Desfalque importante para a final do Campeonato Cearense. O técnico Guto Ferreira não poderá contar com o atacante Steve Mendoza, segundo jogador com mais participações diretas em gols do Vovô, com três gols e três assistências. Devido à confusão generalizada após a final da Copa do Nordeste, o colombiano foi suspenso preventivamente pelo próximos 30 dias, com limite máximo de quatro partidas. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Otávio Noronha, que atendeu de forma parcial requerimento da Procuradoria.
A punição é válida para competições nacionais, o que inclui o Campeonato Cearense. Desta forma, o camisa 10 do escrete do Porangabuçu fica de fora da final do Estadual e de outros três duelos importantes no calendário do futebol brasileiro. O jogador também estará ausente das duas primeiras rodadas da Série A e do embate de ida contra o Fortaleza na Copa do Brasil.
O gancho pode aumentar ainda mais. A decisão do STJD é referente ao pedido de suspensão preventiva de forma imediata da Procuradoria. O julgamento final, que inclui ainda os atletas Gabriel Dias e Jael, do Ceará, e Nino Paraíba, Danielzinho e Juninho, do Bahia, e os próprios clubes ainda vai acontecer. O processo será distribuído na próxima semana.
Sem Mendoza na final do Estadual, o técnico Guto Ferreira tem três peças de olho na vaga: Saulo Mineiro, Yony González e Jorginho. Os dois primeiros nomes mantêm o padrão da equipe, enquanto a última, o meia, força mudança no estilo de jogo.
Pelo momento, Saulo Mineiro é o principal candidato à vaga aberta. O atleta tem pedido passagem pelo desempenho em campo. O atacante, que tem como trunfos a força física e a velocidade, é o artilheiro do Ceará com seis gols. Ele tem rendido mais quando sai do banco. Nos últimos três tentos marcados, o jogador movimentou o placar entrando no segundo tempo.
Yony González, que ainda busca o melhor futebol no Vovô, pode ganhar a oportunidade como titular justamente pelo detalhe no rendimento de Saulo Mineiro no segundo tempo. Contra o Bolívar, foi o colombiano a escolha de Guto para substituir Mendoza aos 23 minutos da etapa final. Saulo só entrou minutos depois no lugar de Lima. As mudanças podem ser mais um indício sobre quem Gordiola utilizará.
Por fim, Jorginho, meia que se destacou na vitória do Ceará por 5 a 2 sobre o Atlético-CE. Na partida, o atleta deu uma amostra do que é capaz se tiver mais minutos em campo. Com ele no lugar de Mendoza, o time perde em velocidade, mas ganha em controle de bola, na armação de jogadas e no passe. Guto pode colocar o camisa 16 para ajudar Vina na criação e liberar mais Lima para explorar o jogo de velocidade.