Logo O POVO+
No Fortaleza, hora de passar o bastão para Vojvoda
Esportes

No Fortaleza, hora de passar o bastão para Vojvoda

|Treinador| Após duas semanas de comando interino, Fortaleza tem início dos trabalhos de Vojvoda
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O argentino Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza (Foto: Staff Images / CONMEBOL)
Foto: Staff Images / CONMEBOL O argentino Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza

O dia de hoje marca o início de uma nova era na história centenária do Fortaleza. Após duas semanas sob comando interino, desde a demissão de Enderson Moreira, o clube do Pici terá o início dos trabalhos do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que será apenas o segundo estrangeiro a treinar a equipe em 102 anos - o primeiro foi Dante Bianchi, também argentino, na década de 1960.

Ao optar pela saída do antigo treinador pós-eliminação da Copa do Nordeste - e também pela regra que limita a demissão de técnicos no Campeonato Brasileiro -, o Tricolor mirou Fernando Diniz como opção nacional e ampliou o radar para o mercado externo também. O argentino de 45 anos, de perfil ofensivo e ascensão rápida na carreira, teve compatibilidade aos critérios estabelecidos na busca.

O ex-comandante do Unión La Calera, do Chile, teve diversas reuniões com o departamento de futebol do Leão até chegar a um desfecho. Recebeu diversos materiais em vídeo e texto de jogos e de cada jogador do atual elenco, ficando a par também de carências detectadas para futuras contratações - um centroavante e um atacante de velocidade, por exemplo.

O presidente Marcelo Paz deixou claro nas conversas com Vojvoda que o objetivo na Série A deste ano é conseguir novamente uma vaga na Copa Sul-Americana. A meta agradou ao técnico, que tem feitos relevantes com equipes de menor orçamento na Argentina - Defensa y Justicia e Talleres - e no Chile, onde foi vice-campeão nacional com o La Calera e conseguiu classificação inédita para a Libertadores.

No período sem comandante efetivo, o auxiliar Léo Porto ficou à frente da equipe em três jogos, com uma vitória e dois empates. Depois da goleada por 4 a 1 sobre o Caucaia, o Fortaleza ficou no 0 a 0 com Pacajus e Ferroviário, o que ligou sinal de alerta para a sequência da temporada e o desafio que terá o novo treinador.

"A gente entrega o time em uma condição física muito boa, condição tática também. É óbvio que a gente sempre tem que melhorar, então tem alguns aspectos importantes para melhorar, tanto defensivo quanto ofensivo, mas tenho certeza que com a chegada do professor e com tempo de trabalho, a gente vai conseguir corrigir esses detalhes e seguir em frente", avaliou o interino.

Léo Porto, a propósito, terá papel importante na transição do trabalho e na adaptação da nova comissão técnica. O auxiliar fala espanhol de forma fluente e será responsável por facilitar a comunicação de Juan Pablo Vojvoda com outros funcionários no dia a dia. Além do técnico, também chegarão ao Pici os auxiliares Gastón Liendo e Nahuel Martínez e um preparador físico.

"Nós tivemos uma reunião via Zoom, conversamos bastante sobre a equipe. O Vojvoda queria saber mais informações individuais dos jogadores, do dia a dia de trabalho no clube, ele falou também algumas coisas que achou da equipe", comentou Porto.

A cúpula de futebol do clube terá uma conversa com o novo treinador para definir os passos seguintes, sobretudo em relação à estreia à beira do campo. Com o início dos trabalhos presenciais nesta tarde, no Pici, a opção de comandar a equipe no próximo jogo ficará a cargo de Vojvoda. O Tricolor visita o Crato na próxima quarta-feira, 12, às 22 horas, novamente no estádio Raimundo de Oliveira, em Caucaia, pela quinta rodada da segunda fase do Estadual.

 

O que você achou desse conteúdo?