Logo O POVO+
Fortaleza empata em 0 a 0 com Atlético-GO em Goiânia e segue líder da Série A
Esportes

Fortaleza empata em 0 a 0 com Atlético-GO em Goiânia e segue líder da Série A

Partida foi marcada pelas tentativas das duas equipes em anular os pontos fortes do adversário e, apesar do equilíbrio em vários momentos, Dragão se mostrou mais perto da vitória
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza ocupa a liderança na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, o Brasileirão 2021; tabela atualizada dia 18/06
 (Foto: Carlos Costa / AE)
Foto: Carlos Costa / AE Fortaleza ocupa a liderança na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, o Brasileirão 2021; tabela atualizada dia 18/06

O Fortaleza não conseguiu manter os 100% de aproveitamento na Série A. Tampouco o Atlético-GO. Ontem, em Goiânia, o Tricolor encarou partida difícil e trouxe importante ponto, que o mantém líder do campeonato.

O empate sem gols no estádio Antônio Accioly, que fez a invencibilidade do Leão chegar a 20 jogos, pode ser comemorado também pela maneira como o duelo se desenvolveu. Acostumado a dominar as partidas desde que Vojvoda assumiu o comando técnico, o Tricolor teve menos posse de bola e finalizou menos que o Dragão.

Apesar de a partida ter tido poucas chances reais de gol, a mais clara foi dos donos da casa. Aos 23 minutos do segundo tempo, Janderson recebeu um lançamento pelo alto de João Paulo, dominou, partiu para dentro da área e bateu na saída de Felipe Alves. O goleiro tricolor se jogou na frente da bola e desviou a trajetória dela.

O Leão só teve chance de marcar na primeira etapa, já que não conseguiu concluir nenhuma jogada no segundo tempo. Tinga acertou a trave direita do goleiro Fernando Miguel ao complementar de primeira um cruzamento rasteiro de Romarinho, pela esquerda.

Com exceção desses dois lances, as demais finalizações — apenas 9 em 90 minutos, sendo sete para fora — não levaram real perigo às duas metas. O duelo entre as duas surpresas da Série A até aqui foi muito mais marcado pelas estratégias das duas equipes em anular os pontos fortes do adversário, além de cruzamentos e lançamentos errados.

O Atlético-GO apostava em jogadas pelos lados, com Janderson e Natanael, que se aproximavam o máximo possível da grande área e tentavam cruzamentos rasteiros ou pelo alto. Cabia a Zé Roberto ou João Paulo, que flutuava em frente à grande área, chegar para desviar. Os dois jogadores abertos também arriscavam. Outra estratégia do Dragão eram os lançamentos longos, buscando um jogadores desmarcados, entre um e outro bico da grande área.

A tática tricolor era tentar evitar o “mano a mano” ou superioridade numérica dos atacantes do Atlético-GO para seus defensores. A trinca de zaga estava sempre atuando próxima e os homens de meio-campo desarmavam bastante na intermediária ofensiva do Dragão. No ataque, o Leão teve muita dificuldade de penetrar a defesa invicta do time goiano em três rodadas. Em todo o jogo, o Tricolor só conseguiu finalizar três vezes.

Por pouco o Fortaleza não teve um pênalti a seu favor. Logo no início do segundo tempo, Romarinho disputou bola na grande área e foi derrubado. O árbitro marcou infração, mas o assistente assinalou impedimento do atacante do Leão.

Foi a primeira vez que o Tricolor experimentou condição de domínio adversário com Vojvoda, muita embora o Atlético-GO não tenha sobrado. Na maioria da partida, o equilíbrio prevaleceu, mas nitidamente o Rubro-Negro esteve mais à vontade em campo. Foi possível ver o técnico argentino mais irritado à borda do gramado, mas, em campo, o time se mostrou calmo e concentrado o tempo inteiro.

Made with Flourish

Atlético-GO 0x0 Fortaleza

Atlético-GO
4-3-3: Fernando Miguel; Dudu, Nathan, Oliveira e Igor Carius (Arthur Gomes); William Maranhão, Marlon Freitas e João Paulo; Janderson (André Luis), Natanael e Zé Roberto (Lucão). Téc: Eduardo Barroca

Fortaleza
3-5-2: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi; Pikachu, Ederson, Felipe, Matheus Vargas, Carlinhos (L. Henrique); Romarinho (Robson), Wellington Paulista (David). Téc: Juan Pablo Vojvoda

Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia-GO
Data: 17/6/2021
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva-RS
Assistentes: Leirson Peng Martins-RS e Lúcio Flor-RS
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima-RS
Cartões amarelos: Natanael, Igor Cariús, William Maranhão (ATG) Felipe (FOR)
Renda e público: Jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O que você achou desse conteúdo?