A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), responsável pelo Castelão, notificou à CBF sobre o episódio em que o goleiro Felipe Alves, do Fortaleza, arrancou um tapete (placa) de grama de dentro da pequena área do lado sul do estádio. A atitude do jogador foi considerada antidesportiva pelo órgão que gere o equipamento.
Em nota, a Sejuv destacou que o gramado havia passado por melhorias há pouco mais de uma semana do ocorrido e que o local afetado pela ação do goleiro teve que passar por uma ação emergencial ainda na quarta-feira, 2. No intervalo do Clássico-Rei pela Copa do Brasil, a administração do estádio já havia substituído o tapete, por reclamação do Ceará.
A justificativa de Felipe Alves foi que "a grama estava frouxa, fofa, sem estar fixa ao chão” e isso prejudicava em alguns lances de defesa e na saída de bola. Por isso, com raiva, ele arrancou o tapete.
Em conversa com o Esportes O POVO, o engenheiro agrônomo responsável pelo gramado do Castelão, Lucas Pedrosa, relatou que após os trabalhos de descompactação e adubação, a grama precisa de 10 a 15 dias para estar com a fixação ideal, mas que no dia do jogo já estava bem fixada. Ao chutar o local do replante com raiva, Felipe Alves teria levantado a ponta do tapete e então conseguido arrancá-lo.
Pedrosa informou que será necessário replantar o tapete de grama no local específico e dar uma atenção especial com pulverizações para que o processo de fixação seja reiniciado. O engenheiro destacou, no entanto, que o calendário apertado dificulta a situação do gramado, que já recebeu mais de 36 jogos em seis meses, o que na Europa, segundo ele, é a carga de um ano todo. Apesar disso, segundo a Sejuv, as manutenções são constantes.
A atitude de Felipe Alves também foi registrada na súmula pelo árbitro Wagner Magalhães. Ele não chegou a flagrar o goleiro arrancando o tapete, mas registrou as informações que recebeu.
+Guto critica Felipe Alves por buraco em gramado no Clássico-Rei: "Você vacilou"
“Na volta do intervalo fui informado pelo técnico do Ceará, que o goleiro do Fortaleza retirou parte da grama de dentro da área de meta, no momento do intervalo da partida. Após essa informação, fui verificar e a grama estava em condições de jogo. informo que o fato não foi visto em campo pela equipe de arbitragem”, registrou. Com isso, Felipe Alves pode até ser denunciado pela Procuradoria do STJD.
Confira a nota da Sejuv:
A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informa que notificou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a atitude antidesportiva do jogador Felipe Alves, flagrado arrancando tapete do gramado da Arena Castelão.
O campo recebeu serviços de melhoria há pouco mais de uma semana. Ontem, após a atitude do jogador, o local afetado passou por intervenção emergencial. Agora, a manutenção segue normalmente.