Logo O POVO+
Fortaleza defende invencibilidade como visitante contra dois "gigantes"
Esportes

Fortaleza defende invencibilidade como visitante contra dois "gigantes"

Com o decorrer do Campeonato Brasileiro e muito visado pela campanha que faz, Tricolor começa a ver os adversários mais preparados para enfrentá-lo, anulando pontos fortes. Flamengo e Grêmio, os dois próximos rivais, têm potencial alto e inspiram cuidados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza vai passar mais de uma semana
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC Fortaleza vai passar mais de uma semana "longe de casa" para encarar duelos difíceis no Brasileirão

A cada partida em que aumenta a invencibilidade do Fortaleza, mais o repertório do técnico Juan Pablo Vojvoda passa a ser reconhecido e, assim, fica mais difícil surpreender os adversários. Os últimos dois jogos ilustram bem, com adversários que conseguiram conter bem as investidas do Leão. Com isso, o time segue sem perder há 21 partidas, mas já são dois empates consecutivos.

O treinador argentino já alertou em coletiva sobre a necessidade de criar novos mecanismos de jogo em campo para se desvencilhar das marcações impostas pelos clubes que enfrenta. Nos próximos dois duelos pela Série A, no entanto, Vojvoda terá de se preocupar não só em criar possibilidades, mas também em conter os adversários, que, apesar de não viverem o melhor momento no Campeonato Brasileiro, têm equipes muito qualificadas.

A começar pelo Flamengo, amanhã, no Maracanã. O atual bicampeão brasileiro jogou apenas três partidas, mas já conheceu a primeira derrota no certame. Desfalcado devido à Copa América, o Rubro-Negro não terá força máxima e talvez este seja o melhor cenário para o Tricolor imitar o Red Bull Bragantino e roubar pontos do Urubu em terras cariocas.

Este duelo marcará ainda o reencontro entre Fortaleza e Rogério Ceni. Não que o Leão já não tenha enfrentado o ex-técnico depois que ele decidiu trocar o Pici pela Gávea. Na 27ª rodada da Série A de 2020, o Flamengo veio ao Castelão encarar o Tricolor já com o ex-goleiro no comando e o resultado foi um empate sem gols.


Na última vez em que o Leão encarou o Rubro-Negro no Maracanã, porém, Ceni vestia vermelho, azul e branco, e acabou derrotado. A diferença deste segundo reencontro é que agora o Fortaleza já não sente saudades do ex-técnico, já que vive grande momento na Série A, sendo vice-líder sob o comando de Vojvoda.

Do Rio de Janeiro, a delegação vai direto para o Rio Grande do Sul. No domingo, em Porto Alegre, o Tricolor encara o Grêmio-RS. A equipe gaúcha tem o pior início de competição dos 20 times da elite — assim como o Flamengo, porém, jogou apenas três jogos —, tendo perdido todas as partidas disputadas. Mas é bom não se enganar.

Esse mesmo Grêmio fez uma campanha quase perfeita na Copa Sul-Americana, com cinco vitórias e um empate e, mesmo que não tenha caído em um grupo tão complicado, mostrou seu potencial ofensivo, com 21 gols marcados, sendo disparado o melhor ataque da competição continental.

Além disso, tudo que o Tricolor Gaúcho quer no momento é recuperação. Se na quinta-feira, 24, conseguir a primeira vitória contra o Santos-SP, vai querer abrir sequência contra o Leão. Caso continue o jejum diante do Peixe, vai mordido para o jogo de domingo. Ou seja, de qualquer forma, a partida contra o Imortal não deverá ser simples.

Na excursão de uma semana fora de casa, o Fortaleza vai defender também a invencibilidade como visitante na temporada. A única derrota do Fortaleza em 2021 — não considerando as competições de 2020 que se estenderam para 2021, obviamente — foi em casa, na Copa do Nordeste. Em domínios adversários, ninguém conseguiu superar o Tricolor, seja no Estadual, Nordestão e, até agora, em Copa do Brasil e Série A.

No geral, são nove vitórias e três empates como visitante. No Campeonato Brasileiro, o cartão de visitas foi apresentado ao Atlético-MG na primeira rodada e depois ao Atlético-GO. São quatro de seis pontos disputados.

Para os dois duelos longe do Castelão, Vojvoda deve voltar a utilizar Crispim, que já foi no banco na partida passada. Os únicos desfalques previstos são Matheus Jussa, ainda se recuperando de lesão no ombro direito, e Isaque, que deve encerrar o período de isolamento por Covid-19 na semana — também porque, por pertencer ao Grêmio, por contrato não poderia enfrentar o clube gaúcho.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?