Logo O POVO+
Yago Pikachu vira o jogo e Fortaleza vence o Atlético no Mineirão
Esportes

Yago Pikachu vira o jogo e Fortaleza vence o Atlético no Mineirão

|Série A| Com dois gols de Yago Pikachu, Fortaleza vence Atlético-MG por 2 a 1 e consegue vitória histórica fora de casa em estreia no Campeonato Brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
YAGO Pikachu saiu da reserva para desbancar o Atlético-MG no Mineirão (Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC)
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC YAGO Pikachu saiu da reserva para desbancar o Atlético-MG no Mineirão

Um resultado histórico, com mudança providencial do treinador, gol nos acréscimos e ânimo garantido para as próximas rodadas. Ontem, o Fortaleza bateu o Atlético-MG por 2 a 1, de virada, no Mineirão, em Belo Horizonte, e venceu na estreia do Campeonato Brasileiro de 2021.

Desde o início da era dos pontos corridos na Série A, neste século, o Tricolor ainda não havia vencido na rodada de abertura - eram quatro derrotas e um empate. O tabu foi quebrado graças a Yago Pikachu, que foi acionado no intervalo e balançou as redes duas vezes. Hulk anotou para os donos da casa, em pênalti contestado pela equipe do Pici.

Juan Pablo Vojvoda optou por formação mais cautelosa fora de casa e montou um 3-5-2 com Tinga na zaga. A ideia era conter as investidas adversárias e explorar contra-ataques com a liberdade dos alas. A estratégia defensiva teve êxito na maior parte da primeira etapa, com intervenções importantes do goleiro Felipe Alves.

A primeira jogada perigosa aconteceu aos oito minutos, com Allan, que roubou a bola na saída do Fortaleza e chutou rasteiro para defesa do camisa 12. Quatro minutos depois, o arqueiro apareceu novamente em chute forte de Guilherme Arana e mandou para escanteio. O Leão respondeu com Robson, que recebeu dentro da área e arriscou o chute para fora.

 

O Fortaleza, então, aproveitou a sobrevida para arrancar o triunfo. Já aos 48, em novo contragolpe, David acionou Yago Pikachu, que carregou a bola e disparou contra a meta de Everson para fazer 2 a 1

 

O Galo, a partir daí, conseguiu ficar mais com a bola e tentar a construção de jogadas. No lance capital da primeira etapa, aos 35 minutos, Hulk disputou espaço com Titi dentro da área, caiu, e o árbitro potiguar Caio Max Augusto Vieira apontou pênalti. O próprio camisa 7 bateu rasteiro, deslocando Felipe Alves, para abrir o placar no Mineirão. Nos acréscimos, o Fortaleza levou perigo em chute forte de fora da área de Felipe, defendido por Everson.

Na volta para o segundo tempo, além da entrada de Yago Pikachu, o Tricolor adotou nova postura em campo, com maior presença ofensiva e mais pressão à troca de passes alvinegra na intermediária. Em dez minutos, já tinham sido quatro arremates à meta rival, com Lucas Crispim, Pikachu e Matheus Vargas, duas vezes. Robson chegou a marcar, mas o lance foi revisado pelo VAR, que conferiu impedimento.

A comemoração frustrada se repetiu minutos depois, desta vez para valer: aos 14, em contra-ataque, Matheus Vargas serviu Robson, que achou Yago Pikachu na ponta direita. O camisa 22 invadiu a área e encheu o pé para deixar tudo igual em Belo Horizonte. O gol deu ânimo ao time do Pici, que manteve a intensidade com as substituições de Vojvoda e seguiu presente no ataque.

Nos minutos finais, o duelo ganhou emoção e teve o tento que decretou o resultado. O Atlético-MG teve duas boas chances para marcar: aos 43, Hulk soltou a bomba em cobrança de falta e viu Felipe Alves espalmar; dois minutos depois, Vargas recebeu passe rasteiro na área, driblou Benevenuto e bateu no canto, mas Tinga apareceu para bloquear e mandar para escanteio.

O Fortaleza, então, aproveitou a sobrevida para arrancar o triunfo. Já aos 48, em novo contragolpe, David acionou Yago Pikachu, que carregou a bola e disparou contra a meta de Everson para fazer 2 a 1.

O próximo compromisso do Tricolor pelo Brasileirão será diante do Internacional-RS, domingo, 6, a partir das 16 horas, no Castelão. Antes disso, os comandados de Vojvoda fazem Clássico-Rei contra o Ceará, quarta-feira, 2, às 19 horas, pela terceira fase da Copa do Brasil.

 

LEIA MAIS SOBRE O FORTALEZA

Após triunfo em estreia no Brasileiro, Vojvoda elogia jogadores do Fortaleza: "Orgulhoso"

Vitória sobre Atlético-MG é a primeira do Fortaleza em estreias na Série A neste século; veja histórico

Herói em virada, Yago Pikachu celebra vitória do Fortaleza na estreia da Série A

 

O que você achou desse conteúdo?