Próximos da decisão do Campeonato Cearense (ocorre amanhã, às 17 horas, no Castelão) e de uma disputa direta que promete ser emocionante na terceira fase da Copa do Brasil (a ida será no dia 2 de junho), Ceará e Fortaleza seguem estreitando laços sob as gestões de Robinson de Castro e Marcelo Paz. Os dois clubes têm agido faz alguns anos de forma conjunta fora de campo, alcançando benefícios mútuos. Nos episódios mais recentes, Vovô e Leão se uniram para bancar o VAR para a final do Campeonato Cearense e firmaram acordo para patrocínio master por cinco anos com a Loja Zenir. Os clubes classificaram como a "maior parceria da história do futebol cearense".
As cifras envolvidas no patrocínio são milionárias, mas são mantidas em sigilo em acordo de confidencialidade. Os clubes vão receber os mesmos valores. Desde o fim da parceria com a Caixa Econômica Federal, que chegou a pagar R$ 4 milhões ao Alvinegro e R$ 2,4 milhões ao Tricolor, as agremiações protagonistas do futebol cearense não tinham acordo tão vantajoso.
"O maior patrocínio da história do clube. Parceria longa que não fica só na exposição da marca, teremos várias ações em conjunto pra beneficiar quem mais importa: o torcedor", comemorou Marcelo Paz sobre o patrocínio. "É uma vitória para nós do Ceará ter esse patrocinador master", disse Robinson de Castro.
Para a decisão do Campeonato Cearense, domingo, Vovô e Leão vão dividir gastos que giram em torno de R$ 50 mil. O investimento visa ter um Clássico-Rei mais justo com o uso do VAR e de arbitragem mais qualificada.
Para trazer arbitragem de fora do Estado, Ceará e Fortaleza vão desembolsar cerca de R$ 10 mil pela solicitação a profissionais de outras federações. Além disso, terão que pagar R$ 5 mil de taxa à Federação Cearense de Futebol (FCF). O valor é usado pela entidade local para o desenvolvimento dos árbitros cearenses.
Somado a estes gastos, as diretorias também ficarão responsáveis pelos gastos de passagens e hospedagens dos profissionais.
A aproximação dos dirigentes e departamentos comerciais fortalece os dois clubes, movimenta o caixa, atrai os torcedores com benefícios e consolida cada vez mais Ceará e Fortaleza no cenário nacional. A rivalidade fica restrita dentro das quatro linhas do campo em busca dos objetivos e nos debates acalorados entre torcedores.
Os setores comerciais do Alvinegro e do Tricolor entenderam o potencial de convergir interesses em prol dos clubes. A parceria dupla firmada com a Zenir não é novidade. Atualmente, as agremiações do Porangabuçu e Pici também são patrocinadas pela mesma marca, como a Brisanet e Unimed. Em outros momentos, tiveram o apoio em conjunto de companhias como a Pague Menos e a Alubar.