Logo O POVO+
Desfalques, dúvidas e esquemas: como Guto pode armar o Ceará para o Clássico-Rei
Esportes

Desfalques, dúvidas e esquemas: como Guto pode armar o Ceará para o Clássico-Rei

Treinador pode ter até seis desfalques que afetam time titular. Preferências de estilo de jogo vão determinar escolhas das peças para duelo de volta contra o Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sem Messias, Klaus deve ganhar vaga no time titular contra o Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Sem Messias, Klaus deve ganhar vaga no time titular contra o Fortaleza

Guto Ferreira terá três setores para ajustar para o Clássico-Rei decisivo na Copa do Brasil. Com a possibilidade de até seis desfalques relevantes que impactam o time titular, o treinador precisará encontrar a melhor formação para o Ceará vencer o Fortaleza pela primeira vez em 2021 e carimbar a vaga direta para as oitavas de final da competição sem a necessidade de pênaltis.

Com o empate em 1 a 1 no jogo da ida, só a vitória garante o Vovô na próxima fase de forma direta. Novo empate obriga a classificação ser decidida nos pênaltis.

Os desfalques certos no Alvinegro são: Jael, Mendoza e Gabriel Dias, suspensos por causa da confusão generalizada na final da Copa do Nordeste; e Messias, que não pode atuar pelo Ceará na Copa do Brasil por já a ter disputado pelo América-MG. Luiz Otávio e Pedro Naressi se recuperam de lesões e são dúvidas para o embate decisivo contra o maior rival na quinta-feira, 10.

Parte da defesa será formada por jogadores considerados reservas pelos desfalques. Por outro lado, é o setor com menos mistérios. Buiú é o substituto natural de Gabriel Dias, assim como Klaus ficará com a vaga de Messias. Bruno Pacheco e Richard estão confirmados. Caso Luiz Otávio não tenha condições, Jordan começará a partida.

Da dupla de volantes pra frente, as dúvidas se intensificam. Guto terá de decidir qual será a proposta de jogo do Vovô para o Clássico-Rei: montar um time mais reativo e cauteloso ou mais agressivo? São duas propostas diferentes que vão impactar nas peças usadas.

| LEIA TAMBÉM |

No jogo da ida, Guto montou a equipe para contra-atacar, utilizando três volantes. Charles e Naressi formaram a dupla por dentro, enquanto Sobral foi deslocado para a direita para reforçar a marcação na recomposição. Caso mantenha esta ideia, Oliveira deve completar o trio com Charles e Sobral — este repetindo o posicionamento aberto, como atuou na primeira parte da temporada de 2020, quando Gordiola assumiu, incluindo a campanha do título na Copa do Nordeste.

Por outro lado, o comandante alvinegro pode armar um time mais ofensivo. Desta forma, teria de optar por dois destes três nomes. Foi com apenas dois volantes que o Ceará deslanchou na metade para o final da Série A 2020 e disputou a maior parte dos jogos de 2021.

Vina e Cléber são presenças garantidas em qualquer um dos esquemas. Lima, que ficou de fora dos últimos três jogos, já voltou a treinar com o grupo e deve ser titular em uma das pontas do campo. O outro extremo pode ser Sobral, na formação mais reativa, ou um jogador para explorar a velocidade, como Rick e Saulo Mineiro, optando por uma equipe mais leve para agredir o adversário.

Dito isso, a provável escalação do Ceará para o Clássico-Rei tem duas opções. Uma defensiva, formada por Richard; Buiú, Klaus, Jordan (Luiz Otávio) e Bruno Pacheco; Charles e Oliveira; Sobral, Vina e Lima; Cléber. E outra mais ofensiva, com Richard; Buiú, Klaus, Jordan (Luiz Otávio) e Bruno Pacheco; Sobral e Oliveira (Charles); Rick (Saulo Mineiro), Vina e Lima; Cléber.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?