Logo O POVO+
Brasileirão de 2021 começa com presença cearense pelo quarto ano seguido
Esportes

Brasileirão de 2021 começa com presença cearense pelo quarto ano seguido

Ceará e Fortaleza almejam afirmação e competições internacionais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará e Fortaleza são os favoritos para conquistar a Copa do Nordeste 2022 (Foto: FABIO LIMA/O POVO)
Foto: FABIO LIMA/O POVO Ceará e Fortaleza são os favoritos para conquistar a Copa do Nordeste 2022

Em mais uma temporada atípica no futebol brasileiro em razão da pandemia de Covid-19, as 20 melhores equipes do país começam a disputar a cobiçada taça do Campeonato Brasileiro de 2021 a partir de hoje. Novamente com a presença de Ceará e Fortaleza, a nova edição da Série A reúne times de diferentes realidades e traz a expectativa de bom papel dos representantes locais.

O Alvinegro chega à quarta participação consecutiva na elite, enquanto o Tricolor emenda a terceira temporada. Após anos de angústia, em luta contra o rebaixamento, e glória, com classificações para a Copa Sul-Americana, os clubes cearenses projetam fincar os pés entre as principais agremiações do país e almejam novos voos internacionais.

O Vovô não poupou esforços, nem investimentos para montar o grupo para 2021: manteve o técnico Guto Ferreira, renovou com Vina, que fez parte da seleção do Brasileirão de 2020, e contratou reforços para qualificar o elenco, além de suportar o calendário apertado. O zagueiro Messias, o volante Oliveira e o atacante Mendoza não demoraram a ganhar espaço e agradar à torcida.

O time de Porangabuçu mantém o objetivo inicial de evitar a queda para a Série B, mas vê condições de figurar novamente na faixa central da tabela - ou até mais acima - para ganhar nova vaga em competição internacional. O desafio será manter regularidade após os vices do Estadual e da Copa do Nordeste e da eliminação da Sula.

Leia também > Mendoza suspenso e DM cheio; saiba quem está fora e quem é dúvida no Ceará para estreia na Série A

Reformulado e sob novo comando, o Leão pretende aproveitar as lições negativas de 2020 para não repetir o desempenho e voltar a disputar uma competição continental. Com uma temporada positiva e outra ruim na elite nacional, o clube do Pici aposta em boa campanha no "tira-teima" para alcançar novos objetivos.

Após escapar do rebaixamento sob comando de Enderson Moreira, a equipe do Pici fez mudanças no elenco, com chegadas e saídas, e tentou dar sequência ao trabalho da comissão técnica, mas a eliminação na semifinal do Nordestão decretou o fim da linha. A chegada de Juan Pablo Vojvoda seguida do título do Campeonato Cearense abre perspectiva positiva.

Leia também > Antes da estreia na Série A, Fortaleza registra Juan Pablo Vojvoda no BID

Além do status a nível esportivo, com jogos diante das maiores equipes do país, nos melhores estádios no Brasil, a presença cearense na Série A também significa grande retorno financeiro pelas cotas de televisão.

Com grandes investimentos e elencos fortes e em patamar acima da média, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP, Grêmio-RS, Atlético-MG e São Paulo despontam no pelotão que deve brigar pelo título. Internacional-RS, Athletico-PR, Fluminense-RJ, Bragantino-SP, Santos-SP devem disputar o pelotão logo abaixo.

Já América-MG, Atlético-GO, Bahia, Chapecoense-SC, Cuiabá-MT, Juventude-RS e Sport-PE aparecem como candidatos a figurar em realidade semelhante à dupla cearense, almejando a Sul-Americana. E vale lembrar: Cruzeiro, Vasco e Botafogo estão na Série B.

Leia também > Guia da Série A 2021: com Ceará e Fortaleza, saiba mais sobre a nova edição da elite nacional


O que você achou desse conteúdo?