Logo O POVO+
Juan Pablo Vojvoda é o novo técnico do Fortaleza
Esportes

Juan Pablo Vojvoda é o novo técnico do Fortaleza

|Fortaleza| Com ascensão rápida na carreira e estilo ofensivo, argentino Juan Pablo Vojvoda assume o Leão. Clube destaca processo de escolha e mira vaga na Sul-Americana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eis Juan Pablo Vojvoda, agora técnico do Fortaleza. 
 (Foto: Staff Images / CONMEBOL)
Foto: Staff Images / CONMEBOL Eis Juan Pablo Vojvoda, agora técnico do Fortaleza.

Uma declaração ao vivo do presidente Marcelo Paz nas redes sociais deu fim à indefinição que se estendia por nove dias: o argentino Juan Pablo Vojvoda, de 45 anos, foi anunciado como novo técnico do Fortaleza para a sequência da temporada 2021 - com opção de renovação por mais um ano. Na tentativa de alçar voos maiores, o clube do Pici aposta do treinador de ascensão rápida e estilo ofensivo.

O ex-zagueiro estava na lista tríplice final elaborada pela cúpula de futebol do Tricolor para chegar ao nome do próximo comandante. Diante do empecilho financeiro na negociação com Ariel Holan, ex-Santos-SP, os dirigentes avançaram nas tratativas com Vojvoda. O técnico desembarcará no Pici - previsão é até o fim de semana - acompanhado pelos auxiliares Gastón Liendo e Nahuel Martínez.

A trajetória à beira do campo teve início em 2016, de forma interina, no Newell's Old Boys, da Argentina. Em 2018, teve a primeira oportunidade como comandante principal no Defensa y Justicia, também no país de origem, e conseguiu vaga na Copa Sul-Americana. O bom trabalho rendeu convite do Talleres, clube que levou à fase de grupos da Libertadores, eliminando o São Paulo no caminho.

Após curta passagem pelo Huracán - apenas sete jogos -, Vojvoda teve a primeira chance no exterior: comandou o Unión La Calera, do Chile, por quase um ano e foi vice-campeão nacional, conseguindo vaga na Libertadores deste ano.

"Tem histórico recente muito bom de equipes com perfil do Fortaleza, como o Talleres, de Córdoba, que levou ao sexto lugar na Argentina; como o Defensa y Justicia, que levou para a Copa Sul-Americana; e conseguiu inédito vice campeonato com o (Unión) La Calera, no Chile, com um dos menores orçamentos, e o time está jogando a Libertadores", explicou Marcelo Paz.

O novo "mister" do Leão mostrou compatibilidade os critérios adotados no processo de seleção: modelo de jogo com intensidade de ofensividade e perfil atualizado. Juan Pablo é considerado um treinador que se adequa às peças do elenco e ao esquema do adversário, sem abrir mão da competitividade na defesa e agressividade no ataque.

No Talleres-ARG, Vojvoda costumava utilizar o esquema tático 4-3-1-2, enquanto o 3-5-2 era o mais adotado no Unión La Calera-CHI. As saídas com toques curtos a partir da defesa, sem ligações diretas, e a pressão constante no adversário, com bastante movimentação, também são marcas do modelo de jogo do argentino.

"Foi um processo realmente de seleção, porque o tempo nos permitia. A gente não foi atrás de um nome, foi atrás de um perfil, de um profissional que atendesse os requisitos que a torcida quer, que tenha coragem para jogar, finalize muito no gol, logicamente com equilíbrio", disse o mandatário tricolor.

"Temos mais de uma semana conversando, mandamos todos os jogos para ele, passamos todas as características dos jogadores, o diálogo foi fluindo, participei de várias reuniões com ele", completou o dirigente.

Aberto a um novo estilo - e nacionalidade - de comandante depois das experiências frustradas desde a saída de Rogério Ceni, o Fortaleza admite mirar objetivos maiores no Campeonato Brasileiro, além da permanência na elite.

"Deixo muito claro que, diferentemente dos dois últimos anos, o nosso objetivo de Série A é conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana", pontuou Paz.

 

O que você achou desse conteúdo?