleiro João Ricardo fez ótima temporada em 2020 e teve chance de ser titular do Alvinegro contra o Bolívar, na Sul-Americana

Com reservas, o Ceará entra em campo hoje, às 19h15min, no estádio Hernando Siles, em La Paz, para enfrentar o Bolívar pela terceira rodada da Sul-Americana. O duelo vale a liderança do grupo C da competição. As equipes têm a mesma pontuação, quatro pontos conquistados com uma vitória e um empate, mas o Alvinegro é o primeiro colocado por ter melhor saldo de gols.

Em meio ao calendário apertado e à desgastante viagem para La Paz, além da dificuldade da partida imposta pela altitude de 3.640 metros acima do nível do mar, o Vovô decidiu poupar quase todo o time titular. A exceção é o volante Charles, que foi expulso no confronto da ida contra o Bahia, na final da Copa do Nordeste, e está fora da volta no sábado, no Castelão.

A decisão de jogar com os reservas faz parte do planejamento do clube na Sul-Americana e envolve a possibilidade de conquistar o tri do Nordestão de forma invicta. Dentro do planejamento da diretoria do Porangabuçu, uma derrota em La Paz é encarada com normalidade. Um empate terá sabor de vitória, enquanto um triunfo em plena altitude será considerado histórico. Nos últimos 37 anos, o Palmeiras foi o único clube brasileiro a vencer a Academia na condição de visitante.

Caso não pontue em La Paz, o Ceará espera se classificar para a próxima fase da Sul-Americana vencendo todos os jogos dentro de casa, além de buscar pelo menos o empate como visitante diante do Jorge Wilstermman. Neste cenário, o Alvinegro alcançaria 11 pontos, matemática favorável para o avanço.

A delegação alvinegra que está na Bolívia para a partida não conta com dez titulares: o goleiro Richard, os laterais Gabriel Dias e Bruno Pacheco, os zagueiros Messias e Luiz Otávio, o volante Oliveira, os meias Vina e Lima e os atacantes Steven Mendoza e Felipe Vizeu. Apesar disso, o Ceará mantém o nível de competitividade com o elenco qualificado montado para 2021, com peças disponíveis para o duelo contra os bolivianos como os experientes João Ricardo, Jael, Jorginho e Yony González.

Entre as novidades na lista de relacionados, a presença da joia da base do Vovô, o meia David, de 17 anos. Ele fez a sua estreia como profissional no último domingo, 2, na partida contra o Pacajus, na segunda rodada do Campeonato Cearense, onde o Vovô utiliza o time de transição. O jovem foi o primeiro jogador do Alvinegro a ser convocado para a seleção brasileira sub-17.

Do lado dos donos da casa, o time segue sem contar com o goleador Leonardo Ramos. Artilheiro da equipe na temporada com seis gols, ele cumpre suspensão de quatro partidas na Sula após ser expulso por agressão na fase três da Libertadores.

O Bolívar está invicto como mandante na temporada de 2021. O clube venceu todos os sete jogos disputados com a altitude a favor. Nos últimos quatro anos (2017-2020), o time de La Paz só perdeu dez confrontos de 96 em casa.

Ficha técnica

Bolívar
4-2-3-1: Cordano; Bejarano, Guitán, Quinteros e Fernández; Justiniano e Granell; Saavedra, Rey (Menacho) e Rodríguez (García); Miranda. Téc: José Ignacio González

Ceará
4-2-3-1: João Ricardo; Buiú, Klaus, Jordan e Kelvyn; Charles e Fernando Sobral; Marlon, Jorginho e Yony González; Jael. Téc: Guto Ferreira

Data: 5/5/2021
Horário: 19h15min
Local: Hernando Siles-BOL
Árbitro: Daniel Fedorczuk-URU
Assistentes: Santiago Fernández-URU e Richard Trinidad-URU
VAR: Oscar Viera-PAR
Transmissão: Conmebol TV e Rádio O POVO CBN

O que você achou desse conteúdo?